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Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a comunicação, julgue os seguintes itens.
Considere a seguinte situação hipotética.
Paulo, ao assumir o cargo de analista, recebeu um comunicado oficial do seu superior a respeito de algumas pendências que havia no setor. O comunicado estava repleto de estrangeirismos e palavras difíceis. Paulo, para não parecer ignorante aos olhos do chefe, solicitou ajuda a outros colegas para interpretar a mensagem e tentar atender à demanda.
Nessa situação, certamente houve a presença de todas as etapas do processo de comunicação: codificação, decodificação e feedback.
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No que se refere a comunicação, julgue os seguintes itens.
O surgimento de problemas no processo de comunicação, impedindo a perfeita compreensão da mensagem pelo receptor, é denominado estresse na comunicação. O excesso de mensagens e a linguagem incorreta são exemplos de estresse na comunicação.
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No que se refere a comunicação, julgue os seguintes itens.
Para o desenvolvimento de competências no emissor, é importante que ele conheça os destinatários das mensagens, faça autocrítica quanto ao uso de termos técnicos, faça revisão ortográfica e gramatical nos próprios textos, seja claro, objetivo e conciso na exposição das idéias.
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Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética a respeito de relações humanas no trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Margarida, supervisora da equipe de planejamento de uma empresa portuária, ao se comunicar com seus colaboradores, manipula as informações, de modo que a mensagem seja vista de maneira mais favorável pelo receptor. Nessa situação, Margarida está inserindo uma barreira de filtragem na sua comunicação com a equipe.
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Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética a respeito de relações humanas no trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Oswaldo, diretor comercial de uma empresa portuária, se preocupa muito com a compreensão das orientações que dá a sua equipe. Por esse motivo, ele faz a verificação constante junto a seus colaboradores acerca do sucesso da transmissão de suas mensagens. Nessa situação, Oswaldo pratica o elo inicial do processo de comunicação humana, o denominado círculo de feedback.
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Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de relações humanas no trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Juliana é assistente administrativa de uma empresa portuária e tem dificuldade em se relacionar com as pessoas no trabalho, pois na comunicação com seus colegas e com a chefia suas mensagens são, na maioria das vezes, mal interpretadas. Nessa situação, é correto afirmar que há bloqueio na comunicação de Juliana.
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Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de relações humanas no trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Isabel é gerente de material de uma empresa portuária. Ao administrar sua equipe, sabe ouvir seus colaboradores, procura adequar a linguagem utilizada às diferentes capacidades de seus ouvintes e apresenta empatia. Nessa situação, é correto afirmar que Isabel demonstra ter competência interpessoal.
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A dinâmica organizacional tornou-se mais intensa, pois os clientes, ávidos por terem seus anseios e necessidades sempre satisfeitos, buscam conhecer uma maior diversidade de produtos e tecnologias existentes. O processo de globalização instaurou, na realidade das organizações, um conjunto de preceitos que anteriormente não possuíam grande destaque: comunicação, processo de decisões, descentralização, entre outros. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
As informações que fluem pelos diversos canais de comunicação em uma organização ocorrem, em sua grande maioria, de cima para baixo.
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A dinâmica organizacional tornou-se mais intensa, pois os clientes, ávidos por terem seus anseios e necessidades sempre satisfeitos, buscam conhecer uma maior diversidade de produtos e tecnologias existentes. O processo de globalização instaurou, na realidade das organizações, um conjunto de preceitos que anteriormente não possuíam grande destaque: comunicação, processo de decisões, descentralização, entre outros. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Tanto na comunicação de cima para baixo, quanto na comunicação de baixo para cima, a filtragem de informações, apesar da possibilidade de perda de alguns conteúdos, é essencial para o processo de comunicação dos funcionários e, por conseguinte, dos setores, departamentos etc., pois não permite que a informação chegue ao seu destino agregada de detalhes supérfluos. Assim, a filtragem torna o processo de comunicação eficaz, pois a informação recebida é oportuna, adequada e pertinente.
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Marina, gerente administrativa, trabalha em uma empresa de prestação de serviços odontológicos de grande atuação no mercado de Brasília. A organização é composta de 12 profissionais que atendem 8 horas por dia, nas 5 unidades espalhadas pelo DF. Marina tem observado que, mesmo possuindo unidades distantes entre si, e profissionais específicos em cada unidade, a missão organizacional existente e a imagem de herói do fundador são amplamente respeitadas em todas as unidades. Isto possibilita um clima organizacional harmônico e prazeroso. Marina está muito satisfeita com o seu emprego.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, a respeito de motivação e cultura organizacional.
Quando Marina envia um memorando para as unidades da empresa, informando a respeito de um novo convênio firmado, mesmo não se formando um ciclo de feedback, este processo pode ser denominado de comunicação de mão única.
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