Questões de Administração do ano 2009

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As afirmativas descritas a seguir são críticas geralmente feitas à Escola de Relações Humanas. Entre elas, assinale a única alternativa INCORRETA.

  • A.

    Visualização apenas parcial dos problemas das relações industriais.

  • B.

    Pecou pela ingenuidade e pela concepção romântica do operário.

  • C.

    Limitado campo experimental da escola.

  • D.

    Excesso de ênfase aos grupos informais.

  • E.

    Extremo pragmatismo e racionalismo na concepção do processo de supervisão.

A postura perante o cliente ou colegas de trabalho deve sempre ser norteada pelos seguintes fatores:

  • A.

    atitudes voltadas ao nível de intimidade com o cliente ou colegas, o que significa que o aumento do conhecimento requer diferentes formas de tratamento, mais pessoal.

  • B.

    comportamento amistoso e agradável, sempre atento às regras gerais da boa educação que costumam ser fortes referências de como se comportar na vida profissional.

  • C.

    sinceridade acima de tudo, mesmo que isso signifique reclamar e falar mal da empresa na qual você trabalha fazendo com que o cliente tenha confiança em você.

  • D.

    comportamento desinteressado ou da forma mais rápida e impessoal é o aconselhado, para que o tempo gasto no atendimento não prejudique o andamento do trabalho.

Acerca de teoria geral da administração, relações humanas e gestão de pessoas, julgue os itens de 55 a 60.

A escola das relações humanas nasceu a partir das experiências de Elton Mayo. Tais experiências possibilitaram revelar, entre outros aspectos, a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos, o que possibilitou certas deduções acerca da organização informal. Para Mayo, a organização informal é aquela não formalmente constituída, na qual os indivíduos comercializam produtos e(ou) serviços sem a devida autorização legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das teorias mais conhecidas sobre motivação é a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow. Segundo esta teoria, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis hierárquicos. Estes níveis hierárquicos de necessidades são, do mais baixo ao mais alto, em ordem:

  • A.

    Fisiológicas, sociais, segurança, estima, autorealização.

  • B.

    Segurança, sociais, estima, auto-realização, autopreservação.

  • C.

    Auto-realização, sociais, estima, segurança, fisiológicas.

  • D.

    Fisiológicas, segurança, sociais, estima, autorealização.

Na teoria motivacional de Maslow, a necessidade das pessoas de se sentirem valorizadas pelos que as rodeiam representa o tipo de necessidade

  • A.

    fisiológica.

  • B.

    de estima.

  • C.

    de segurança.

  • D.

    social.

  • E.

    de auto-realização.

Segundo Herzberg, que ressaltou a importância da motivação no trabalho, a possibilidade de aumento de status ou mesmo de posição social é uma determinante motivacional associada

  • A.

    ao desenvolvimento pessoal.

  • B.

    à realização.

  • C.

    à possibilidade de crescimento.

  • D.

    ao trabalho em si.

  • E.

    à responsabilidade.

Acerca da divisão do trabalho e da departamentalização, julgue os itens seguintes.

Segundo a teoria de Hezberg, pode-se obter o enriquecimento de tarefas na divisão do trabalho mediante o aumento do valor da hora trabalhada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, a respeito do comportamento humano nas organizações, das teorias de motivação e do comprometimento e da satisfação com o trabalho.

O administrador público, buscando atuar alinhado com um estilo de liderança pautado em pressupostos de motivação propostos por Maslow, deve assegurar, como primeiro aspecto que motivará o seu subordinado, a garantia de atendimento das necessidades que geram o comprometimento e a satisfação do grupo no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, a respeito do comportamento humano nas organizações, das teorias de motivação e do comprometimento e da satisfação com o trabalho.

Considerando a teoria dos dois fatores de Hezberg, existem duas formas de motivar os empregados: uma pautada em uma ação mais dura, voltada apenas para aspectos financeiros (fator X), e outra mais participativa, voltada para aspectos de socialização (fator Y).

  • C. Certo
  • E. Errado

Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:

Em relação às três visões sobre a gestão de conflitos nas organizações, expressas por ROBBINS, Stephen Paul (Comportamento Organizacional. 9a ed. São Paulo):

I. De acordo com a visão tradicional, todo conflito é negativo e, portanto, deve ser evitado, pois resulta de uma falha de comunicação ou falta de confiança entre as pessoas.

II. A visão interacionista propõe que o conflito pode ser uma força positiva, defendendo abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo.

III. Segundo a perspectiva humanista, os conflitos surgem por falta de abertura e de confiança entre as pessoas, resultante de um fracasso dos administradores em atender às necessidades e às aspirações de seus funcionários.

IV. A principal contribuição da abordagem tradicional é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito, o suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo.

V. A abordagem das relações humanas argumenta que o conflito é uma consequência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

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