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Para um perfeito arranjo da estrutura organizacional, especialmente da alocação do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Carlos, Gerente de RH da Empresa X, mapeou as seguintes possibilidades sobre o DRH:
I - é contingencial;
II - pode ser centralizado;
III - pode ser descentralizado;
IV - pode se situar a nível institucional.
São características do DRH como órgão cujo objetivo é auxiliar no processo de máxima eficiência e eficácia:
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Acerca da dinâmica, do comportamento e dos processos organizacionais, julgue os itens que se seguem.
Comparada à organização centralizada, a organização descentralizada apresenta vantagens, como a criatividade na busca de soluções e a agilidade na tomada de decisões, e desvantagens, como a comunicação mais dispersa e a tendência à duplicação de atividades.
Considerando os conceitos e aplicações gerais de administração, julgue os itens de 81 a 92.
Uma vantagem da organização do tipo linha (staff) é a disponibilização de serviços especializados, em uma época de forte competição, sem interferência da autoridade principal. Os serviços oferecidos podem ser implementados segundo a conveniência e a oportunidade de cada órgão ou setor da entidade.
Considerando os conceitos e aplicações gerais de administração, julgue os itens de 81 a 92.
A subdivisão das atividades de uma organização pode resultar do aumento de suas dimensões e áreas de atuação. Nesse sentido, no Poder Judiciário, ao se criarem os juizados especiais, é correto que se tenha levado em conta tanto o critério do tipo de serviço quanto o de categoria de usuário.
Considerando os conceitos e aplicações gerais de administração, julgue os itens de 81 a 92.
Para o exercício do controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário, foi criado o Conselho Nacional de Justiça, que substituiu o Tribunal de Contas da União nesse papel.
O que caracteriza uma estrutura organizacional de tipo matricial é:
a constituição de uma equipe heterogênea de especialistas em diferentes áreas, que são deslocados de suas funções habituais para se dedicarem a uma tarefa específica.
a combinação de formas de departamentalização funcional e de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional.
a delegação de autoridade e responsabilidade às equipes, que se tornam autônomas e auto-suficientes para decidir sobre seu trabalho.
a reunião de especialistas em torno de atividades similares, agrupadas e identificadas de acordo com os seus fins.
a combinação de órgãos de linha, diretamente relacionados aos objetivos vitais da empresa e de órgãos de staff que apóiam os primeiros.
Uma empresária com de 37 anos de idade, fundadora da empresa Jonas & Cia., uma firma de consultoria de marketing e relacionamento com a mídia, em Santa Cruz, Rio Grande do Sul, com dois anos de operação, descobriu que alguns dos seus 15 funcionários levavam queixas a um consultor sênior da empresa e não a ela. A empresária, dona dessa pequena empresa, sabia da importância que é a troca de informações e como essas informações fluem dentro de sua empresa. Perturbada com o fato de que não era o centro das informações em sua firma, a empresária criou um novo cargo — planejador de avaliações —, com a atribuição de manter todas as pessoas, incluindo a dona da empresa, bem informadas sobre os fatos relacionados à empresa e à relação de cada trabalhador e seus questionamentos com a empresa. O planejador de avaliações manteria também a empresária informada sobre os problemas e o fluxo de todas informações.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
É correto inferir que, por se tratar de uma empresa pequena, a padronização é um dos principais mecanismos de coordenação dessa organização.
Uma empresária com de 37 anos de idade, fundadora da empresa Jonas & Cia., uma firma de consultoria de marketing e relacionamento com a mídia, em Santa Cruz, Rio Grande do Sul, com dois anos de operação, descobriu que alguns dos seus 15 funcionários levavam queixas a um consultor sênior da empresa e não a ela. A empresária, dona dessa pequena empresa, sabia da importância que é a troca de informações e como essas informações fluem dentro de sua empresa. Perturbada com o fato de que não era o centro das informações em sua firma, a empresária criou um novo cargo — planejador de avaliações —, com a atribuição de manter todas as pessoas, incluindo a dona da empresa, bem informadas sobre os fatos relacionados à empresa e à relação de cada trabalhador e seus questionamentos com a empresa. O planejador de avaliações manteria também a empresária informada sobre os problemas e o fluxo de todas informações.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O evento presente na situação descrita mostra como a estrutura formal pode ser facilmente suplementada pela estrutura informal.
Uma empresária com de 37 anos de idade, fundadora da empresa Jonas & Cia., uma firma de consultoria de marketing e relacionamento com a mídia, em Santa Cruz, Rio Grande do Sul, com dois anos de operação, descobriu que alguns dos seus 15 funcionários levavam queixas a um consultor sênior da empresa e não a ela. A empresária, dona dessa pequena empresa, sabia da importância que é a troca de informações e como essas informações fluem dentro de sua empresa. Perturbada com o fato de que não era o centro das informações em sua firma, a empresária criou um novo cargo — planejador de avaliações —, com a atribuição de manter todas as pessoas, incluindo a dona da empresa, bem informadas sobre os fatos relacionados à empresa e à relação de cada trabalhador e seus questionamentos com a empresa. O planejador de avaliações manteria também a empresária informada sobre os problemas e o fluxo de todas informações.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Na situação hipotética em apreço, o consultor sênior possui maior poder de referência junto aos funcionários que a dona da empresa.
Uma empresária com de 37 anos de idade, fundadora da empresa Jonas & Cia., uma firma de consultoria de marketing e relacionamento com a mídia, em Santa Cruz, Rio Grande do Sul, com dois anos de operação, descobriu que alguns dos seus 15 funcionários levavam queixas a um consultor sênior da empresa e não a ela. A empresária, dona dessa pequena empresa, sabia da importância que é a troca de informações e como essas informações fluem dentro de sua empresa. Perturbada com o fato de que não era o centro das informações em sua firma, a empresária criou um novo cargo — planejador de avaliações —, com a atribuição de manter todas as pessoas, incluindo a dona da empresa, bem informadas sobre os fatos relacionados à empresa e à relação de cada trabalhador e seus questionamentos com a empresa. O planejador de avaliações manteria também a empresária informada sobre os problemas e o fluxo de todas informações.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O cargo criado pela proprietária pode ser totalmente dispensável na estrutura da organização, uma vez que atende somente às suas necessidades de controle e centralização das decisões e informações.
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