Lista completa de Questões de Administração do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade e produtividade nas organizações.
O treinamento constante e em todos os níveis da organização constitui um dos princípios da qualidade propostos por Deming.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade e produtividade nas organizações.
Considerando a linha evolutiva da gestão da qualidade nas organizações, é correto afirmar que o controle estatístico da produção constitui etapa posterior ao controle total da qualidade.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 81 a 85, a respeito da gestão da qualidade e da reengenharia organizacional.
De acordo com Deming, a implantação da política da qualidade deve conter, entre seus princípios, a melhoria contínua, o estabelecimento de cotas numéricas e a dependência da inspeção em massa.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 81 a 85, a respeito da gestão da qualidade e da reengenharia organizacional.
O diagrama de causa e efeito, ferramenta muito utilizada para identificar as causas mais freqüentes dos problemas relacionados à qualidade na organização, é representado por um gráfico em que o eixo horizontal apresenta os problemas identificados e o eixo vertical apresenta a freqüência de cada problema.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 81 a 85, a respeito da gestão da qualidade e da reengenharia organizacional.
A reengenharia é o processo administrativo destinado a promover alterações na estrutura física do ambiente de trabalho por meio da realização de obras civis.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 81 a 85, a respeito da gestão da qualidade e da reengenharia organizacional.
Assim como na gestão da qualidade em serviços, as mudanças promovidas pela reengenharia têm como um de seus objetivos melhorar o atendimento das necessidades dos clientes.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das novas tecnologias gerenciais de reengenharia e qualidade, assinale a opção correta.
A implantação da melhoria contínua é um dos grandes objetivos do processo de reengenharia.
Enquanto no setor privado as políticas de qualidade são voltadas para a excelência no atendimento a todos os cidadãos, no setor público elas têm o objetivo de aumentar a competitividade com a finalidade de obtenção, manutenção e expansão do mercado.
O ciclo PDCA (planejar, fazer, checar e agir) é a metodologia mais empregada nos processos de reengenharia.
A cultura organizacional tende a ser um dos maiores facilitadores na implantação do processo de reengenharia, principalmente no setor público, onde há uma grande flexibilidade no sistema hierárquico.
A reengenharia requer uma reestruturação radical dos processos empresariais, para que sejam alcançadas melhorias drásticas em indicadores de desempenho como custos, atendimento e velocidade.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação aos conceitos gerais de administração e à legislação administrativa brasileira, julgue os itens de 105 a 109.
Entre os novos paradigmas da administração, destaca-se o que se convencionou denominar downsizing, tendência em foco a partir de meados dos anos 80 do século passado, que se caracteriza pelo alargamento da hierarquia, aumento dos quadros de chefia e concentração dos poderes de decisão.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A filosofia da melhoria contínua possui como sua mais conhecida representação o ciclo PDCA. Assinale a opção correta com relação a esse ciclo.
É um método gerencial para a promoção da melhoria contínua que contempla, em suas etapas, atividades para definir metas e métodos, educar e treinar, executar a tarefa e coletar dados, verificar resultados e agir corretivamente.
É um processo de grupo em que os indivíduos emitem idéias de forma livre, sem críticas, no menor espaço de tempo possível.
É uma ferramenta de representação das possíveis causas que produzem um determinado efeito.
É um tipo específico de gráfico de controle que serve para acompanhar a variabilidade de um processo, identificando suas causas comuns e especiais.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do BSC (balance scorecard), julgue os itens subseqüentes.
O BSC é uma ferramenta que traduz a missão e a estratégia das organizações em um conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...