Questões de Administração do ano 2004

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No que se refere às organizações de aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

É correto afirmar que o aprendizado nas organizações tende a ser mais efetivo quando realizado em grupos, especialmente quando estes surgem por consenso, e nas situações em que exista atração entre as pessoas do grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às organizações de aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

Existe relacionamento específico entre o aprendizado organizacional e o diálogo entre pessoas que compõem determinado grupo de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a administração de recursos humanos, área importante para o bom desempenho de uma organização, julgue os itens subseqüentes.

O levantamento das necessidades de treinamento deve ser realizado para que se possa analisar quais são as principais urgências de treinamento e quais os comportamentos devem ser desenvolvidos nas diferentes unidades de trabalho da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A empresa Beta possui tecnologia rotineira e colaboradores com qualificação baixa. A partir desta afirmação pode-se concluir que a mesma apresenta:

  • A.

    alto grau de políticas gerais de gestão e baixo grau de procedimentos operacionais.

  • B.

    baixo grau de formalização e alto grau de procedimentos operacionais.

  • C.

    alto grau de políticas gerais de gestão e alto grau de procedimentos operacionais.

  • D.

    alto grau de formalização e alto grau de procedimentos operacionais.

O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito em níveis de análise: análise organizacional, análise de recursos humanos, análise da estrutura de cargos e análise do treinamento. A análise dos recursos humanos é feita a partir do:

  • A.

    perfil das pessoas na determinação dos objetivos e metas que deverão ser utilizados para avaliação da eficiência do treinamento.

  • B.

    perfil das pessoas na determinação da missão, visão e dos objetivos estratégicos que o treinamento deve atender.

  • C.

    perfil das pessoas na determinação dos comportamentos, atitudes, conhecimentos e competências necessários para que as pessoas possam contribuir para o alcance dos objetivos da organização.

  • D.

    perfil das pessoas na determinação dos requisitos e especificações dos cargos ocupados pelas pessoas.

Considere que uma fábrica de produtos eletrônicos possui uma rede de lojas autorizadas de assistência técnica espalhada pelo país. Essa rede objetiva prestar serviços de pós-venda para os consumidores dos produtos da fábrica e, como forma de garantir a qualidade dos serviços de assistência técnica, a fábrica procura capacitar os técnicos das lojas autorizadas. Tendo em vista essa situação, julgue os itens seguintes, a respeito da ação de treinamento de pessoal.

Para realizar uma avaliação de necessidades de treinamento adequada, poder-se-ia aplicar um modelo de papel ocupacional como forma de identificar as competências prioritárias a serem treinadas, bem como distinguir os técnicos que necessitam de capacitação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que uma fábrica de produtos eletrônicos possui uma rede de lojas autorizadas de assistência técnica espalhada pelo país. Essa rede objetiva prestar serviços de pós-venda para os consumidores dos produtos da fábrica e, como forma de garantir a qualidade dos serviços de assistência técnica, a fábrica procura capacitar os técnicos das lojas autorizadas. Tendo em vista essa situação, julgue os itens seguintes, a respeito da ação de treinamento de pessoal.

Para garantir a aprendizagem dos treinandos, o psicólogo deve redigir objetivos genéricos do treinamento, sem definição de comportamentos esperados dos técnicos ao final do treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que uma fábrica de produtos eletrônicos possui uma rede de lojas autorizadas de assistência técnica espalhada pelo país. Essa rede objetiva prestar serviços de pós-venda para os consumidores dos produtos da fábrica e, como forma de garantir a qualidade dos serviços de assistência técnica, a fábrica procura capacitar os técnicos das lojas autorizadas. Tendo em vista essa situação, julgue os itens seguintes, a respeito da ação de treinamento de pessoal.

Uma estratégia válida para avaliar a aprendizagem dos técnicos em diagnosticar problemas em aparelhos eletrônicos seria pedir para descreverem o processo de identificação da causa de cada problema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que uma fábrica de produtos eletrônicos possui uma rede de lojas autorizadas de assistência técnica espalhada pelo país. Essa rede objetiva prestar serviços de pós-venda para os consumidores dos produtos da fábrica e, como forma de garantir a qualidade dos serviços de assistência técnica, a fábrica procura capacitar os técnicos das lojas autorizadas. Tendo em vista essa situação, julgue os itens seguintes, a respeito da ação de treinamento de pessoal.

Para garantir que os técnicos apliquem no trabalho o que aprenderem no treinamento, é necessário dar o treinamento apenas para aqueles que apresentarem um maior nível de auto-eficácia antes do treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que uma fábrica de produtos eletrônicos possui uma rede de lojas autorizadas de assistência técnica espalhada pelo país. Essa rede objetiva prestar serviços de pós-venda para os consumidores dos produtos da fábrica e, como forma de garantir a qualidade dos serviços de assistência técnica, a fábrica procura capacitar os técnicos das lojas autorizadas. Tendo em vista essa situação, julgue os itens seguintes, a respeito da ação de treinamento de pessoal.

Como um indicador de efeito do treinamento na organização, o avaliador poderia comparar a taxa de peças de reposição indevidamente trocadas na rede de lojas autorizadas antes e depois do treinamento, tendo em vista que esse é um processo de transferência vertical somativa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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