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Administração - Administração Hospitalar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A informação é considerada uma grande ferramenta gerencial na atualidade, fornecendo ao administrador subsídios e argumentos para a deliberação e tomada de decisão. No âmbito da saúde, a informação apresentada por indicadores, índices ou ainda em sua forma inicial, fornece aos administradores e gestores em saúde conhecimentos e habilidades fundamentais para a tomada de decisão. A utilidade da informação para o administrador depende ainda do contexto em que é produzida e implementada. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Considere a seguinte situação hipotética.
A farmácia de um hospital contabilizou, durante os primeiros seis meses do ano de 2003, uma perda de 40% de medicamentos por vencimento do prazo de validade. No segundo semestre do mesmo ano, essa perda foi reduzida para 15% apenas com a capacitação da equipe responsável pelo controle de estoque do setor.
Nessa situação, é correto afirmar que a qualificação de pessoal em todos os setores pode contribuir com a redução do desperdício de insumos hospitalares.
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A informação é considerada uma grande ferramenta gerencial na atualidade, fornecendo ao administrador subsídios e argumentos para a deliberação e tomada de decisão. No âmbito da saúde, a informação apresentada por indicadores, índices ou ainda em sua forma inicial, fornece aos administradores e gestores em saúde conhecimentos e habilidades fundamentais para a tomada de decisão. A utilidade da informação para o administrador depende ainda do contexto em que é produzida e implementada. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O administrador hospitalar poderá levantar as informações de quais foram os principais motivos de internação hospitalar no setor de clínica médica durante o período de um ano utilizando o SIH/SUS. Para fazer o levantamento de quanto o hospital recebeu pelos procedimentos realizados nesse setor, o administrador deverá consultar o SINAN/SUS.
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Acerca do serviço de prontuário do paciente, julgue os itens a seguir.
O prontuário deve conter todas as informações relevantes do quadro de saúde do paciente, sendo garantido o sigilo dessas informações.
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Acerca do serviço de prontuário do paciente, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um paciente da clínica médica buscou o posto de enfermagem e solicitou que a enfermeira de plantão lhe permitisse consultar seu prontuário. A enfermeira recusou-se a atender a solicitação, alegando que a rotina do hospital não permitia que o paciente tivesse acesso ao próprio prontuário.
Nessa situação, o paciente não poderá acessar o prontuário, pois as regras estabelecidas no hospital estão corretas e devem ser cumpridas.
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Acerca do serviço de prontuário do paciente, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Ao dar entrada na clínica cirúrgica de um hospital, um paciente foi submetido a exames admissionais. Um desses exames apontou que o paciente era portador do vírus HIV.
Nessa situação, o prontuário do paciente deverá registrar o fato, devendo a equipe ser informada e guardar sigilo. Além disso, em virtude do direito da coletividade, deverá ser feito o procedimento de notificação compulsória, para que a assistência seja planejada conforme a especificidade do quadro.
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Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.
Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue os itens seguintes.
A constituição de um núcleo de controle de custos e gastos no setor poderá estimar melhor a quantidade de insumos necessários para o consumo, sendo caracterizada como uma eficiente estratégia para redução dos custos e do desperdício de material no setor.
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Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.
Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue os itens seguintes.
A definição de protocolos para uso dos insumos no setor deve ser feita juntamente com as chefias e os profissionais de saúde do setor. Com os protocolos definidos, os profissionais passarão a desenvolver seu trabalho de forma mais eficiente e com perdas menores, não sendo mais necessário qualquer intervenção. A definição de protocolos e rotinas garantirá a melhoria da eficiência e a redução dos desperdícios.
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Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.
Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue os itens seguintes.
Um hospital deve estabelecer um sistema de custos hospitalares centralizado em um único departamento, que será responsável por definir custos, analisar os estoques dos setores e contribuir para a eliminação dos desperdícios de todos os setores, reduzindo, assim, os custos hospitalares.
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Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.
Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue os itens seguintes.
Um hospital deve possuir um plano de contas que permita ao administrador evidenciar a relação dos custos e despesas hospitalares por setor, podendo ser organizado de forma que ofereça informações claras e objetivas sobre as contas previstas pela área contábil e representativas dos bens, dos direitos, das obrigações e do patrimônio líquido da instituição.
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Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.
Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue os itens seguintes.
A definição de uma unidade de custo é essencial para estabelecer na instituição o controle e a análise dos custos hospitalares. Um exemplo de unidade de custo é o custo do procedimento médico por paciente.
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