Questões de Administração do ano 2004

Lista completa de Questões de Administração do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo em vista alguns aspectos gerais das organizações, julgue os itens a seguir.

Uma das vantagens da comunicação lateral é permitir que os membros da organização estabeleçam relações com os colegas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação é uma ferramenta vital para as atividades diárias de uma entidade. Sobre a comunicação nas organizações, pode-se afirmar que:

1) a comunicação deve compreender não só a transferência de informação como também o compartilhamento de significados.

2) o controle, a motivação, a expressão emocional e a informação são funções da comunicação numa organização ou grupo.

3) o modelo do processo de comunicação é composto de duas partes: o emissor e o receptor.

4) a credibilidade do emissor é um requisito importante para que a comunicação tenha um feedback positivo.

5) a comunicação é mais rápida nas organizações mais hierarquizadas.

Estão corretas apenas:

  • A. 1, 2, 3 e 4
  • B. 2, 4 e 5
  • C. 1, 2 e 4
  • D. 1, 3, 4 e 5
  • E. 2, 3 e 5

A redação oficial, instrumento pelo qual o serviço público veicula suas comunicações, apresenta princípios próprios, tais como:

1) impessoalidade e clareza.

2) uniformidade e concisão.

3) utilização da linguagem coloquial.

4) emprego de ortografia oficial.

Estão corretas:

  • A. 1 e 2 apenas
  • B. 1 e 3 apenas
  • C. 2, 3 e 4 apenas
  • D. 1, 2 e 4 apenas
  • E. 1, 2, 3 e 4

Nas organizações, a comunicação pode fluir nos sentidos: lateral (horizontal), descendente e ascendente (vertical). Com base nesta afirmação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A comunicação lateral é aquela que se dá entre os níveis hierárquicos.

  • B.

    A comunicação descendente é utilizada pelos subordinados para apresentarem avaliação de desempenho.

  • C.

    O relatório de desempenho é um elemento da comunicação ascendente.

  • D.

    A comunicação ascendente é usada pelos gestores para dar instrução de tarefas aos funcionários.

  • E.

    A caixa de sugestão é um elemento da comunicação descendente.

De acordo com a legislação em vigor, para que uma mensagem de correio eletrônico seja aceita como documento original, é necessário:

  • A.

    existir a certificação digital que ateste a identidade do remetente na forma estabelecida em lei.

  • B.

    que o interessado confirme, por telefone, o recebimento do documento junto ao emitente.

  • C.

    que o documento seja impresso em papel A4 e com impressora a laser.

  • D.

    que o interessado se dirija à instituição pública emitente para informar o recebimento do documento.

  • E.

    que o interessado envie por correio a confirmação do recebimento.

Nas universidades federais, a nomeação para cargos públicos é efetuada através de:

  • A. Ofício.
  • B. Ordem de Serviço.
  • C. Edital.
  • D. Portaria.
  • E. Carta.

Suponha que, na organização Felicidade Ltda., a unidade de recursos humanos (RH) conta com 10 empregados. Nesse setor, o clima organizacional vem-se caracterizando por manifestações de inveja, ressentimentos, inimizades pessoais. As ações que o gerente de RH deve adotar para melhorar o clima organizacional dessa empresa incluem

iniciar um processo de comunicação que exclua o feedback centrado em mentira sobre desafeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração geral, julgue os itens abaixo.

No contexto organizacional, a percepção seletiva não constitui barreira para a comunicação eficaz.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando aspectos gerais das organizações, julgue os itens subseqüentes.

As redes descentralizadas de comunicação tendem a ser mais eficientes que as centralizadas, tanto no que se refere à rapidez na solução de problemas quanto no que diz respeito a tarefas simples e complexas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Identifique a opção que indica, em ordem seqüencial, elementos que constituem o processo de comunicação entre os membros da organização.

  • A.

    Fonte, transmissão, escrita, fax, decodificação e resposta.

  • B.

    Fonte, codificação, transmissão, recebimento, decodificação e feedback.

  • C.

    Idéia, receptor, transmissão, codificação, recebimento e resposta.

  • D.

    Idéia, escrita, recebimento, decodificação e feedback.

  • E.

    Escrita, fax, codificação, transmissão, decodificação e resposta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...