Questões de Administração do ano 2004

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A pesquisa em organizações tem-se tornado prática cada vez mais freqüente no âmbito organizacional e de enorme importância para a obtenção de subsídios necessários ao adequado direcionamento de intervenções. Em relação à pesquisa e à intervenção em psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

Quando a solicitação de intervenções no âmbito das organizações é demandada pelos seus líderes formais — diretores, conselho executivo, presidente etc. —, a realização de um diagnóstico da demanda é desnecessária, tendo em vista que essas pessoas conhecem bem a organização que representam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da administração geral, julgue os itens a seguir.

Há uma tendência de valorização de líderes mais sensíveis e compreensivos para com a diversidade cultural existente nos locais de trabalho, que sejam fonte de visão e de inspiração para seus seguidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de administração gerencial e de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

A liderança situacional assim se define porque se baseia na autoridade formal de uma posição gerencial, que, por sua vez, está sujeita a uma série de mudanças contingenciais impositoras de reestruturações organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que não indica uma visão contemporânea de liderança.

  • A.

    O líder adquire habilidades de liderança por meio de processos de ensino-aprendizagem, cabendo à organização investir em capacitação para formação de líderes.

  • B.

    O exercício da liderança é produto da participação, envolvimento, comunicação, cooperação, negociação, iniciativa e responsabilidade.

  • C.

    O líder possui características inatas, comuns em grandes personalidades do mundo político e empresarial, cabendo à organização investir em recrutamento e seleção.

  • D.

    O exercício da liderança pressupõe descobrir o poder que existe nas pessoas, tornando-as capazes de criatividade e auto-realização.

  • E.

    O exercício da liderança depende de condições organizacionais e da capacidade de aprender e desenvolver habilidades.

Diferentes teorias tentam explicar a liderança. A seguir explicitam-se alguns aspectos dessas teorias.

I. A eficácia do líder depende da cultura organizacional, de características do gerente e dos funcionários.

II. O melhor estilo de liderança é aquele orientado para a tarefa.

III. A maturidade do grupo de liderados indica o melhor estilo de liderança.

IV. A eficácia do líder se deve a suas habilidades pessoais e uso da autoridade.

Assinale a opção que corresponde à essência das teorias de liderança situacional.

  • A.

    I, II e III

  • B.

    III e IV

  • C.

    I, III e IV

  • D.

    I e III

  • E.

    II e IV

De acordo com o modelo de Robert L. Katz, o gestor de empresa pública ou privada deve possuir as seguintes habilidades gerenciais:

  • a.

    técnica, humana e conceitual.

  • b.

    de liderança, de processamento de informações e de resolução de conflitos.

  • c.

    de direção, tecnológica e sistêmica.

  • d.

    de coordenação, técnica e conceitual.

  • e.

    técnica; de resolução de conflitos e de empreendedor.

Uma das funções da administração está relacionada à liderança e à motivação. Indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A teoria sobre motivação de Maslow pressupõe a existência de fatores higiênicos que, quando presentes, evitam insatisfação, mas não são suficientes para motivar.

( ) A partir do estudo de diferentes dimensões do modelo organizacional, Likert identifica quatro sistemas de organizações: autoritário coercitivo, autoritário benevolente, consultivo e participativo.

( ) A liderança voltada para a tarefa tem como preocupação o alcance dos objetivos individuais, enquanto a liderança voltada para as pessoas estabelece metas.

( ) Uma das formas de enriquecimento do trabalho é através de rodízio de cargos, autocontrole, treinamento, participação em grupos de aprimoramento.

  • A. V, F, V, F
  • B. F, V, F, V
  • C. V, V, F, F
  • D. F, F, V, V
  • E. F, V, F, F

Identificar variáveis fundamentais, decompor problemas administrativos, estabelecer relações de causa e efeito na busca de novas soluções, objetivos, prioridades e alternativas de ação tem relação com a habilidade gerencial

  • a.

    cognitiva.

  • b.

    analítica.

  • c.

    comportamental.

  • d.

    de ação.

  • e.

    de relações interpessoais.

A passagem da autoridade individual para a autoridade legitimada denomina-se

  • a.

    gestão participativa.

  • b.

    poder de recompensa.

  • c.

    gestão de perícia.

  • d.

    poder legal.

  • e.

    gestão autocrática.

O poder de uma pessoa influenciar outra pessoa ou um grupo por sua força de caráter é chamado de poder

  • a.

    de especialização.

  • b.

    de coerção.

  • c.

    da informação.

  • d.

    emocional.

  • e.

    de referência.

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