Lista completa de Questões de Administração do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Muitos autores consideram a Teoria de Sistemas demasiada abstrata e conceitual e, portanto, de difícil aplicação a situações gerenciais práticas. Muito embora venha predominando fortemente na teoria administrativa, e tendo "uma aplicabilidade geral ao comportamento de diferentes tipos e indivíduos em diferentes meios culturais", a abordagem sistêmica é basicamente uma teoria geral compreensiva, cobrindo amplamente todos os fenômenos organizacionais. Ela é uma teoria geral das organizações e da administração, uma síntese integrativa dos conceitos clássicos, neoclássicos, estruturalistas, neo-estruturalistas e behavioristas."
(Trecho extraído do livro "Teoria geral da administração: abordagens descritivas e explicativas" de Idalberto Chiavenato (3 ed. Vol. 2. São Paulo. McGraw-Hill, 1987). Pg. 379)
Na Teoria de Sistemas as organizações são abordadas como:
sistemas abertos, pois o seu comportamento é não-probabilístico
sistemas fechados, pois o seu comportamento é não-determinístico
sistemas abertos, pois o seu comportamento é probabilístico
sistemas fechados, pois o seu comportamento é probabilístico
sistemas abertos, pois o seu comportamento é determinístico
"As matérias de natureza fiscal da Constituição estão consolidadas no título "Da Tributação e do Orçamento", que se desdobra em dois capítulos, sendo um referente ao Sistema Tributário Nacional e outro às Finanças Públicas. Neste último explicitam-se as linhas gerais do processo orçamentário; cabe, como na Constituição de 1969, à iniciativa do Poder Executivo estabelecer os orçamentos anuais, o plano plurianual de investimentos, e agora, também, as chamadas diretrizes orçamentárias (LDO).
Dispõe a Constituição que a LDO serve para "orientar" a elaboração da lei orçamentária anual, e "dispor" sobre as modificações na legislação oficiais de fomento (art. 165, § 2o). Assim, a LDO antecipa o orçamento anual, com todas as suas implicações alocativas e tributárias, e, ainda, fixa o programa das instituições financeiras da União."(Trecho extraído do livro "A Reengenharia do estado brasileiro" de Hamilton Dias de Souza (apresentação) (São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 1995) P.138/9)
Indique, entre as opções abaixo, aquela que não representa um dos conteúdos programáticos das LDOs.
Estabelecem a regra de rolagem das dívidas externas das empresas estatais e do setor público estadual e municipal.
Sinalizam a necessidade de elevação de receitas e de cortes nos subsídios e, para tanto, contemplam mudanças.
Vedam a fixação de despesas que não tiverem definida a fonte de recursos, sendo que as operações de crédito se devem limitar à rolagem da dívida e aos investimentos "prioritários" da administração direta.
Estabelecem a possibilidade de remanejamento de gastos sobre os principais grupos de despesa de transferências, pessoal e serviço da dívida.
Definem que as despesas de pessoal, em termos reais, não poderão superar as autorizadas no ano anterior.
"Mears define TQM (Gerenciamento da Qualidade Total) como um sistema permanente e de longo prazo, voltado para alcançar a satisfação do cliente por meio da melhoria contínua da qua-lidade dos serviços e produtos."
(Trecho extraído do livro "Mudança organizacional" de Thomaz Wood Jr. (org.) (2 ed. São Paulo. Atlas, 2000) P. 153)
Qual das opções abaixo não reflete elementos básicos do TQM ?
Visão organizacional e melhoria contínua.
Eliminação de barreiras e relacionamento cliente / fornecedor.
Mudanças radicais e estruturas paralelas.
Avaliação contínua e treinamento.
Comunicação e empowerment do trabalhador.
"Há poucas dúvidas de que o modelo de administração pública, da forma como foi concebido e implantado no Brasil a partir de 1930 entrou em absoluto e definitivo colapso nos últimos anos. O aparelho público degradou-se em todas as áreas de atuação direta e indireta do Estado. Democraticamente, nada foi poupado: a escola pública faliu; a saúde pública regrediu a padrões incompatíveis com o mundo chamado civilizado, enquanto que os centros de excelência de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, que sobreviveram e se consolidaram a duras penas no setor público, foram progressivamente dizimados pela absoluta inanição a que foram submetidos."
(Trecho extraído do livro " A Reengenharia do Estado Brasileiro" de Hamilton Dias de Souza (apresentação) (São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 1995 ) P.146)
Indique, nas opções abaixo, aquela que não se apresenta como um dos fatores associados ao colapso acima mencionado.
Esgotamento do modelo do Estado-condutor do processo econômico e social.
Inflação crescente e desequilíbrio orçamentário crônico erodindo paulatinamente a capacidade do Estado de prestar serviços.
A simplificação radical dos mecanismos fiscais e regulatórios do Poder Público.
Políticas equivocadas de combate à inflação, baseadas sistematicamente na recessão e nos juros elevados, impondo um regime de verdadeira penúria ao setor público.
Clientelismo, corporativismo, populismo e corrupção.
A avaliação de desempenho corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
A gestão de competências no setor público brasileiro desperta crescente interesse dos estudiosos e dos responsáveis pelo gerenciamento de pessoas nas organizações públicas. A adoção de um modelo de competência na gestão de pessoas pressupõe requisitos, onde a organização pública
Na avaliação de desempenho, o resultado das rotinas práticas tradicionais permite classificar o perfil positivo ou negativo de cada profissional, ocasionando
A aplicação de metas e de prêmios contribui para a motivação das equipes internas. Na empresa privada, a participação nos lucros é um excelente prêmio proporcional à conquista de resultados positivos. No setor público, a aplicação de metas interfere no comportamento organizacional
Segundo a teoria de Maslow, o comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos, tornando-se assim fontes de motivação. Quanto a Pirâmide de Maslow, assinale a alternativa incorreta.
O Planejamento Estratégico Organizacional possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela organização, com vistas a obter um nível de otimização na relação desta com o seu ambiente. Normalmente, é uma responsabilidade do nível institucional da organização e diz respeito tanto a formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos. Julgue os itens a seguir em relação ao tema.
I- Existe metodologia universal para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Esta metodologia deve considerar que as organizações são similares em relação ao ambiente e afetadas igualmente pelas incertezas futuras.
II- Depois de formalizado, o planejamento deve ser seguido a risca, não podendo ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.
III- A análise de SWOT (Debilidades, Oportunidades, Forças e Ameaças) é uma maneira eficiente de identificar os pontos fortes e fracos (internos) de uma organização, bem como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no ambiente de atuação.
(E) A definição da missão é fundamental para os stakeholders de uma organização, uma vez que estes não participam do organograma interno.
A quantidade de itens certos é igual a
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...