Questões de Administração do ano 2007

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Julgue os seguintes itens, relativos ao processo de mudança organizacional.

O processo de mudança que visa o desenvolvimento organizacional tem como estratégia, primeiramente, descongelar o status quo existente na organização, proceder à mudança necessária e, depois, investir no recongelamento da nova realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, relativos ao processo de mudança organizacional.

As estruturas orgânicas influenciam positivamente no processo de inovação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, relativos ao processo de mudança organizacional.

Os agentes de mudanças internos (membros da organização) têm mais possibilidade de alcançar resultados satisfatórios no processo de mudança, uma vez que podem oferecer uma perspectiva objetiva dos aspectos que necessitam ser modificados, bem como das estratégias a serem implementadas para esse fim.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, relativos ao processo de mudança organizacional.

Algumas das barreiras à inovação estão relacionadas à formalização, centralização, normas e influências de poder na organização, que podem ser processuais — procedimentos e regulamentos —; de carências profissionais, de tempo, de recursos financeiros e informações e medo de risco, intolerância à ambigüidade, dogmatismo, inflexibilidade, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao Planejamento Estratégico, avalie as afirmativas:

I – É o mecanismo pelo qual a empresa organiza seus recursos e ações para alcançar seus objetivos.

II – É um processo formal e informal.

III –Missão e visão se confundem.

  • A.

    somente as afirmações I e II estão corretas;

  • B.

    somente as afirmações I e III estão corretas;

  • C.

    somente as afirmações II e III estão corretas;

  • D.

    somente a afirmação I está correta;

  • E.

    somente a afirmação II está correta.

Acerca da estratégia e do planejamento estratégico empresarial, assinale a opção correta.

  • A.

    A estratégia de desenvolvimento deve ser adotada quando as análises internas e externas indicam a predominância de pontos fortes e oportunidades na organização.

  • B.

    No diagnóstico estratégico, as oportunidades são as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a organização.

  • C.

    Ao estabelecer um processo de planejamento estratégico em uma organização, seu horizonte de prazo deverá ser mais curto do que o horizonte do planejamento tático.

  • D.

    Na análise do ambiente externo, as oportunidades identificadas já representam vantagem competitiva para a organização, independentemente do fato de haver condições ou interesse para aproveitá-las.

O planejamento estratégico é um processo gerencial que permite otimizar a relação entre a organização e seu ambiente, levando em conta tanto as condições internas como externas à empresa e sua evolução esperada. Como uma das principais ferramentas desse processo, a análise SWOT permite

  • A.

    identificar se o clima organizacional constitui um fator favorável ou desfavorável à adaptação da organização ao seu ambiente, subsidiando o processo de planejamento estratégico.

  • B.

    elaborar uma análise do cenário externo, identificando forças e fraquezas que podem favorecer ou dificultar o planejamento estratégico.

  • C.

    operacionalizar a visão estratégica da organização através da fixação de objetivos e de indicadores de acompanhamento que estabelecem o alinhamento entre o planejamento estratégico e o desempenho alcançado.

  • D.

    analisar em conjunto os pontos fortes e fracos da organização em sua interação com oportunidades e ameaças produzidas pelo ambiente, fornecendo informações para a elaboração do planejamento estratégico.

  • E.

    alinhar a Visão da organização com a sua Missão, de forma a tornar mais coerente o processo de planejamento estratégico.

Uma organização que está em processo de planejamento estratégico definiu uma nova missão e necessita implantar um novo Plano de Cargos e Salários. Neste caso ela deve:

  • A.

    proceder a um levantamento do nível médio de remuneração total dos profissionais da organização.

  • B.

    realizar um processo de Job Enrichment junto aos principais clientes e concorrentes.

  • C.

    contratar uma pesquisa salarial entre empresas do seu setor de atividades.

  • D.

    realizar uma investigação do tipo Job Matching entre os principais fornecedores.

  • E.

    realizar Brainstormings entre os níveis gerenciais da organização para determinar os novos níveis salariais.

Segundo Ansoff, a direção de desenvolvimento estratégico da empresa é caracterizada pela estratégia de carteiras e estratégia competitiva. Um dos componentes da estratégia de carteiras é o vetor de crescimento que indica que, se o produto e o mercado são existentes, o crescimento da empresa tem como direção

  • A.

    a penetração do mercado.

  • B.

    o desenvolvimento de mercados.

  • C.

    o desenvolvimento de produtos.

  • D.

    a diversificação de mercados.

  • E.

    a penetração e a diversificação de produtos.

As estratégias genéricas definidas por Porter para que uma empresa alcance a sua vantagem competitiva são

  • A.

    diferenciação; liderança de custo; e novos compradores.

  • B.

    entrantes potenciais; produtos substitutos; e concorrentes.

  • C.

    liderança de custo; entrantes potenciais; e serviços substitutos.

  • D.

    liderança de custo; diferenciação; e enfoque.

  • E.

    entrantes potenciais; enfoque; e liderança de custo.

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