Lista completa de Questões de Administração Pública da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Controles interno e externo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009
No que se refere ao controle externo das contas públicas, compete ao Tribunal de Contas da União:
Prestar as informações ao Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas comissões, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e sobre os resultados de auditorias realizadas.
Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e a eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal e dos resultados de inspeções realizadas.
Prestar as informações solicitadas pelo Executivo, comprovar legalidade, exercer o controle das operações de crédito, avais, garantias bem como dos direitos e haveres da União e sobre os resultados de auditorias realizadas.
Emitir parecer avaliando a eficácia da gestão, bem assim quanto à economia na utilização dos recursos públicos, ou sobre as irregularidades apuradas submetendo a tomada de contas à consideração do Ministro do Estado.
Administração Pública - Controles interno e externo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades, exceto:
avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;
comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;
exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;
apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional;
julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por bens, dinheiros e valores públicos.
Sobre os princípios aplicados da Administração Pública, é INCORRETO afirmar que:
o princípio da legalidade determina que o administrador pode praticar os atos administrativos de uma forma livre, desde que a lei não proíba;
o princípio da impessoalidade prevê que os atos da Administração devem ser atribuídos ao órgão ou entidade em nome do qual foram praticados e não à pessoa do administrador;
a moralidade administrativa não se confunde com a moral comum e está relacionada com a ética e com as normas de conduta que devem ser adotadas pelo administrador público;
o princípio da eficiência prevê que a Administração Pública deve buscar os melhores resultados possíveis com o menor custo;
o princípio da impessoalidade também é violado quando o ato administrativo é praticado com vistas ao atendimento de interesse privado em detrimento do interesse público.
Administração Pública - Reformas administrativas no Brasil - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Considerando-se a necessidade de reforma do Estado como tema amplo e questão importante, pode-se afirmar que:
envolve aspectos políticos – os que se relacionam com a promoção da governabilidade –, econômicos e administrativos – aqueles que visam aumentar a governança;
a razão básica é que basta o ajuste estrutural para retomar o crescimento;
o Estado não precisa ser público, assim como as organizações não-estatais e sem fins lucrativos;
os recursos econômicos e políticos são abundantes, o que torna o Estado eficiente;
não é preciso reformar o Estado, diante da globalização, pois ele pode adaptar-se naturalmente.
Administração Pública - Novas formas de gestão de serviços públicos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Para a celebração de convênio, acordo ou ajuste, pelos órgãos ou entidades da administração pública, faz-se necessário aprovar previamente:
De acordo com a administração pública gerencial, os resultados da ação do estado são considerados bons se:
os processos administrativos estão sob controle;
os processos administrativos são seguros;
as necessidades da própria burocracia são atendidas;
as necessidades do cidadão-cliente são atendidas;
fortalecem o poder do estado e da burocracia.
O paradigma gerencial contemporâneo NÃO demanda:
formas flexíveis de gestão;
horizontalização de estruturas;
descentralização de funções;
recompensa pelo desempenho;
rigor técnico da burocracia tradicional.
A administração pública gerencial se inspirou na administração de empresas, embora guarde dela diferenças em função de seu objeto distinto. Aponte uma característica que NÃO se baseia na administração de empresas:
a administração pública gerencial está explícita e diretamente voltada para o interesse público;
a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade;
o controle ou cobrança a posteriori dos resultados;
a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados;
no plano da estrutura organizacional, a descentralização e a redução dos níveis hierárquicos.
Administração Pública - Reforma burocrática (1936) - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, criado em 1936 no Brasil, representou:
o fortalecimento da burocracia patrimonialista;
o enfraquecimento da burocracia gerencial na administração dos recursos humanos no setor público;
o enfraquecimento da burocracia gerencial na administração de materiais no setor público;
o abandono da idéia do cidadão-cliente, até então em voga.
A administração pública burocrática caracteriza-se por:
formas flexíveis de gestão;
controles administrativos a posteriori, visando evitar nepotismo e corrupção;
impessoalidade e formalismo;
gestão de qualidade;
visão dos cidadãos como clientes.
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