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Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na história da administração pública brasileira, implantam-se três modelos distintos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. As características desses modelos se mesclam na realidade da administração pública brasileira atual, em que pese suas distintas características teóricas e paradigmáticas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
É importante que o administrador profissional seja, antes de qualquer coisa, um especialista, pois as burocracias são sistemas sociais geralmente de grandes dimensões, nos quais o uso do conhecimento especializado é essencial para o funcionamento eficiente.
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na história da administração pública brasileira, implantam-se três modelos distintos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. As características desses modelos se mesclam na realidade da administração pública brasileira atual, em que pese suas distintas características teóricas e paradigmáticas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
No modelo gerencial, a participação da população no governo se dá pela transferência do poder decisório da burocracia para as comunidades, que controlam os serviços públicos, sem a responsabilidade final de garantir que os serviços sejam prestados, uma vez que os objetivos da participação popular são remover os obstáculos existentes ao controle social, encorajar as comunidades organizadas a dirigirem os serviços que lhes são prestados, oferecer estímulos necessários e transferir os recursos requeridos para enfrentar os problemas em nível de cada comunidade.
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A configuração da estrutura de uma organização resulta das várias combinações possíveis dos seus níveis de hierarquização, amplitude de comando, centralização, formalização, especialização e departamentalização. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Considere que uma empresa realizará uma reestruturação administrativa, mediante a descentralização das decisões, a redução da hierarquia e da cadeia de comando e o incentivo a formação de equipes multifuncionais de trabalho. Nessa situação hipotética, é correto concluir que o modelo administrativo que será implantado está fundamentado nas premissas da abordagem tradicional.
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A configuração da estrutura de uma organização resulta das várias combinações possíveis dos seus níveis de hierarquização, amplitude de comando, centralização, formalização, especialização e departamentalização. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Por representar uma estrutura rígida típica do século XX, o modelo organizacional tradicional é inadequado para qualquer tipo de organização, independentemente de sua área de atuação ou ambiente.
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das perspectivas e conceitos relacionados à teoria geral da administração, julgue os itens seguintes.
Enquanto a administração científica buscava a eficiência das organizações, a teoria clássica buscava a motivação dos funcionários, sem se preocupar com a estrutura da organização.
Administração - Abordagens Neoclássicas da Administração - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
No tocante às vantagens e desvantagens das organizações linear e funcional, assinale a afirmativa CORRETA.
A principal característica da organização funcional é a autoridade única do superior sobre seus subordinados.
A organização linear não delimita nítida e claramente as responsabilidades dos órgãos.
A organização funcional conduz à supervisão técnica, separando o planejamento e o controle da execução das tarefas.
A organização linear proporciona o máximo de especialização, sobretudo nos cargos de comando.
A organização linear é tão mais indicada que a funcional quanto maior for o tamanho da empresa.
Administração - Abordagens Neoclássicas da Administração - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Para tornarem-se competitivas, as organizações precisam buscar constantemente a eficiência operacional e a eficácia administrativa. A produtividade é a demonstração de eficiência operacional. Mas isto só não basta.
Para buscar a competitividade, uma das chaves do sucesso da organização é a satisfação do cliente. Em toda esta dinâmica organizacional há necessariamente os envolvimentos táticos, estratégicos e operacionais sempre sob a orientação das unidades administrativas ou departamentais. Dentro do complexo organizacional, a Administração por Objetivos (APO) é a forma de administrar na qual são fixados objetivos a serem alcançados em um período de tempo. É um processo em que objetivos comuns são definidos por gerentes e subordinados de acordo com uma ordem de relevância ou de prioridade. Para tanto, as organizações definem três níveis de objetivos hierarquicamente organizados, que são
I. Eficiência, Eficácia e Operacional.
II. Satisfação, Competitividade e Produtividade.
III. Organizacionais, Estratégicos e Táticos.
IV. Táticos, Estratégicos e Departamentais.
V. Estratégicos, Táticos e Operacionais.
Pode-se afirmar que está (ão) correta(s)
somente as proposições III e V.
apenas a proposição I.
apenas a proposição II e IV.
I, II, III, IV e V.
apenas a proposição V.
A respeito da estratégia de industrialização por substituição de importações (ISI), aplicada a economia brasileira nas três décadas subseqüentes à Grande Depressão, é correto afirmar que:
Na década de 1950 os valores sócio-econômicos passavam por grandes reformulações. Peter Drucker, observando as turbulências pelas quais o ambiente passava, lançou a obra A prática da administração de empresas, em 1954. Nessa obra foram propostos os princípios do que viria a se constituir uma nova abordagem da administração. Drucker afirmava que "gerir, portanto, significa gerir por objetivos". Ali começava a se configurar o que conhecemos hoje como:
O "sistema de administração em que os administradores subordinados participam ativamente com os seus superiores no estabelecimento de metas quantificáveis e mensuráveis de desempenho para um dado período de tempo, base para dirigir os vários esforços departamentais e para avaliar o desempenho de cada membro do departamento" é definido por L. Megginson, Donald Mosley e P. Pietri Jr. como:
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