Questões de Administração do ano 2009

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Ao assumir uma nova posição como administrador, um empregado de determinada organização se defrontou com as seguintes situações: diversos empregados desenvolviam sua própria maneira de elaborar as planilhas de prestação de contas que deveriam ser submetidas ao departamento financeiro; os empregados estavam frustrados com a remuneração recebida no desempenho de suas atividades. A principal medida adotada pelo novo administrador foi instituir um programa de cargos e salários com o objetivo de avaliar o mérito de cada empregado por meio de uma avaliação de desempenho do tipo escala gráfica. Essa reestruturação de cargos demandou uma nova estrutura organizacional, com a criação de dois novos departamentos. Esses novos departamentos estão em conflito, pois se consideram merecedores do recebimento da maior parte da provisão de recursos previstos.

Com relação à situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir, de acordo com as teorias da administração.

Ao valorizar a meritocracia como forma de promoção, o administrador estará se pautando na teoria da burocracia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima e da ciência da administração, julgue os itens de 11 a 20.

No Brasil, o sucesso da condução das ações do Protocolo de Kyoto depende da adoção de um modelo de administração pública gerencial, haja vista essa nova forma de condução da coisa pública caracterizar um claro rompimento com o modelo da administração burocrática, negando seus princípios.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Teoria Burocrática de Organização tem como princípio fundamental a busca da racionalidade. Suas características são descritas no tipo ideal de burocracia de Max Weber que inclui:

  • A.

    Regras escritas exaustivas, comunicação formal, hierarquização como base do processo decisorial.

  • B.

    Dificuldades no relacionamento com o público, excesso de papel.

  • C.

    Regras escritas exaustivas, comunicação informal, pessoalidade nas relações.

  • D.

    Hierarquização como base do processo decisorial e dificuldades no relacionamento com o público.

Considerando os modelos teóricos de Administração Pública, é incorreto afi rmar que, em nosso país:

  • A.

    o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrático incorporasse valores de efi ciência, efi cácia e competitividade.

  • B.

    o patrimonialismo pré-burocrático ainda sobrevive, por meio das evidências de nepotismo, gerontocracia e designações para cargos públicos baseadas na lealdade política.

  • C.

    a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores públicos, a linguagem e as ferramentas da administração privada.

  • D.

    no Núcleo Estratégico do Estado, a prevalência do modelo burocrático se justifica pela segurança que ele proporciona.

  • E.

    tal como acontece com o modelo burocrático, o modelo gerencial adotado também se preocupa com a função controle.

O estudo das experiências de reformas administrativas havidas em nosso país permite concluir, acertadamente, que:

  • A.

    a retórica da reforma dos anos 1930 avançou do ponto de vista dos princípios políticos que a orientaram, a saber: participação, accountability e controle social.

  • B.

    a tentativa de modernização do aparelho de Estado, especialmente a da década de 1960, teve como consequência o fortalecimento da administração direta, em detrimento da administração indireta.

  • C.

    no sentido weberiano do termo, o Brasil nunca chegou a ter um modelo de burocracia pública consolidada.

  • D.

    ao contrário de outros países, o modelo de nova gestão pública, adotado a partir dos anos 1990, possuiu inspiração autóctone e em nada se valeu das experiências britânica e estadunidense.

  • E.

    a partir da década de 1990, caminhamos rumo a uma nova administração pública, de caráter gerencialista, visando consolidar o ideário keynesiano e o estado do bem-estar social.

Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:

Com relação às características da burocracia segundo Max Weber:

I. Existência de regras abstratas, às quais estão vinculados os detentores do poder, o aparelho administrativo e os dominados define a dominação racional- legal, é o fundamento do modelo burocrático.

II. Toda organização burocrática se baseia na hierarquia, na divisão do trabalho, na separação entre pessoa, cargo e funções exercidas de modo continuado e com base em documentos escritos.

III. O domínio burocrático é legitimado pelo reconhecimento dos poderes e das qualidades excepcionais do chefe, e o seu aparelho consiste, tipicamente, no grupo dos 'discípulos', isto é, dos indivíduos escolhidos pelo chefe entre os membros da comunidade.

IV. A burocracia, segundo Weber, é uma instituição política bem sucedida na medida em que seu quadro administrativo mantenha com êxito a pretensão ao monopólio efetivo da coação física para a manutenção da ordem vigente.

V. O pessoal empregado por uma estrutura administrativa burocrática submete-se a uma relação contratual e, em virtude de suas específicas qualificações técnicas, é recompensado através de um salário estipulado em dinheiro, tem uma carreira regulamentada e considera o próprio trabalho como uma ocupação em tempo integral.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

De acordo com a teoria da burocracia, julgue os itens subsequentes.

Na burocracia weberiana, o funcionário tem determinada a sua forma de agir, de acordo com rotinas preestabelecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a teoria da burocracia, julgue os itens subsequentes.

A necessidade de documentar e formalizar todas as comunicações, por escrito, pode conduzir ao excesso de formalismo e documentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a teoria da burocracia, julgue os itens subsequentes.

A burocracia weberiana é uma forma de organização cujas consequências desejadas se resumem à previsibilidade do comportamento das pessoas que nela atuam.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a teoria da burocracia, julgue os itens subsequentes.

Fila constante, em frente aos postos de atendimento das organizações, inclui-se entre as características da teoria da burocracia weberiana.

  • C. Certo
  • E. Errado
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