Questões de Administração do ano 2004

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Leandro é médico do HEMOPA há 10 anos e chefia uma unidade com sete empregados, entre técnicos e administrativos. É considerado um profissional de alta competência pela direção do HEMOPA, com alto índice de acerto nos seus diagnósticos. Dr. Leandro sempre compartilha suas idéias com a equipe e é muito respeitado por seus subordinados. Há grande empatia entre ele e seus pacientes, que muito o estimam. ,

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem em relação às boas relações humanas no trabalho.

O desempenho técnico de Leandro ao apresentar alto índice de acerto nos diagnósticos já seria suficiente para que a direção o considerasse um profissional de alta competência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leandro é médico do HEMOPA há 10 anos e chefia uma unidade com sete empregados, entre técnicos e administrativos. É considerado um profissional de alta competência pela direção do HEMOPA, com alto índice de acerto nos seus diagnósticos. Dr. Leandro sempre compartilha suas idéias com a equipe e é muito respeitado por seus subordinados. Há grande empatia entre ele e seus pacientes, que muito o estimam. ,

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem em relação às boas relações humanas no trabalho.

Se tivesse apenas um ano de exercício na função, Leandro não teria o bom relacionamento interpessoal que apresenta aos dez anos de trabalho na unidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leandro é médico do HEMOPA há 10 anos e chefia uma unidade com sete empregados, entre técnicos e administrativos. É considerado um profissional de alta competência pela direção do HEMOPA, com alto índice de acerto nos seus diagnósticos. Dr. Leandro sempre compartilha suas idéias com a equipe e é muito respeitado por seus subordinados. Há grande empatia entre ele e seus pacientes, que muito o estimam. ,

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem em relação às boas relações humanas no trabalho.

Certamente, Leandro é capaz de escutar com detalhes e compreender seus pacientes, o que caracteriza a escuta ativa no âmbito das relações humanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leandro é médico do HEMOPA há 10 anos e chefia uma unidade com sete empregados, entre técnicos e administrativos. É considerado um profissional de alta competência pela direção do HEMOPA, com alto índice de acerto nos seus diagnósticos. Dr. Leandro sempre compartilha suas idéias com a equipe e é muito respeitado por seus subordinados. Há grande empatia entre ele e seus pacientes, que muito o estimam. ,

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem em relação às boas relações humanas no trabalho.

É correto afirmar que Leandro entende os sentimentos e as opiniões de seus pacientes e, provavelmente, observa indicadores importantes na linguagem corporal dos pacientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento físicofuncional de um hospital.

O hospital é um importante aparelho assistencial da sociedade. Sua estrutura e seus serviços devem atender às necessidades de saúde de uma comunidade com maior eficiência e eficácia. Do ponto de vista econômicofinanceiro, deve ser visto como uma instituição ou empresa de grande porte que possui ativos, passivos, custos e despesas operacionais que somam milhões, necessitando, assim, de uma intervenção administrativa de qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento físicofuncional de um hospital.

Cabe ao administrador hospitalar buscar instrumentos e mecanismos administrativos para ampliar a eficiência do gasto com insumos e pessoal, não deixando de levar em consideração a finalidade de cada setor que compõe o hospital.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento físicofuncional de um hospital.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um hospital elaborou os protocolos e rotinas do serviço de lavanderia conforme as regras definidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para manuseio da rouparia própria.

Nessa situação, é correto afirmar que o cuidado de consultar a CCIH é considerado exagero, pois, em se tratando de rouparia hospitalar, o manuseio independe de cuidados definidos pelo controle de infecção hospitalar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento físicofuncional de um hospital.

Da perspectiva financeira, o planejamento é uma ferramenta administrativa utilizada no sentido do equilíbrio entre as despesas e custos frente à receita disponível. Ações no sentido de equilibrar a relação entre o custo da produção médica e a receita produzida pelos repasses financeiros dos procedimentos realizados e informados ao sistema de informação exemplificam o planejamento financeiro no âmbito hospitalar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento físicofuncional de um hospital.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um pronto-socorro de um hospital em uma grande cidade apresentou um aumento de cerca de 30% nos atendimentos em crianças durante os meses de junho e julho. Esse aumento da demanda decorreu da elevação das infecções respiratórias agudas em crianças e provocou aumento dos custos no setor nesse período.

Nessa situação, a ocorrência descrita é atípica e não deve ser levada em consideração pelo administrador durante o planejamento físico-financeiro anual.

  • C. Certo
  • E. Errado

O centro cirúrgico de um hospital é o setor que oferece mecanismos para intervenção imediata em interocorrências clínicas, composto de estrutura física adequada e equipe profissional especializada. É considerado uma das áreas de maior rigor no controle e prevenção dos riscos aos usuários que necessitam de procedimentos operatórios. Sua eficiência está diretamente relacionada com a condição do cliente, tecnologia disponível, qualificação da equipe e cuidados com o ambiente e os equipamentos. Acerca dessa unidade hospitalar, julgue os itens seguintes.

Para que se alcance a devida eficiência no setor, os profissionais de centro cirúrgico devem estar em constante processo de qualificação sobre os mecanismos de prevenção da infecção hospitalar e do cuidado com o paciente cirúrgico.

  • C. Certo
  • E. Errado
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