Questões de Administração do ano 2014

Lista completa de Questões de Administração do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

QUESTÃO 29 Considere hipoteticamente que determinada empresa iniciou o processo de planejamento visando organizar suas ações para os próximos cinco anos. Durante o processo, identificou-se uma grande chance de crescimento no mercado em que a empresa atua, trazendo uma estimativa de que seus produtos teriam um aumento de demanda de cerca de 45%, a cada ano, para os próximos três anos. Considerando as informações apresentadas e com base em conhecimentos de planejamento, assinale a alternativa correta quanto à análise desse cenário, a partir da matriz FOFA (SWOT).

  • A. Por se tratar de uma oportunidade de mercado, trata-se de uma força interna da empresa.
  • B. Deve ser visto como uma ameaça, pois pode demonstrar uma fraqueza da empresa que não conseguiu atingir todo o mercado disponível no período atual.
  • C. Por meio de um plano de melhorias para suas fraquezas internas, utilizando as próprias forças, a empresa deve enfrentar as ameaças externas, buscando aproveitar as oportunidades geradas pelo mercado, visando atingir os objetivos traçados.
  • D. A empresa deve esquecer suas fraquezas e concentrar-se nas próprias forças, para conseguir acompanhar o crescimento do mercado.
  • E. Ameaças e oportunidades são geradas a partir da análise do ambiente interno à organização, quanto às forças e fraquezas que representam variáveis externas, ou seja, que estão fora do controle dos gestores.

Considere hipoteticamente que um incêndio no depósito de material de consumo de determinado órgão gerou a perda de materiais. Felizmente ninguém ficou ferido, porém aconteceu um prejuízo ao patrimônio. Com base nessa situação hipotética e nos conceitos de variação patrimonial, é correto afirmar que ocorreu

  • A. uma superveniência ativa do patrimônio.
  • B. uma insubsistência do passivo.
  • C. uma insubsistência do ativo, ou seja, diminuição do ativo.
  • D. uma superveniência passiva, ou seja, diminuição do passivo em decorrência de fatos que independem da gestão.
  • E. um fato contábil misto, ou seja, alterações positivas e negativas no patrimônio, derivadas de uma ação da gestão.

Durante o processo de reorganização do órgão, os responsáveis propuseram que a departamentalização levasse em consideração as atividades executadas, de forma que houvesse a criação de uma unidade organizacional. Assim, seria possível uma maior especialização nas atividades e um maior controle a respeito das tarefas executadas. Dessa forma, chegou-se aos departamentos de gestão de pessoas, de administração e de tecnologia da informação. Considerando esse tema e conceitos de departamentalização, é correto afirmar que o texto apresenta características da departamentalização

  • A. por território.
  • B. por cliente.
  • C. matricial.
  • D. mista.
  • E. por funções.

Organizações são compostas por pessoas, sendo assim, entender o comportamento delas e como ele influencia as organizações se torna cada vez mais importante. Com relação ao comportamento organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. A motivação, segundo Maslow, é alcançada por meio de dois grandes blocos de necessidades, que são os fatores de higiene e os motivacionais.
  • B. A teoria X e Y, de Victor Vroom, constitui a relação entre valência e expectativa, para se alcançar a motivação.
  • C. Liderança é o fenômeno em que um indivíduo demonstra a capacidade de comando e o poder de conseguir com que os subordinados aceitem suas ordens.
  • D. Na liderança democrática, o líder possui papel de estimulador da própria equipe, porém a equipe possui liberdade para, com o suporte do líder, decidir por onde seguir.
  • E. A avaliação de desempenho nunca deve ser feita pelo superior imediato devido ao contato diário com o subordinado, pois, assim, essa avaliação poderá ficar contaminada.

No que se refere às ações que demonstram um atendimento de qualidade, assinale a alternativa correta.

  • A. Tratar o cliente com intimidade, chamando-o de “querido” ou de “meu filho”, demonstra uma aproximação com ele.
  • B. Durante o atendimento, admite-se demonstrar irritação e preocupação com outros assuntos.
  • C. Caso não saiba alguma informação, deve-se informar o cliente e pedir que ele procure outro local para esclarecimento da dúvida.
  • D. É importante demonstrar que se pode e quer ajudar o cliente e também expressar uma atitude positiva.
  • E. Quando se estiver inseguro a respeito da informação a ser repassada, é preciso interromper o cliente durante a fala, pois, assim, ele se cansará e desistirá de fazer o questionamento.

Para que haja uma equipe de trabalho, é necessário que as pessoas tenham comportamentos distintos. A respeito de equipes de trabalho e do comportamento dos membros dessas equipes, assinale a alternativa correta.

  • A. Compartilham suas ideias, visando melhorar o desempenho do processo como um todo, pensando no desempenho coletivo.
  • B. Mantêm postura autoritária, de maneira a garantir o foco nos objetivos traçados.
  • C. Desconfiam dos integrantes da equipe, pois acreditam que sempre existe alguém querendo tirar vantagem das situações.
  • D. Traçam os objetivos pessoais dos membros da equipe, de forma a garantir que cada um lute pelo próprio objetivo, pois a competição entre os integrantes garante o crescimento da equipe.
  • E. Realizam comunicação passiva, ou seja, se perguntarem algo, o integrante responde; caso não seja questionado, ele não colabora com o trabalho dos outros.

Dentro do processo de comunicação, existem alguns comportamentos que influenciam diretamente na interpretação da mensagem pelo receptor. A respeito desse assunto, é correto afirmar que o comportamento

  • A. agressivo é aquele no qual o receptor se encontra em um clima agressivo, porém não há distorção na comunicação, pois o ambiente é propício ao entendimento da mensagem.
  • B. assertivo é aquele em que o receptor deixa clara a sua postura e se faz entender pela afirmativa da própria mensagem, chegando a passar ansiedade pelo modo enfático de transmiti-la.
  • C. defensivo é aquele em que há um mecanismo de defesa que impede que o receptor se concentre na mensagem, distorcendo o real significado que o emissor está tentando transmitir.
  • D. passivo ocorre quando o receptor não reage às mensagens emitidas, ou seja, não existe defesa; então, a distorção da mensagem será mínima.
  • E. receptivo ocorre quando o receptor está aberto a receber a mensagem, porém o ambiente não é propício; então, o receptor perde a concentração no significado da mensagem, o que aumenta a distorção no conteúdo da comunicação.

As empresas têm natureza competitiva e disputam entre si a preferência dos mesmos clientes. A empresa mais competitiva é aquela que consegue transformar um grande número de pessoas em seus clientes, obter lucro e sobreviver disso. Uma organização eficaz e eficiente tem grande probabilidade de ser competitiva, mas há vários fatores a serem levados em consideração quanto à competitividade. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta os fatores que podem ser considerados vantagens competitivas, a título de exemplo.

  • A. Domínio de fontes de matéria-prima e domínio de tecnologia clonada.
  • B. Imagem negativa junto aos clientes e à sociedade e sistema ineficiente de produção.
  • C. Qualidade do produto ou serviço e domínio da tecnologia.
  • D. Sistema ineficiente de produção e qualidade do produto ou serviço.
  • E. Sistema ineficaz de distribuição e posse de capital.

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir. Os métodos de treinamento no trabalho constantes da programação das organizações devem incluir critérios claros e estruturados, habilidade dos gerentes para treinar e formar pessoas e definição de metas de trabalho fundamentada na realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir. Uma organização que busque fundamentar-se em bons sentimentos e construir relações amistosas entre os empregados adota o rito de renovação cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...