Questões de Administração do ano 0000

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NAS QUESTÕES 26 E 27, ASSINALE A AFIRMATIVA INCORRETA.

  • A.

    Dado é qualquer elemento identificado na sua forma bruta, que por si só conduz à compreensão de determinado fato ou situação.

  • B.

    Informação é o dado trabalhado de modo a se tornar significativo e útil, e que permite a tomada de decisão.

  • C.

    Os sistemas de informações podem ser formais ou informais.

  • D.

    Um sistema de informações é a coleta, organização e distribuição de da-dos, de tal modo que eles se tornem significativos como informações.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    O Desenvolvimento Organizacional se centra na mudança planejada, não se opondo ao processo de mudança casual que eventualmente as organizações experimentam.

  • B.

    O Desenvolvimento Organizacional ajuda os gerentes a alcançar um grau de síntese da organização.

  • C.

    O Desenvolvimento Organizacional é útil para os gerentes, porque os força a ver as organizações como sistemas abertos dinâmicos que intera-gem ativamente com o ambiente circundante.

  • D.

    O Desenvolvimento Organizacional encoraja os gerentes a olhar não só o que os indivíduos e grupos estão fazendo, mas também, como estão fazendo.

Define-se Organização como um conjunto de partes inter-relacionadas em função de um objetivo. São, portanto, três os elementos constitutivos de qualquer organização:

  • A.

    Pessoas, Processos e Sistemas.

  • B.

    Formas, Princípios e Objetivos.

  • C.

    Desempenho, Métodos e Processos.

  • D.

    Partes, Relações e Objetivos.

Um dos maiores desafios dos gestores é motivar as pessoas. Nesse sentido devem faze-las decididas, confiantes e comprometidas a alcançar os objetivos propostos; energizá-las e estimulá-las o suficiente para que sejam bem-sucedidas através do seu trabalho na organização. Para Chiavenato (1999), os três elementos fundamentais de motivação são:

  • A.

    Incentivo, Metas e Necessidades.

  • B.

    Impulso, Persistência e Esforços.

  • C.

    Estímulo, Satisfação Pessoal e Remuneração.

  • D.

    Esforço, Objetivos Organizacionais e Necessidades Individuais.

Estrutura organizacional é a forma como as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Trata-se da arquitetura ou formato organizacional que assegura a divisão e coordenação das atividades dos membros de uma organização. Existem dois caminhos para se abordar a estrutura organizacional:

  • A.

    Pela via da focalização dos cargos e pela definição dos setores componentes da organização.

  • B.

    Identificando a finalidade da instituição e desenhando seus métodos de trabalho.

  • C.

    Acompanhando o desempenho de cargos e funções e detalhando os processos de trabalho.

  • D.

    Pela especialização vertical que conduz aos níveis hierárquicos e pela especialização horizontal que indica a área de departamentalização.

Para aquisição de um bem no valor de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), num caso de calamidade pública, a licitação é:

  • A.

    obrigatória

  • B.

    dispensada

  • C.

    dispensável

  • D.

    inexigível

  • E.

    exigível

TEXTO O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná � CRF-PR, no uso das atribuições legais conferidas pela Lei n.º 3.820/60 e seu Regimento Interno, considerando o disposto no inciso II, do art. 37, da Constituição Federal, torna pública a realização do concurso para preenchimento imediato das vagas que menciona, bem como para formar cadastro-reserva para gradual e eventual preenchimento de vagas no prazo legal, definido pelo presente edital, mediante as condições ora estabelecidas.

(Do Edital n.º 01/2004 do Concurso Público do Conselho Regional de Farmácia, disponível em

http://www.pucpr.br/template.php?codnoticia=376&&codigogrupo=3)

A respeito de Desenvolvimento Organizacional, afirma-se:

I.    É um processo global de mudança planejada que visa desenvolver uma organização. 
II.  Visa atendimento às necessidades humanas. 
III. É um processo visando aumentar a eficácia e a saúde de uma organização para assegurar o desenvolvimento da empresa e de seus empregados. 
IV.  É uma estratégia educacional adotada para se chegar a uma mudança organizacional planejada.

Estão corretas:

  • A.

    somente I e II

  • B.

    somente II e IV

  • C.

    somente I, III e IV

  • D.

    somente II, III e IV

  • E.

    todas as afirmativas

TEXTO O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná � CRF-PR, no uso das atribuições legais conferidas pela Lei n.º 3.820/60 e seu Regimento Interno, considerando o disposto no inciso II, do art. 37, da Constituição Federal, torna pública a realização do concurso para preenchimento imediato das vagas que menciona, bem como para formar cadastro-reserva para gradual e eventual preenchimento de vagas no prazo legal, definido pelo presente edital, mediante as condições ora estabelecidas.

(Do Edital n.º 01/2004 do Concurso Público do Conselho Regional de Farmácia, disponível em

http://www.pucpr.br/template.php?codnoticia=376&&codigogrupo=3)

São valores inerentes ao processo de Desenvolvimento Organizacional, EXCETO:

  • A.

    estilo participativo

  • B.

    comunicação fidedigna

  • C.

    delegação de autoridades

  • D.

    empatia

  • E.

    equalização do poder

Desde meados do século XX, a complexidade crescente das organizações e os decorrentes riscos crescentes para a emissão de parecer de auditoria independente provocou, na maioria dos países, a valorização dos chamados sistemas de controle interno, que são processos que, em geral, apresentam em sua estrutura áreas de auditoria interna, com a função de avaliar a adequação do sistema. Em relação à função de auditoria interna e considerando a sua aplicação ao setor público, é correto afirmar que

  • A. o fato de a auditoria interna estar dispensada de seguir normas gerais de auditoria permite que a sua abordagem seja assistemática e, também, disciplinada em conformidade com o contexto de criticidade da organização.
  • B. pode ser considerado procedimento de rotina das unidades de auditoria interna, após exames de auditoria, realizar reunião de discussão das conclusões e recomendações com os próprios gestores auditados antes da emissão do relatório final.
  • C. a característica de independência não é atributo esperado para a auditoria interna, dado que as atividades são executadas por empregados da própria organização, que estão permanentemente em relação contínua e direta com a alta e média direção.
  • D. atualmente, com o objetivo de combater a corrupção e a fraude, o gerenciamento de riscos nas organizações públicas, como forma de diminuir os impactos sobre os resultados para as políticas públicas, está sendo tratado como competência exclusiva da área de auditoria interna.
  • E. no caso da Administração Pública, a característica “interna” implica, necessariamente, que a atividade de auditoria interna deve ser executada por empregados da organização e que os relatórios devem ser divulgados no âmbito das organizações, sem divulgação externa, de forma a minimizar ao máximo a relação com as possíveis auditorias externas.

Para alcançar objetivos organizacionais previamente estabelecidos, o administrador precisa obter o equilíbrio e a visão de conjunto de todas as funções administrativas, de forma a conseguir o domínio do processo organizacional. Sobre as funções de controle e avaliação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Tem como finalidade identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, permitindo as correções necessárias para que os desvios nunca ocorram.

( ) O processo de controle e avaliação podem ser exercidos nos estágios em tempo real ou após a ocorrência do evento ou fato.

( ) É um instrumento utilizado pelo gestor, a fim de proteger os ativos da empresa contra furtos, roubos e desperdícios.

( ) Objetiva fazer com que a empresa trabalhe de forma mais adequada, buscando eficiência, eficácia e efetividade.

( ) As funções de controle e avaliação ocorrem nos níveis organizacionais operacional, tático e estratégico.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, V, V
  • B. F, V, F, V, F
  • C. F, F, V, V, V
  • D. V, V, V, F, F
  • E. F, F, V, V, F
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