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A partir da segunda metade do século XX, começa a verificar-se a erosão do modelo de Administração Púbica Burocrática, seja em função da expansão das funções econômicas e sociais do Estado, seja em face do desenvolvimento tecnológico e do fenômeno da globalização. Surge, então, o modelo da Administração Pública Gerencial, cujas características são:
A idéia de reengenharia do setor público conjuga as noções de reforma do Estado e reforma do Aparelho do Estado, ambas presentes no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Dentro desse conceito, cabe distinguir, no denominado Aparelho do Estado,
No que diz respeito ao controle de gestão de redes organizacionais, é correto afirmar:
A partir dos anos 90, ganha ênfase o conceito de reengenharia, concebido como uma intervenção estratégica para adaptar as organizações ao ambiente em que atuam, o qual caracteriza-se por
o paradigma do cliente não pode ser incorporado, pois as organizações públicas não estão orientadas para o mercado e não necessitam, assim, satisfazer a clientela destinatária dos serviços que prestam.
Constitui princípio basilar do conceito original de reengenharia
O Decreto-Lei no 200, que embasou a reforma administrativa de 1967, é considerado um avanço na busca de superação da rigidez burocrática e é tido como um marco na introdução da administração gerencial no Brasil. O referido diploma legal
9Constitui exemplo do enrijecimento burocrático sofrido pela Administração Pública contemporânea, após a edição da Constituição Federal de 1988,
Na Teoria Geral da Administração a variável pessoa recebeu maior ênfase na teoria:
da Contingência, da Burocracia e Estruturalista;
da Burocracia, da Administração Científica e da Contingência;
da Contingência, Neoclássica e das Relações Humanas;
Clássica, Neoclássica e das Relações Humanas;
das Relações Humanas, do Comportamento Organizacional e do Desenvolvimento Organizacional.
Herbert Simon, que escreveu um clássico da administração, teorizou que a racionalidade pressupõe a escolha, em um processo decisório, de alternativas possíveis. No entanto, alertou para o fato de que as pessoas tomam decisões baseadas apenas naqueles aspectos que conseguem perceber. Simon aponta, portanto, para a:
complementaridade das decisões.
racionalidade administrativa.
racionalidade limitada.
caracterização das decisões.
hierarquia das decisões.
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