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Nas modernas organizações, todos os gerentes devem possuir conhecimentos básicos referentes à gestão das atividades-meio, de forma a contribuir com os objetivos gerais e específicos estabelecidos para essas áreas de atividade. Acerca desses conhecimentos básicos, julgue os itens subseqüentes.
Na implementação de projetos, a liderança de equipes de trabalho é uma característica inata.
Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.
Um dos requisitos atuais de sucesso das organizações fundamenta-se no conceito de inteligência emocional dos gestores.
Um dos primeiros estudos sobre gerentes, elaborado por Mintzberg, divide seus papéis em três categorias. A categoria que agrupa os papéis interpessoais inclui, entre outros, o papel de:
Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
O sucesso de um líder depende, significativamente, de sua habilidade de interagir com os seguidores.
A liderança não deve ser confundida com direção ou gerência. O líder deve estar presente em todos os níveis hierárquicos e em todas as áreas de atuação. É correto afirmar que a liderança divide-se em
autocrática, eficaz e democrática.
eficiente, eficaz e liberal.
autocrática, democrática e liberal.
eficiente, autocrática e democrática.
eficiente, eficaz e democrática.
As organizações estão, cada vez mais, utilizando equipes para a realização do trabalho. A construção de equipes de trabalho aumenta a confiança entre seus membros por meio da promoção de atividades grupais de alta interatividade. Entretanto, nem sempre as equipes são a resposta para a eficácia organizacional.
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.Quase todas as equipes de trabalho têm um líder formal, cujo objetivo principal é influenciar a equipe em direção ao alcance das metas. O líder orientado para o desenvolvimento é aquele que valoriza a experimentação, busca novas idéias bem como gera e implementa mudanças no trabalho.
Capacidade de agregar pessoas a se comprometerem com a busca de objetivos comuns, de visão e perspectiva além de seu contexto próximo e imediato é
racionalidade administrativa.
processo decisório.
visão sistêmica.
estratégia.
liderança.
O progresso industrial e tecnológico fez as organizações crescerem e tornou a figura do chefe mais distante de seus colaboradores. O profissional que gerencia pessoas deve atentar para esse aspecto e investir no processo de liderança junto a sua equipe. Para tal, é necessário, cada vez mais, que as relações humanas no trabalho sejam manejadas habilmente, pois elas têm um forte impacto no sucesso organizacional.
Tomando o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes acerca de habilidades interpessoais, julgue os itens que se seguem.
O grau de compreensão que um gestor manifesta em relação a seus colaboradores influencia a qualidade das relações humanas vivenciadas no ambiente de trabalho e a produtividade dos serviços.
Ao estabelecer diferenças entre líderes e administradores (gerentes), pode-se destacar como caracterís tica de líder:
Ter fonte legítima de poder formal oriundo de sua posição
Ter objetivos que possam ou não refletir àqueles da organização.
Ter uma posição determinada na organização formal
Enfatizar o controle organizacional
Influenciar as pessoas além de seu grupo.
Acerca de liderança, poder e conflito nas organizações, julgue os itens que se seguem.
A compreensão do papel do líder e da liderança no âmbito organizacional só pode ser alcançada considerando-se o contexto ou a situação em que ocorre, uma vez que se trata de um fenômeno exclusivamente de grupo.
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