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Ao assumir uma nova posição como administrador, um empregado de determinada organização se defrontou com as seguintes situações: diversos empregados desenvolviam sua própria maneira de elaborar as planilhas de prestação de contas que deveriam ser submetidas ao departamento financeiro; os empregados estavam frustrados com a remuneração recebida no desempenho de suas atividades. A principal medida adotada pelo novo administrador foi instituir um programa de cargos e salários com o objetivo de avaliar o mérito de cada empregado por meio de uma avaliação de desempenho do tipo escala gráfica. Essa reestruturação de cargos demandou uma nova estrutura organizacional, com a criação de dois novos departamentos. Esses novos departamentos estão em conflito, pois se consideram merecedores do recebimento da maior parte da provisão de recursos previstos.
Com relação à situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir, de acordo com as teorias da administração.
Caso o administrador adote uma liderança liberal, as questões serão debatidas e decididas pelo grupo.
No contexto de Gestão de Pessoas, é necessário que estas assumam um papel mais de colaboradoras do que subordinadas, pois é imprescindível a sua adesão aos objetivos organizacionais. Assim, o gestor de pessoas tem que desempenhar o papel de líder. Marque a alternativa CORRETA.
McGregor descreve a Teoria Gerencial Convencional, denominando-a de Teoria "Y", que corresponde às propostas da Escola de Administração Científica. A ideologia da Teoria "Y" afirma que o ser humano é avesso ao trabalho e o evitará sempre que puder.
Muitos alegavam que a expressão Recursos Humanos não é a mais adequada para referirse aos indivíduos que atuam nas organizações. Surge, então, a expressão Gestão de Pessoas. Porém, muitos consideram que mudar a denominação não altera o fato de esses indivíduos continuarem a ser considerados um recurso e explorados como tal. A mudança, apenas da denominação, visa ocultar esse aspecto.
Argyris se contrapôs à idéia de adaptar as estruturas organizacionais às necessidades psicológicas e motivacionais dos indivíduos, tendo em vista que isso não traria maiores ganhos para a efetivação dos objetivos organizacionais.
O Modelo Político de Gestão de Pessoas se tangencia ao Modelo Instrumental, sobretudo pela incorporação da idéia de conflito e divergência, tendo em vista os diferentes interesses dos atores organizacionais.
O Sistema de Aplicação abrange todas as atividades realizadas com a finalidade de criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para a atuação das pessoas.
Julgue os itens seguintes, que tratam de administração de material, administração de recursos humanos e administração financeira.
O gerente de pessoas pode utilizar-se do conteúdo inicial de uma tarefa como método de promoção da socialização organizacional.
Administração - Liderança - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
João é gerente de marketing na Cia XYZ. Sabendo que a natureza do trabalho de sua equipe exige criatividade e flexibilidade, João dá total liberdade ao grupo para tomar decisões, atuando somente quando solicitado. As tarefas são divididas pelos próprios membros da equipe, com a mínima intervenção de João. Pode-se afirmar que João adota um estilo de liderança
democrática.
autocrática.
comportamental.
liberal.
despreparada.
De acordo com as teorias da liderança, os líderes podem ser agrupados em três estilos diferentes. Assinale a opção que corresponde ao comportamento típico de um líder de estilo liberal.
Tanto a divisão das tarefas como a escolha dos colegas ficam por conta do grupo, sem a participação do líder.
As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e assistido pelo líder.
O líder determina qual tarefa cada um deverá executar e qual o seu companheiro de trabalho.
O próprio grupo esboça providências e técnicas para atingir o alvo com o aconselhamento técnico do líder. As tarefas ganham novos contornos com os debates.
As funções de um Administrador envolvem Planejamento, Organização, Direção e Controle. A função Organização tem como uma de suas etapas a formalização. Assinale abaixo a pergunta que se relaciona à etapa de formalização de uma organização:
Quantos indivíduos um gerente pode comandar com eficiência e eficácia?
Em que base os trabalhos são agrupados?
Em que medida haverá regras e regulamentos para comandar os funcionários e gerentes?
Quantos níveis hierárquicos e quantos departamentos têm esta empresa?
Liderança é a
autoridade legal necessária para o exercício eficiente da direção de uma organização.
capacidade de imitar e até mesmo superar os comportamentos de outros de forma espontânea.
capacidade de forçar alguém a fazer alguma coisa, mesmo que ela não o deseje.
qualidade de propor mudanças na condução dos processos organizacionais sem forçar a sua aceitação pelos demais.
capacidade de influência interpessoal exercida por meio da comunicação, visando a um objetivo específico.
Julgue os próximos itens com relação a poder, liderança e aprendizagem nas organizações. Liderança é definida como a influência exercida por aqueles que possuem autoridade formal na organização.
Ainda sobre liderança, podemos contextualizar que a ética toca a questão da liderança de diversas maneiras. Portanto é correto afirmar que:
1) Os líderes transformacionais, por exemplo, são acusados de restringir a virtude moral ao mesmo tempo que tentam manipular as atitudes e o comportamento de seus liderados.
2) Os líderes carismáticos sem ética têm maior probabilidade de utilizar seu carisma para aumentar seu poder sobre os liderados, em proveito próprio.
3) Os líderes transformacionais, por exemplo, são acusados de enaltecer a virtude moral e ao mesmo tempo que tentam manipular, de forma positiva, as atitudes e o comportamento de seus liderados.
4) Os líderes transformacionais, por exemplo, são acusados de enaltecer a virtude moral e ao mesmo tempo que tentam manipular, de forma negativa, apenas em interesses próprios, as atitudes dos seus liderados.
5) Os líderes carismáticos com ética têm maior probabilidade de utilizar seu carisma para aumentar seu poder sobre os liderados, em proveito próprio.
Está correto apenas o que se afirma em:
1 e 3.
3 e 5.
1 e 5.
2 e 3.
3 e 4.
Entende-se como autoritarismo organizacional:
Um estilo de personalidade caracterizado por uma atitude em face da autoridade.
Princípio da igualdade natural em que prevalecem o respeito e a justiça.
Valor moral que prioriza a justiça do grupo.
Um estilo de personalidade caracterizado pelo princípio ético do assédio moral.
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