Lista completa de Questões de Administração do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma entidade estatal firmou um contrato de gestão com uma secretaria de governo e, em contrapartida, adquiriu flexibilidade de gestão. O contrato de gestão estabelecia metas de desempenho e meios necessários ao alcance das metas. Decorrido um ano, o relatório da comissão de acompanhamento e avaliação do contrato de gestão apontava o cumprimento das metas pactuadas, embora ressaltasse que as condições para tal não tivessem sido devidamente cumpridas em razão de cortes orçamentários, limitações na utilização das flexibilidades concedidas e inexistência de incentivos (positivos ou negativos) para o alcance das metas propostas. Nessa situação hipotética, a experiência em questão indica que houve falha da comissão de acompanhamento, que não apontou a necessidade de revisão das metas e de ajuste dos meios durante o acompanhamento do contrato.
Uma entidade estatal firmou um contrato de gestão com uma secretaria de governo e, em contrapartida, adquiriu flexibilidade de gestão. O contrato de gestão estabelecia metas de desempenho e meios necessários ao alcance das metas. Decorrido um ano, o relatório da comissão de acompanhamento e avaliação do contrato de gestão apontava o cumprimento das metas pactuadas, embora ressaltasse que as condições para tal não tivessem sido devidamente cumpridas em razão de cortes orçamentários, limitações na utilização das flexibilidades concedidas e inexistência de incentivos (positivos ou negativos) para o alcance das metas propostas. Nessa situação hipotética, a experiência em questão indica que houve falha do contratante, que não foi capaz de dimensionar melhor os resultados e proporcionar condições para que fossem alcançados e de verificar se estavam de fato sendo alcançados.
Uma entidade estatal firmou um contrato de gestão com uma secretaria de governo e, em contrapartida, adquiriu flexibilidade de gestão. O contrato de gestão estabelecia metas de desempenho e meios necessários ao alcance das metas. Decorrido um ano, o relatório da comissão de acompanhamento e avaliação do contrato de gestão apontava o cumprimento das metas pactuadas, embora ressaltasse que as condições para tal não tivessem sido devidamente cumpridas em razão de cortes orçamentários, limitações na utilização das flexibilidades concedidas e inexistência de incentivos (positivos ou negativos) para o alcance das metas propostas. Nessa situação hipotética, a experiência em questão pode ser considerada totalmente bem-sucedida porque o contrato foi cumprido.
Uma entidade estatal firmou um contrato de gestão com uma secretaria de governo e, em contrapartida, adquiriu flexibilidade de gestão. O contrato de gestão estabelecia metas de desempenho e meios necessários ao alcance das metas. Decorrido um ano, o relatório da comissão de acompanhamento e avaliação do contrato de gestão apontava o cumprimento das metas pactuadas, embora ressaltasse que as condições para tal não tivessem sido devidamente cumpridas em razão de cortes orçamentários, limitações na utilização das flexibilidades concedidas e inexistência de incentivos (positivos ou negativos) para o alcance das metas propostas. Nessa situação hipotética, a experiência em questão indica que houve um imenso esforço do contratado em se ajustar às contingências restritivas e conseguir gerar os resultados programados no prazo.
Os principais fatores para que os membros das Comunidades de Prática se mantenham juntos são
o sentido comum de propósito e a necessidade real de saber o que os outros membros sabem.
o sentido individual de propósito e a necessidade real de seguir as concepções de ações definidas pelos outros membros.
o sentido comum de propósito e a impossibilidade de saber o que os outros membros sabem de forma explícita.
o sentido comum de competitividade e a busca de melhores resultados sem intercâmbio de informações.
a necessidade de resolver problemas distintos com as mesmas soluções e a competitividade.
Assinale a opção correta relativa à evolução da Teoria das Organizações.
As abordagens clássicas baseadas na tarefa e na estrutura representam uma visão orgânica na medida em que enfatizam as relações entre organização e contexto.
As abordagens das relações humanas e comportamentalista pressupunham ser inconciliáveis os objetivos individuais e os objetivos organizacionais.
Originalmente, as abordagens contingenciais baseavam-se no conceito de covariação estrutural, segundo o qual variações na demanda podem implicar feedbacks positivos ou negativos.
Abordagens contingenciais incorporam ultimamente princípios oriundos da teoria do caos para realçar a complexidade interna e externa das organizações contemporâneas.
O conceito de auto-organização pressupõe uma situação na qual o ambiente externo é inexistente.
De acordo com a teoria keynesiana, o investimento é determinado:
Usando uma matriz de causa e efeito como ferramenta, um analista encontra a distribuição de ocorrências registrada no gráfico que se segue.
Analise os resultados plotados e as conclusões I a V apresentadas abaixo. Indique quais delas estão certas e quais estão erradas e a seguir selecione a opção que representa corretamente o conjunto das conclusões apresentadas.
I. Os problemas com propensão a causa são: 5, 10, 2 e 4 e devem ser atacados nessa ordem.
II. Os problemas com propensão nula são: 1, 6 e 9 e devem ser observados. Sua ordem de importância é 6, 9 e 1.
III. Os problemas 3, 2 e 10 são os que têm piores conseqüências e devem ser tratados imediatamente e nessa ordem.
IV. Os problemas 10, 2, 5 e 3 causam pelo menos 50% dos problemas cada um. Logo, devem ser atacados imediatamente, em qualquer ordem. Em seguida devem ser tratados os problemas 4, 1, 8, 9 e 6, nessa ordem.
V. O problema 7 não causa nenhum outro problema, portanto não deve fazer parte do estudo.
As conclusões III, IV e V estão erradas e as conclusões I e II estão corretas.
As conclusões II, III e IV estão erradas e as conclusões I e V estão corretas.
As conclusões I, II e IV estão erradas e as conclusões III e V estão corretas.
As conclusões I, II e III estão erradas e as conclusões IV e V estão corretas.
As conclusões IV e V estão erradas e as conclusões I, II e III estão corretas.
Uma prefeitura municipal instalou um serviço de atendimento ao público que consistia na realização de uma atividade operacional, exigindo trabalho integrado da equipe. O prefeito, interessado em desenvolver um trabalho com um determinado padrão de qualidade de serviço público, mandou que as pessoas fossem divididas em equipes e treinadas na execução da atividade e que se desenhasse a curva de aprendizagem de cada grupo.
Os responsáveis dividiram os servidores em grupos heterogêneos para que todos tivessem o mesmo grau de dificuldade de aprendizado. Ao fim do treinamento, havia oito equipes formadas, distribuídas entre as seguintes curvas típicas de aprendizagem: Apartir dos graáficos assinale a opção correta
Os grupos representados pelo Gráfico I aprenderam mais rápido que os grupos representados pelo Gráfico II, mas bem mais lentamente que os grupos do Gráfico III.
Os grupos representados pelo Gráfico II aprenderam mais rápido que os grupos representados pelo Gráfico I, mas bem mais lentamente que os grupos do Gráfico III.
Os grupos representados pelo Gráfico I aprenderam mais rápido que os grupos representados pelo Gráfico III, que, por sua vez, são mais rápidos que os grupos do Gráfico II.
Os grupos representados pelo Gráfico II aprenderam mais rápido que os grupos representados pelo Gráfico I, que, por sua vez, são mais rápidos que os grupos do Gráfico III.
Acerca da definição de aluguéis de imóveis locados, consoante a legislação vigente, julgue os itens subseqüentes.
É livre a convenção do aluguel, vedada a sua estipulação em moeda estrangeira, mas permitida a sua vinculação à variação cambial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...