Questões de Administração do ano 2008

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Percepções de injustiça em processos de recrutamento e seleção tendem a emergir quando critérios avaliativos cognitivos e comportamentais são estabelecidos de forma ambígua.

  • C. Certo
  • E. Errado

Técnicas vivenciais como dinâmica de grupo são recomendadas quando se almeja avaliar o domínio dos candidatos de conhecimentos imprescindíveis ao bom desempenho no cargo vacante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em seleções integradas por um número elevado de candidatos, técnicas que exigem maior interação entre avaliado e avaliador são freqüentemente usadas no início do processo, ao passo que aquelas que demandam menor interação tendem a ser usadas mais ao final.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um mundo em constante transformação, os processos de recrutamento e seleção passam a enfatizar atitudes e comportamentos que exprimem maior flexibilidade profissional, como, por exemplo, a capacidade de aprender a aprender.

  • C. Certo
  • E. Errado

Critérios precisos devem ser usados mesmo nos casos de seleção cujo foco consiste na avaliação de aspectos mais subjetivos, como atitudes, crensas e comportamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração financeira, de material e de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.

O recrutamento externo é o processo de captação de recursos humanos que privilegia os próprios trabalhadores da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O diretor de Marketing de uma indústria de artigos de pesca, preocupado em conhecer as características que afetam o comportamento do seu consumidor, deveria avaliar que

  • A.

    os fatores psicológicos que influenciam na decisão do comprador são representados pelos grupos de referência, a família, os papéis sociais e o status.

  • B.

    a cultura é o principal determinante dos desejos e do comportamento de uma pessoa.

  • C.

    a busca por informações é a primeira etapa do processo de decisão do comprador.

  • D.

    a tangibilidade é uma das características que influenciam na taxa de adoção de uma inovação.

  • E.

    o comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida envolve baixo envolvimento do consumidor e poucas diferenças significativas entre as marcas.

Uma das competências que o profissional de Recursos Humanos deve ter para o planejamento de programas de treinamento é a habilidade de disseminar valores, como o da cooperação.

A técnica de desenvolvimento organizacional, tipo desenvolvimento de equipes, tem as seguintes características:

  • A.

    reune grupos chamados T-Groups (grupos de treinamento) que são treinados para aumentar a capacidade quanto às suas habilidades de relacionamento interpessoal; seu nível de intervenção é intrapessoal;

  • B.

    envolve uma modificação comportamental na qual funcionários de vários níveis e áreas da organização se reúnem sob a coordenação de um líder e criticam-se mutuamente; implica no envolvimento com a filosofia, as políticas e a missão da organização;

  • C.

    visa ao autodiagnóstico das relações interpessoais e concentra-se nos estilos e conteúdos das comunicações; seu objetivo é identificar hábitos destrutivos de comunicação;

  • D.

    envolve uma retroinformação a respeito da mudança alcançada em um setor; parte do princípio de que o indivíduo que recebe maior quantidade de dados terá maior criatividade;

  • E.

    consiste em uma investigação sistemática e conjunta sobre certo problema gerencial; é aplicado de cima para baixo, começando na cúpula da organização.

Na sociedade do conhecimento, o capital intelectual é o principal diferencial competitivo das organizações. O setor de Treinamento lida com pessoas, isto é, com aprendizagem no nível individual.

As quatro etapas de um processo de treinamento sistemático e contínuo, são:

  • A.

    definição da missão, escolha dos objetivos pelas equipes, reforço e alinhamento organizacional para melhoria;

  • B.

    criação de um sentimento de mudança, implementação da mudança, estabilização da mudança e avaliação da mudança;

  • C.

    levantamento das necessidades, elaboração do programa, implementação e avaliação;

  • D.

    análise organizacional, análise dos recursos humanos, análise dos cargos e análise do treinamento;

  • E.

    motivação do time de trabalho, retroação, aplicação da filosofia adotada e avaliação dos resultados.

Acerca da administração de pessoal e de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

O maior objetivo do recrutamento é escolher e classificar os candidatos mais adequados às necessidades dos cargos e da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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