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Sobre planejamento, assessoramento e acompanhamento na elaboração de projetos, analise as assertivas abaixo.
I. A assessoria, atividade considerada instrumental, normalmente, não tem vínculo empregatício, podendo-se atuar como prestador de serviço à organização demandatária. II. A análise da realidade, que por vezes se concentra numa determinada situação problema, não facilita no contexto do planejamento. III. O acompanhamento de processo de trabalho de uma organização ou grupo aponta possibilidades, limites e alternativas quanto ao projeto pretendido. É correto o que se afirma emI e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
I, apenas.
Sobre um projeto não é correto afirmar que:
é um esforço temporário empreendido para criar um produto.
é limitado ao desenvolvimento de um novo produto ou serviço.
pode envolver uma única pessoa.
pode envolver uma única ou múltiplas unidades organizacionais.
cria um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Segundo Ricardo Vargas, conhecer as fases do ciclo de vida de um projeto proporciona vários benefícios e considerações, exceto:
permite ao time do projeto um melhor controle do total de recursos gastos para atingir metas estabelecidas.
permite avaliar uma série de similaridades entre projetos.
permite que seja indicado os elementos-chave do escopo do projeto.
permite verifi car se a incerteza relativa aos prazos e custos tende a diminuir com o término de cada fase.
permite verifi car se as características do projeto tendem a mudar com a conclusão de cada fase.
É considerada característica de um projeto bem sucedido:
ficar abaixo do orçamento previsto.
terminar antes do prazo.
o cliente ser surpreendido pela qualidade do resultado do projeto.
ser realizado conforme o planejado.
consumir menos materiais e pessoas.
Considerando diferenças básicas entre projetos de implementação e projetos de desenvolvimento, marque a característica de projetos de desenvolvimento:
organização de recursos humanos orientada para tarefas.
estilo de liderança baseado em comandos e controle.
avanço que visa à redução da incerteza, medido através de indicadores.
processo relativamente linear.
sistema de informações altamente estruturado.
O modelo de maturidade para gerenciamento de projetos, proposto por Darcy Prado, apresenta a seguinte classificação por níveis:
Nível 1: Inicial Nível 2: Gerenciado Nível 3: Definido Nível 4: Quantitativamente Gerenciado Nível 5: Otimizado.
Nível 1: Ad hoc Nível 2: Planejado Nível 3: Gerenciado ao Nível de Projeto Nível 4: Gerenciado em Nível Corporativo Nível 5: Aprendizagem.
Nível 1: Inicial Nível 2: Conhecido Nível 3: Padronizado Nível 4: Gerenciado Nível 5: Otimizado.
Nível 1: Linguagem Comum Nível 2: Processos Comuns Nível 3: Metodologia Única Nível 4: Benchmarking Nível 5: Melhoria Contínua.
Nível 1: Processos Iniciais Nível 2: Processos e Padrões Estruturados Nível 3: Padrões Organizacionais e Institucionalização do Gerenciamento do Projeto Nível 4: Gerenciado Nível 5: Otimizado.
Considerando diferenças entre projetos, programas e portfólios, sobre o gerenciamento de portfólios, é correto afirmar:
os gerentes monitoram continuamente as mudanças ocorridas no ambiente mais amplo da organização.
os gerentes gerenciam a equipe do projeto para atender aos objetivos do projeto.
os gerentes monitoram o progresso dos componentes do programa para garantir que os objetivos, cronogramas, orçamentos e benefícios globais do mesmo sejam atendidos.
o sucesso é medido pela qualidade do produto e do projeto, pontualidade, conformidade orçamentária e grau de satisfação do cliente.
os gerentes monitoram e controlam o trabalho de elaboração dos produtos, serviços ou resultados para os quais o projeto foi realizado.
Um escritório de gerenciamento de projetos:
concentra-se nos objetivos especifi cados do projeto.
controla os recursos atribuídos ao projeto para atender da melhor forma possível aos objetivos do projeto.
gerencia as restrições dos projetos individuais.
coordena as comunicações do projeto.
identifi ca e desenvolve metodologias, melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos.
Sobre o cronograma do projeto, assinale a afi rmação incorreta.
Inclui pelo menos uma data de início e de término planejadas para cada atividade.
Os gráfi cos de marcos assemelham-se aos gráfi cos de barras, porém identifi cam somente o início ou término agendado para as entregas mais importantes e interfaces externas chaves.
Os diagramas de rede normalmente mostram tanto a lógica da rede do projeto como suas atividades do seu caminho crítico.
Uma linha de base do cronograma é uma versão específi ca do cronograma do projeto desenvolvido a partir da sua análise de rede.
O controle do cronograma está relacionado a determinação da situação futura do cronograma do projeto.
Segundo Pfeiffer, o Quadro Lógico é o instrumento mais difundido entre os organismos internacionais de apoio ao desenvolvimento, para conceber, acompanhar e avaliar projetos e programas da cooperação internacional. Sobre o Quadro Lógico, não é correto afi rmar:
exige que seja defi nido apenas um objetivo do projeto.
aquilo que o projeto pretende fazer e que está sob o seu controle gerencial são os resultados esperados.
o principal propósito das principais atividades é obter uma estimativa dos recursos necessários.
o objetivo é defi nido como um estado futuro desejado e é descrito como tal.
os elementos que o compõem são pré-defi nidos e estáticos.
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