Lista completa de Questões de Administração do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A matriz desenvolvida pela empresa norte-americana de consultoria BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta que ajuda a selecionar estratégias de crescimento de acordo com a participação dos produtos e serviços no mercado. Com relação a essa ferramenta, assinale a opção correta.
As organizações não devem investir em produtos do tipo vaca leiteira, pois esses produtos requerem alto investimento, mas apresentam baixa perspectiva de retorno.
Produtos do tipo vaca leiteira possuem pequena participação no mercado, mas possuem grande potencial de crescimento.
Em mercados estabilizados, produtos do tipo estrela possuem grande participação, mas pequenas taxas de crescimento.
Produtos do tipo vira-latas ou abacaxi possuem grande participação no mercado, mas não apresentam potencial de crescimento.
Produtos do tipo ponto de interrogação possuem grande potencial de crescimento, mas ainda apresentam pequena participação no mercado.
O conjunto de processos que regulam a relação que os atores mantêm com a empresa (stakeholders) e a forma com que a administração dessa empresa é dirigida denomina-se
modelo participativo de gestão.
inovação informacional.
governança corporativa.
ética comportamental.
probidade administrativa.
Para gerenciar as remunerações e os benefícios dos empregados, as empresas podem optar por sistemas centrados em diversas formas de diferenciação entre as pessoas e o trabalho, a partir de uma filosofia a ser desenvolvida pela organização ou a partir de mecanismos aleatórios, não planejados. Acerca da gestão das remunerações nas organizações, assinale a opção correta.
Em uma política salarial, os salários são administrados dentro da empresa por faixas, distribuídas em uma tabela salarial. Para isso, é necessário definir quando e como alguém pode ser enquadrado em uma faixa salarial, o que restringe a promoção a um mecanismo vertical.
Avaliar se um modelo de remuneração estratégica se autofinancia é um dos critérios usados para indicar se esse modelo é eficiente.
A promoção consiste em uma forma de evolução na carreira, pois o ocupante de um cargo pode desenvolver novas competências que não dependem necessariamente de uma evidência formal da aquisição de novas qualificações.
Os sistemas salariais, quando bem elaborados, são insuscetíveis à volatilidade do mercado.
A implantação de modelos de remuneração estratégica fixa níveis iguais de remuneração associados aos níveis organizacionais.
Determinada empresa de manufatura vem tendo problemas financeiros devido ao aumento da competitividade. A sua diretoria, representada pelo presidente João Marco, optou por cortes de pessoal para reduzir os custos variáveis e encarregou o gerente de recursos humanos, Luís Cláudio, de efetivar as demissões. Luís Cláudio, após uma análise do quadro de pessoal da empresa, decidiu iniciar o processo em um grupo de nove empregados da área de informática, que, após a informatização da empresa, estava com capacidade ociosa. Apesar de a empresa não apresentar uma política planejada de gestão do desempenho, Luís Cláudio decidiu pautar as demissões por esse critério. Para tanto, ele tomou as seguintes decisões: escolheu uma sexta-feira para informar ao grupo sobre a demissão e chamou cada empregado pessoalmente para dar a notícia. Ele iniciava a conversa dando devolução da avaliação de desempenho do demitido, ressaltando os pontos fracos, a fim de justificar a demissão.
A respeito dessa situação hipotética e da avaliação de desempenho, assinale a opção correta.
Os termos critérios ou indicadores na avaliação de desempenho dizem respeito às definições e à operacionalização do bom desempenho, anteriores ao ciclo de avaliação.
A situação descrita retrata o uso adequado da avaliação de desempenho, pois a demissão fundamentada de empregados minimiza a percepção de injustiça.
A avaliação de desempenho é caracterizada pelo processo no qual o avaliador observa e registra os comportamentos e(ou) resultados, remove obstáculos ao desempenho satisfatório, discute objetivos e planeja ações para melhorar os níveis de produtividade do empregado.
Os dados acerca do desempenho no trabalho servem para aferir os níveis de produtividade organizacional quando são concebidos como somatório.
Os resultados da avaliação de desempenho não devem ser usados para fins de demissão de funcionários, o que desvirtua a filosofia da avaliação.
Acerca das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas, assinale a opção correta.
A gestão de pessoas se torna estratégica na medida em que consegue implantar as ações para adequar as pessoas às suas atividades e promover a qualidade de vida nas organizações.
A área de gestão de pessoas pode orientar políticas e ações, visando à aquisição das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.
A área de gestão de pessoas privilegia a especialização e a manutenção de cargos com tarefas bem definidas.
Cada atividade da área de gestão de pessoas deve estar integrada verticalmente somente, de modo a se alinhar às demais funções, ações e atividades desenvolvidas pela organização.
A filosofia da empresa é mais duradoura e estável, e, por isso, as políticas de recursos humanos devem primar pelo mesmo pressuposto.
Ricardo foi designado para elaborar o planejamento estratégico de uma organização pública e, em determinado momento, optou pela técnica de planejamento de cenários. Essa técnica permite
escolher os objetivos globais que se pretende alcançar a longo prazo.
mapear as condições do ambiente externo da organização no sentido de fazer um conjunto de previsões.
analisar os recursos de que a empresa dispõe para as suas atuais operações.
analisar a estrutura organizacional de forma a estabelecer a divisão de trabalho entre departamentos e unidades.
avaliar o desempenho da empresa em termos de lucratividade e inovação.
Os conceitos de planejamento estratégico são de fundamental importância para as relações públicas, sendo o planejamento da comunicação organizacional uma de suas principais atividades. Com relação ao planejamento estratégico e à comunicação organizacional, assinale a opção correta.
O planejamento estratégico obedece a regras e a modelos bastante rígidos para o seu desenvolvimento, o que implica uma única maneira de implantação.
A gestão estratégica da comunicação organizacional também é uma etapa do planejamento, apesar de estar relacionada com a implantação do plano.
Planejamento é um documento escrito, resultante de um processo de discussão e de pesquisas realizadas.
Cada área da comunicação obedece a um planejamento próprio na organização, na medida em que cada uma delas atua com técnicas diferentes.
A construção de um diagnóstico estratégico para a organização é a etapa final do processo de planejamento organizacional.
Considerando que plano, projeto e programa são instrumentos do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.
Planejamento é um processo e, como tal, cada uma de suas fases requer orientação metodológica.
O Planejamento pode ser considerado a partir de diferentes abordagens. Ao se falar em planejamento participativo pode-se dizer que
I. envolve um contínuo processo coletivo, numa deliberada e amplamente discutida construção de um futuro, na qual um maior número possível de membros de todas as categorias que constituem a comunidade tomam parte ativa.
II. sua ação é conjunta e se assenta nas relações dos homens entre si e com a sociedade.
III. a visão de homem e de mundo vai informar novas valorações nas dimensões humana, cultural e política.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Em relação à estrutura e ao processo organizacional e à organização administrativa, julgue os itens a seguir.
A elaboração de indicadores é uma das atividades próprias do processo organizacional desenvolvidas na fase de planejamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...