Questões de Administração Pública da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Richard H. Hall (2004) define processo como uma série de atividades e tarefas lógicas e sequencialmente interrelacionadas, organizadas com a finalidade de produzir resultados específicos para realização de uma meta, caracterizando-se por entradas mensuráveis, valor agregado e saídas mensuráveis.

Essa definição explicitando a necessidade de mensuração insere-se como uma importante ferramenta para monitoramento do desempenho e dos resultados dos processos e é conhecida como

  • A. tarefas.
  • B. atividades.
  • C. indicadores.
  • D. métodos.
  • E. rotinas.

A escola clássica, Henry Ford e a escola da qualidade podem ser enquadrados no enfoque da administração

  • A.

    Sistêmico.

  • B.

    Técnico.

  • C.

    Comportamental.

  • D.

    Behaviorista.

  • E.

    Civilizatório.

As teorias administrativas significam um conjunto de conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. Os conhecimentos denominados prescritivos

  • A.

    procuram explicar o que são as organizações e como são administradas.

  • B.

    apresentam diferentes autores que têm uma única opnião sobre as diferentes explicações dos fenômenos administrativos.

  • C.

    apresentam diversas teorias que explicam de forma diferente as mesmas coisas.

  • D.

    procuram explicar como as organizações devem ser administradas.

  • E.

    apresentam diversas teorias que explicam de uma única forma coisas diferentes.

Representa uma característica da Administração Pública Gerencial:

  • A.

    completa previsibilidade do funcionamento.

  • B.

    profissionalização dos participantes.

  • C.

    especialização da administração.

  • D.

    competência técnica e meritocracia.

  • E.

    práticas administrativas abertas e transparentes.

O Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, de 1995, aponta que no Aparelho do Estado é possível distinguir quatro setores.

Assinale a alternativa que relaciona os quatro setores referidos no documento.

  • A.

    Núcleo Estratégico; Atividades Exclusivas; Serviços não Exclusivos; Produção de Bens e Serviços para o Mercado.

  • B.

    Administração Direta; Administração Indireta; Entidades Autárquicas; Fundações.

  • C.

    Fundos; Empresas Públicas; Organizações Sociais; OSCIPs.

  • D.

    Poder Executivo; Poder Legislativo; Poder Judiciário; Ministério Público.

  • E.

    União; Estados; Municípios; Distrito Federal.

Para a administração pública burocrática, prevalece o pressuposto da racionalidade absoluta, enquanto que, para a administração pública gerencial, considera-se

  • A.

    a sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, em que os cidadãos afirmam suas posições ideológicas.

  • B.

    o combate à corrupção e ao nepotismo patrimonialista.

  • C.

    a via de acesso ao serviço público por mérito, com a criação do concurso público e a profissionalização por ideia de carreira.

  • D.

    o poder racional-legal: normas e procedimentos universais.

  • E.

    o controle rígido e a priori dos processos administrativos.

A burocracia é mais racional porque é mais capaz de atender ao objetivo da organização social do que o carisma ou a tradição, e o faz por meio da(s)

  • A.

    devoção dos seguidores ao líder.

  • B.

    liderança política.

  • C.

    dominação-obediência.

  • D.

    orientações que passam de geração à geração.

  • E.

    liderança que aparenta ter o direito de comando segundo os usos e costumes.

As instituições públicas adotam este mecanismo como ponto de apoio no processo de modernização de suas unidades, buscando captar, por meio de seus usuários, o compartilhamento de suas ações com os anseios da sociedade, elevando o seu nível de eficiência e eficácia em meio à recuperação e consolidação da imagem do serviço público. Em se tratando do papel e procedimentos da Ouvidoria em unidades públicas, considere as assertivas a seguir.

 I. A Ouvidoria, por intermédio do ouvidor, tem como atribuição básica atuar na defesa dos direitos e interesses da sociedade em geral.

II. No desempenho de suas atribuições, o ouvidor, entre outras ações, recebe, apura a procedência e busca soluções para reclamações e sugestões.

III. Do lado dos clientes, nota-se uma visão distorcida de que a Ouvidoria deve sempre resolver todos os seus problemas, mesmo quando a demanda efetuada não tem qualquer fundamento.

IV. A Ouvidoria entende que, da parte dos gestores, a reação mais comum é de revolta e não aceitação ou incompreensão das reclamações relativas à sua gestão.

V. O que precisa ser registrado com clareza e entendido por todos é que a Ouvidoria é um canal isento e ético.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    II, III, IV.

  • B.

    II, III, V.

  • C.

    I, II, IV.

  • D.

    I, II, IV.

  • E.

    I, II, III.

É uma das finalidades da avaliação de políticas públicas, significando estabelecer elementos para julgar e aprovar decisões, ações e seus resultados. Facilita a responsabilização do gestor/agente tanto pela tomada de decisões como por sua implementação, obrigando-o a prestar contas de suas ações e também de possíveis omissões. Trata-se de

  • A.

    Amostragem Estratificada Uniforme.

  • B.

    Accountability.

  • C.

    Economicidade.

  • D.

    Participatory Impact Monitoring (PIM).

  • E.

    Stakeholders.

O conceito de planejamento público governamental foi desenvolvido considerando-se um novo sentido, ou seja: um sentido teórico e político. Ao propor-se esta direção, espera- -se a obtenção de maior maturidade e profundidade às ideias que resignam o planejamento público governamental. Dentre tais ideias, quatro binômios aparecem com força no bojo dessa discussão. A ideia de que, hoje, qualquer iniciativa ou atividade de planejamento governamental que se pretenda eficaz, precisa prever uma quantidade não desprezível de horizontes em sua concepção, vale dizer, de participação direta e envolvimento prático de (sempre que possível) todos os atores pertencentes à arena em questão, é um binômio.

Entre as alternativas a seguir, identifique o binômio apresentado anteriormente.

  • A.

    Coordenação-planejamento.

  • B.

    Estratégias-trajetórias.

  • C.

    Prospectivo-propositivo

  • D.

    Articulação-coordenação.

  • E.

    Planejamento-engajamento

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