Questões de Administração do ano 0000

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"Muitos autores consideram a Teoria de Sistemas demasiada abstrata e conceitual e, portanto, de difícil aplicação a situações gerenciais práticas. Muito embora venha predominando fortemente na teoria administrativa, e tendo "uma aplicabilidade geral ao comportamento de diferentes tipos e indivíduos em diferentes meios culturais", a abordagem sistêmica é basicamente uma teoria geral compreensiva, cobrindo amplamente todos os fenômenos organizacionais. Ela é uma teoria geral das organizações e da administração, uma síntese integrativa dos conceitos clássicos, neoclássicos, estruturalistas, neo-estruturalistas e behavioristas."

(Trecho extraído do livro "Teoria geral da administração: abordagens descritivas e explicativas" de Idalberto Chiavenato (3 ed. Vol. 2. São Paulo. McGraw-Hill, 1987). Pg. 379)

Na Teoria de Sistemas as organizações são abordadas como:

  • A.

    sistemas abertos, pois o seu comportamento é não-probabilístico

  • B.

    sistemas fechados, pois o seu comportamento é não-determinístico

  • C.

    sistemas abertos, pois o seu comportamento é probabilístico

  • D.

    sistemas fechados, pois o seu comportamento é probabilístico

  • E.

    sistemas abertos, pois o seu comportamento é determinístico

"As matérias de natureza fiscal da Constituição estão consolidadas no título "Da Tributação e do Orçamento", que se desdobra em dois capítulos, sendo um referente ao Sistema Tributário Nacional e outro às Finanças Públicas. Neste último explicitam-se as linhas gerais do processo orçamentário; cabe, como na Constituição de 1969, à iniciativa do Poder Executivo estabelecer os orçamentos anuais, o plano plurianual de investimentos, e agora, também, as chamadas diretrizes orçamentárias (LDO).

Dispõe a Constituição que a LDO serve para "orientar" a elaboração da lei orçamentária anual, e "dispor" sobre as modificações na legislação oficiais de fomento (art. 165, § 2o). Assim, a LDO antecipa o orçamento anual, com todas as suas implicações alocativas e tributárias, e, ainda, fixa o programa das instituições financeiras da União."

(Trecho extraído do livro "A Reengenharia do estado brasileiro" de Hamilton Dias de Souza (apresentação) (São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 1995) P.138/9)

Indique, entre as opções abaixo, aquela que não representa um dos conteúdos programáticos das LDOs.

  • A.

    Estabelecem a regra de rolagem das dívidas externas das empresas estatais e do setor público estadual e municipal.

  • B.

    Sinalizam a necessidade de elevação de receitas e de cortes nos subsídios e, para tanto, contemplam mudanças.

  • C.

    Vedam a fixação de despesas que não tiverem definida a fonte de recursos, sendo que as operações de crédito se devem limitar à rolagem da dívida e aos investimentos "prioritários" da administração direta.

  • D.

    Estabelecem a possibilidade de remanejamento de gastos sobre os principais grupos de despesa de transferências, pessoal e serviço da dívida.

  • E.

    Definem que as despesas de pessoal, em termos reais, não poderão superar as autorizadas no ano anterior.

"Mears define TQM (Gerenciamento da Qualidade Total) como um sistema permanente e de longo prazo, voltado para alcançar a satisfação do cliente por meio da melhoria contínua da qua-lidade dos serviços e produtos."

(Trecho extraído  do  livro "Mudança organizacional" de Thomaz Wood Jr. (org.) (2 ed. São Paulo. Atlas, 2000) P. 153)

Qual das opções abaixo não reflete elementos básicos do TQM ?

  • A.

    Visão organizacional e melhoria contínua.

  • B.

    Eliminação de barreiras e relacionamento cliente / fornecedor.

  • C.

    Mudanças radicais e estruturas paralelas.

  • D.

    Avaliação contínua e treinamento.

  • E.

    Comunicação e empowerment do trabalhador.

"Há poucas dúvidas de que o modelo de administração pública, da forma como foi concebido e implantado no Brasil a partir de 1930 entrou em absoluto e definitivo colapso nos últimos anos. O aparelho público degradou-se em todas as áreas de atuação direta e indireta do Estado. Democraticamente, nada foi poupado: a escola pública faliu; a saúde pública regrediu a padrões incompatíveis com o mundo chamado civilizado, enquanto que os centros de excelência de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, que sobreviveram e se consolidaram a duras penas no setor público, foram progressivamente dizimados pela absoluta inanição a que foram submetidos."

(Trecho extraído do livro " A Reengenharia do Estado Brasileiro" de Hamilton Dias de Souza (apresentação) (São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 1995 ) P.146)

Indique, nas opções abaixo, aquela que não se apresenta como um dos fatores associados ao colapso acima mencionado.

  • A.

    Esgotamento do modelo do Estado-condutor do processo econômico e social.

  • B.

    Inflação crescente e desequilíbrio orçamentário crônico erodindo paulatinamente a capacidade do Estado de prestar serviços.

  • C.

    A simplificação radical dos mecanismos fiscais e regulatórios do Poder Público.

  • D.

    Políticas equivocadas de combate à inflação, baseadas sistematicamente na recessão e nos juros elevados, impondo um regime de verdadeira penúria ao setor público.

  • E.

    Clientelismo, corporativismo, populismo e corrupção.

A avaliação de desempenho corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Assinale a alternativa correta sobre o tema.

  • A. O efeito HALO é a disfunção da avaliação de desempenho que leva em consideração fatos recentes da vida do avaliado.
  • B. O objetivo final da avaliação de desempenho é fornecer recompensas financeiras às pessoas.
  • C. O feedback não tem importância no processo de avaliação, pois o indivíduo, sozinho, consegue promover as mudanças comportamentais desejadas pela organização.
  • D. A avaliação 360o é considerada moderna. Todos avaliam e são avaliados e reduz o efeito HALO.
  • E. Por se tratar de questão disciplinar, a avaliação de desempenho não deve avaliar o comportamento do individuo no ambiente de trabalho, apenas as suas relações sociais.

A gestão de competências no setor público brasileiro desperta crescente interesse dos estudiosos e dos responsáveis pelo gerenciamento de pessoas nas organizações públicas. A adoção de um modelo de competência na gestão de pessoas pressupõe requisitos, onde a organização pública

  • A. procura a melhor maneira para qualificar seus líderes e toda equipe de servidores públicos, a partir de perfis correlatos.
  • B. delimita seus objetivos, metas, missão e visão de futuro, qualificando o seu pessoal com foco nas tendências burocráticas organizacionais.
  • C. qualifica as equipes de servidores públicos para desenvolver suas funções adequadamente.
  • D. identifica com precisão as lacunas funcionais retardadoras ou bloqueadoras dos objetivos estratégicos, com foco nos resultados e no conhecimento, nas habilidades e nas atitudes desejáveis às equipes de servidores públicos.
  • E. delimita seus objetivos, metas, missão e visão organizacional com foco na avaliação de desempenho.

Na avaliação de desempenho, o resultado das rotinas práticas tradicionais permite classificar o perfil positivo ou negativo de cada profissional, ocasionando

  • A. uma anulação individual e um aquecimento do trabalho em grupo.
  • B. uma maior iniciativa e a criatividade do profissional.
  • C. uma competição constante entre os colaboradores internos.
  • D. a busca constante do autodesenvolvimento e da autoestima.
  • E. a redução do absenteísmo.

A aplicação de metas e de prêmios contribui para a motivação das equipes internas. Na empresa privada, a participação nos lucros é um excelente prêmio proporcional à conquista de resultados positivos. No setor público, a aplicação de metas interfere no comportamento organizacional

  • A. na medida em que apoia a necessidade de coerência interna, destacando os valores dos indivíduos e o compromisso dos servidores com os resultados da organização pública.
  • B. pois a elaboração de uma meta ideal, mesmo que seja inviável na aplicabilidade, motiva os servidores para o trabalho.
  • C. pelo resultado individual comparativo de cada servidor público e a remuneração financeira de seus vencimentos mensais.
  • D. na justa necessidade de proporcionar um ambiente favorável para mensurar as competências internas.
  • E. de forma genérica, pois acomoda todos os servidores públicos frente às suas reponsabilidades.

Segundo a teoria de Maslow, o comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos, tornando-se assim fontes de motivação. Quanto a Pirâmide de Maslow, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Necessidades humanas podem ser dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, formando uma pirâmide onde a base são as necessidades fisiológicas.
  • B. O nível básico da pirâmide é o atendimento das necessidades básicas.
  • C. A medida que necessidades de níveis menores vão sendo satisfeitas, outras de nível mais elevados guiam o comportamento do indivíduo.
  • D. Mesmo que uma necessidade seja atendida, ela continua sendo motivadora do comportamento.
  • E. O nível mais elevado da pirâmide é a auto realização, o sucesso pessoal.

O Planejamento Estratégico Organizacional possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela organização, com vistas a obter um nível de otimização na relação desta com o seu ambiente. Normalmente, é uma responsabilidade do nível institucional da organização e diz respeito tanto a formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos. Julgue os itens a seguir em relação ao tema.

I- Existe metodologia universal para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Esta metodologia deve considerar que as organizações são similares em relação ao ambiente e afetadas igualmente pelas incertezas futuras.

II- Depois de formalizado, o planejamento deve ser seguido a risca, não podendo ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.

III- A análise de SWOT (Debilidades, Oportunidades, Forças e Ameaças) é uma maneira eficiente de identificar os pontos fortes e fracos (internos) de uma organização, bem como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no ambiente de atuação.

(E) A definição da missão é fundamental para os stakeholders de uma organização, uma vez que estes não participam do organograma interno.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.
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