Questões de Administração do ano 0000

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A gestão de pessoas tem papel fundamental dentro das organizações quando o elemento humano é valorizado. A gestão de pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas para alcançar os:

  • A. Objetivos institucionais e políticos.
  • B. Objetivos corporativos e acadêmicos.
  • C. Objetivos organizacionais e individuais.
  • D. Objetivos psicossociais.

A distribuição de poder por toda a organização tornou-se uma estratégia fundamental para aumentar a produtividade, a qualidade e a satisfação. Esta distribuição pode criar nova distribuição hierárquica e de autoridade. Julgue os itens a seguir acerca do tema.

I - Os empregados experimentam um sentido maior de auto-eficácia e de propriedade no trabalho quando compartilham do poder.

II - Empoderamento é o processo de centralização do poder nos membros com maior hierarquia dentro do grupo, aumentando, em consequência, seus sentimentos de auto-eficácia.

III - Para ressaltar o empoderamento, os gerentes devem remover as condições que mantêm os empregados sem poder, como, por exemplo, uma supervisão autoritária ou um trabalho sobre o qual eles tenham pouco controle.

IV - Toda autoridade organizacional deve ser exercida com alto grau de senso hierárquico e autoritarismo, visando ao correto atingimento da missão organizacional.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.

As organizações atuais não podem estar satisfeitas apenas com o fato de que seus processos produzem resultados dentro dos limites de variabilidade predefinidos, ou seja, de que seus processos estejam “sob controle”. É necessário um questionamento constante e a busca pela redução dos limites da variabilidade em si. Assinale a alternativa incorreta sobre o tema esforços de melhoria de qualidade.

  • A. Os processos de melhoria contínua contribuem para, gradualmente, reduzir os limites de variabilidade dos processos.
  • B. Os projetos de melhoria visam a saltos qualitativos de níveis de qualidade.
  • C. O comprometimento para a melhoria da qualidade na prestação dos serviços pela organização vai além da mera alocação de recursos, passando inclusive por definições claras das prioridades negociais.
  • D. A alta direção da organização deve delegar o papel de formadora de opinião e difusora dos conceitos-chave para a área de T&D (Treinamento e Desenvolvimento), que é a responsável por elaborar a estratégia organizacional para a melhoria na qualidade da gestão.
  • E. Pressões de curto prazo tendem a ocupar mais e mais esforço gerencial em detrimento dos esforços de melhoria de qualidade.

As melhores práticas de educação corporativa evidenciam a importância de os líderes e gestores assumirem seu papel de educadores. Assinale a alternativa incorreta em relação ao tema.

  • A. Os bons líderes criam um ambiente em que os membros da equipe se sintam motivados a utilizar toda a sua potencialidade e a buscar padrões elevados de desempenho.
  • B. Os líderes são agentes de disseminação, consolidação e transformação da cultura organizacional.
  • C. Como educação é prática, é experiência e realidade vivida, ações organizacionais são necessárias para estimular os líderes organizacionais sobre comportamentos e ações positivas com suas equipes no cotidiano do trabalho.
  • D. A liderança educadora é modelo de comportamento que deve ser seguido e buscado pelos demais colaboradores da organização.
  • E. O líder que cria um ambiente de trabalho onde a equipe tem condições de questionar opiniões constrói uma atmosfera profissional polêmica e prejudica o desempenho organizacional, que perde o foco no resultado.

Fela Moscovici (1994) distingue os conceitos de grupo e equipe. Segundo a autora, a equipe é um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcança-los de forma compartilhada. Em uma equipe de elevado desempenho observa-se

  • A. grande confiança depositada exclusivamente no líder do grupo para a decisão estratégica e disseminação das informações.
  • B. atuação responsável dos membros do grupo e estímulo às opiniões divergentes.
  • C. que as interações entre os participantes inibem o desempenho individual.
  • D. que, apesar do baixo grau de integração entre os objetivos dos membros, os produtos individuais são entregues com qualidade.
  • E. que a comunicação com os membros é baseada em fatos reais e evita-se assumir riscos.

A respeito dos objetivos estratégicos e do perfil de riscos, julgue o item seguinte. Uma vez que o perfil de riscos deve estar refletido na cultura organizacional, sua definição cabe à assembleia geral, sendo a implementação de um modelo de gerenciamento de riscos corporativos (GRCorp) responsabilidade direta e exclusiva do conselho de administração. Nesse contexto, à diretoria competem exclusivamente as atividades de execução e monitoramento do planejamento estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a riscos externos e internos, julgue o item subsequente. Os riscos internos e externos podem impactar os objetivos estratégicos da organização; por isso, mesmo que não possa intervir ou interferir diretamente, a organização deve estar preparada para agir de forma reativa às ocorrências associadas ao ambiente em que opera, minimizando os impactos negativos que tais eventos possam provocar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir. Identificar problemas e oportunidades decorrentes das necessidades de informação, assim como as oportunidades de prestação de serviços finalísticos de forma eletrônica, constitui parte do processo identificar necessidades de informação, conforme consta do guia de elaboração de PDTI do SISP.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir. Na perspectiva da governança de TI, o alinhamento estratégico de TI é considerado um processo que visa determinar quais devem ser a arquitetura, a infraestrutura e as aplicações necessárias para atender às necessidades atuais e futuras da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir. O BSC (Balanced Scorecard) é fundamentado em quatro perspectivas, entre as quais se inclui a etapa de definição dos indicadores de resultado (lagging indicators) e dos indicadores de desempenho (performance indicators).

  • C. Certo
  • E. Errado
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