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Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No Brasil, existem diferenças cruciais entre a gestão de recursos humanos (RH) na iniciativa privada e nas entidades públicas. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.
A experiência demonstra que, em muitas organizações públicas, é impossível, dadas as normas vigentes, a realização de treinamentos que não se justificam.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da administração de recursos humanos (ARH), julgue os itens a seguir.
O treinamento é uma função da ARH que trata da capacitação, do aperfeiçoamento e do desenvolvimento das pessoas. Pode ocorrer tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele, entretanto deve ser sempre formal e estruturado.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
A Empresa XWY S/A decidiu contratar uma consultoria externa a fim de implantar um programa de treinamento, para a melhoria de seus processos internos. Após uma análise das empresas de Treinamento & Desenvolvimento da região a Consultores Associados LTDA, foi contratada e o Gerente de Recursos Humanos da XWY foi designado para acompanhar todas as etapas e repassar à Diretoria informações e resultados alcançados, bem comoapoiar toda a realização dos treinamentos, estabelecido para duração de 6 (seis) meses.
Os relatórios de avaliação apresentaram os seguintes dados:
Passados 2 (dois) meses do final do treinamento, a Diretoria fez uma análise do desempenho dos funcionários e constatou que não houve mudanças significativas no desempenho de suas funções. Os resultados esperados não foram alcançados porque:
( I ) a avaliação se preocupou exclusivamente com a qualidade dos cursos e não mensurou se os conceitos aprendidos foram aplicados na rotina de trabalho.
( II ) somente uma universidade tem competência para desenvolver programas de treinamento.
( III ) é importante fazer provas para avaliar a aprendizagem e após o encerramento dos cursos fazer uma solenidade para a entrega dos certificados.
( IV ) aos Consultores e Associados não apresentou um programa de treinamento com um detalhamento dos objetivos e programação para a empresa aprovar.
Sobre o que foi listado acima está correto afirmar que:
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de liderança, poder e conflito nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Treinamentos realizados com o objetivo de tornar membros de equipes líderes eficazes oferecem poucos resultados concretos, uma vez que a liderança é um fenômeno que depende da convergência de habilidades e características do indivíduo que a exerce, dos interesses e necessidades dos seguidores e da situação que o grupo enfrenta.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A eficácia organizacional é fortemente influenciada pela prática da gestão de seus recursos humanos, realizada por meio da condução dos processos de recrutamento, seleção, treinamento, acompanhamento e avaliação. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
Para que um programa de treinamento seja eficaz, ele deve envolver no seu planejamento: abordagem das reais necessidades do trabalho; definição objetiva de seus propósitos; determinação do conteúdo programático; escolha de métodos e técnicas; definição da clientela, instrutoria e cronograma, bem como dos instrumentos de avaliação de reação e de impacto no trabalho.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do desenvolvimento e da capacitação de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.
Embora sejam conceitos próximos, desenvolvimento e treinamento diferem no objetivo, pois preparam o indivíduo para o cargo e para a carreira, respectivamente.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do desenvolvimento e da capacitação de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.
O sistema de capacitação de recursos humanos tem como ponto de partida o levantamento de necessidades, que devem ser estabelecidas no âmbito do núcleo estratégico da organização e comunicadas à área de recursos humanos para viabilização da execução de um plano de treinamento adequado.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do desenvolvimento e da capacitação de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.
A eficácia do treinamento não depende somente da correta identificação de necessidades e do adequado planejamento, mas envolve também outros fatores, como as características da clientela.
Assinale a opção que lista corretamente as etapas/ fases de um processo de treinamento.
Os principais componentes de um processo de treinamento são: avaliação de desempenho, análise de cargos, definição dos negócios estratégicos e elaboração de relatórios periódicos.
Os principais componentes de um processo de treinamento são: definição do público-alvo, estabelecimento de objetivos, preparação do material instrucional e escolha das tecnologias educacionais.
Os principais componentes de um processo de treinamento são: avaliação de desempenho, análise de cargos, definição do público-alvo e escolha dos instrutores.
Os principais componentes de um processo de treinamento são: levantamento de necessidades, estabelecimento de objetivos, escolha das tecnologias educacionais e análise da qualidade do material didático.
Os principais componentes de um processo de treinamento são: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação.
A avaliação do treinamento pode ser feita considerando aspectos relativos à modificação do comportamento dos empregados e à contribuição para alcance das metas da organização. Indique a opção que expressa corretamente estes aspectos.
Após o treinamento da equipe de manutenção, a organização verificou que os instrutores foram bem avaliados e o local de realização do treinamento necessita ser melhorado.
Após o treinamento da equipe de atendimento, a organização verificou melhoria da imagem da empresa junto aos clientes, redução do número de erros no registro de pedidos e maior participação dos empregados.
Após o treinamento do corpo gerencial, a organização verificou maior entrosamento entre os gerentes, registrou poucas ausências ao treinamento e adequação dos recursos instrucionais utilizados.
Após o treinamento da equipe de atendimento, a organização verificou que os instrutores foram bem avaliados e registrou adequação dos recursos instrucionais utilizados.
Após o treinamento do corpo gerencial, a organização verificou melhoria da imagem da empresa junto aos clientes e verificou que o local de realização do treinamento necessita ser melhorado.
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