Questões de Administração do ano 2014

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O performance prism é considerado um sistema de avaliação da gestão organizacional. Na forma como é concebido, tem sua estrutura definida compreendendo as seguintes “faces”:

  • A. unidades de negócios; gestão da qualidade; gestão de processos; indicadores de desempenho; e contribuições dos stakeholders.
  • B. satisfação dos stakeholders; estratégias; e processos finalísticos.
  • C. satisfação dos clientes externos; avaliação do desempenho; gestão da qualidade; e satisfação dos stakeholders.
  • D. práticas de gestão; satisfação dos stakeholders; estratégias; e processos finalísticos.
  • E. satisfação dos stakeholders; estratégias; processos; capacidades; e contribuições dos stakeholders.

O Balanced Scorecard, de Kaplan e Norton, provavelmente é a mais difundida abordagem ou estrutura de mensuração de desempenho. Em relação ao Balanced Scorecard, é correto afirmar que

  • A. tem foco preponderante nos processos organizacionais e competências e habilidades disponíveis nas empresas para efeito de avaliação.
  • B. tem perspectivas, tais como medidas financeiras, clientes, processos internos e aprendizado.
  • C. utiliza como medidas de desempenho apenas indicadores financeiros objetivos.
  • D. primeiramente é projetado um conjunto de medidas de performance para só depois ser formulada a estratégia da empresa.
  • E. contempla apenas duas perspectivas, que são a financeira e a dos clientes.

Os indicadores de desempenho organizacional devem ter propriedades essenciais. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta as propriedades essenciais desses indicadores.

  • A. Simplicidade, custo e abrangência genérica.
  • B. Desagregabilidade, custo e abrangência genérica.
  • C. Utilidade, validade, confiabilidade e disponibilidade.
  • D. Custo, abrangência genérica e localização.
  • E. Abrangência genérica, localização e meios.

Quanto à administração de recursos humanos ou gestão de pessoas, assinale a alternativa correta.

  • A. abordagem sobre motivação conhecida como necessidades socialmente adquiridas, de David C. McClelland, reduz a hierarquia de necessidades de Maslow a três categorias, quais sejam: necessidades de existência ou motivações de existência; necessidades de relacionamento ou motivações de relações; e, necessidades de crescimento ou motivações de crescimento.
  • B. Douglas McGregor, ao se referir à teoria Y, enfatizou, entre outras pressuposições, que as pessoas podem aprender a aceitar e assumir responsabilidades e que o controle externo e as ameaças de punição não são os únicos meios de estimular e dirigir esforços.
  • C. O desenvolvimento de equipes multifuncionais e a unidade de comando são características da liderança situacional.
  • D. No Grid Gerencial, de William Blake e Jane Mouton, o Grid 1.9 – denominado coutry-club – evidencia situação na qual não há preocupação do líder com os liderados e nem com as tarefas.
  • E. Na concepção de Idalberto Chiavenato, aplicar pessoas é um dos processos da gestão de pessoas, no qual as principais funções são: recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas.

Assinale a alternativa que apresenta exemplos de características do desenvolvimento organizacional.

  • A. Procedimentos lineares e restrição a orientações contingenciais.
  • B. Ação de intervenção composta por diagnóstico inicial, procedimentos lineares e avaliação e acompanhamento.
  • C. Orientação sistêmica, foco na organização como um todo e utilização de agentes de mudanças.
  • D. Criação de laboratórios de sensitividade, nos quais os gerentes conduzem e comandam as ações dos seus subordinados para a identificação de problemas e necessidades de melhorias.
  • E. Criação dos denominados T-groups ou learning groups, com a finalidade de realizar a primeira fase do desenvolvimento organizacional, que é o levantamento de dados.

No que se refere à gerência de projetos, assinale a alternativa correta.

  • A. A gerência de projetos utilizando o PMBOK é aceita mundialmente, no entanto, é igualmente reconhecido que a sua eficiência se limita a projetos pequenos e de baixa ou moderada complexidade.
  • B. O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) indica cinco áreas de conhecimento para o gerenciamento de projetos, ou aspectos considerados na metodologia de gerenciamento de projetos, quais sejam: escopo, recursos humanos, tecnologia, custos e qualidade.
  • C. No PMBOK, são três os grupos de processos que compõem o gerenciamento de projetos e obedecem a seguinte sequência: grupo de processos de planejamento, grupo de processos de execução e grupo de processos de controle.
  • D. No PMBOK, a área de conhecimento denominada tecnologia reúne os processos referentes a geração, coleta e disseminação de informações.
  • E. Duas principais características de um projeto podem ser consideradas: a temporariedade e a individualidade.

A respeito da gestão de processos, assinale a alternativa correta.

  • A. Na gestão de processos, a construção de indicadores de desempenho e a sua mensuração devem ter como referências essenciais o enfoque preponderante na produtividade dos empregados e a definição de padrões como limites máximos para a performance.
  • B. O ciclo de vida de um processo envolve as etapas indicadas na seguinte sequência: criação; redesenho; maturidade institucional; e, experiência adaptativa.
  • C. A gestão de processos pode produzir vários benefícios para a organização, tais como desenvolvimento de habilidades e compartilhamento de responsabilidades. No entanto, não favorece o trabalho em equipe em razão de que se fundamenta na unidade de comando.
  • D. Um processo pode ser entendido como a transformação de um conjunto de inputs/entradas (por exemplo: materiais, pessoas, informações) em outputs/saídas (por exemplo: produtos, serviços) para atender a clientes internos ou externos.
  • E. Na reengenharia de processos, o escopo não admite envolver mais de duas áreas funcionais (escopo interfuncional), tampouco mudanças simultâneas na cultura e na estrutura organizacionais.

Quanto à gestão estratégica, assinale a alternativa que indica as consideradas três estratégias competitivas básicas.

  • A. Diferenciação, tecnologia e processos.
  • B. Tecnologia, liderança no custo e abrangência de mercado.
  • C. Processos, competências corporativas e abrangência de mercado.
  • D. Diferenciação, liderança no custo e enfoque.
  • E. Tecnologia, processos e abrangência de mercado.

Em relação à avaliação do desempenho no trabalho, especificamente acerca da avaliação participativa por objetivos, assinale a alternativa correta.

  • A. Tem como características, por exemplo, formulação de objetivos consensuais; comprometimento pessoal com os objetivos; e, retroação intensiva e contínua avaliação conjunta.
  • B. É um dos métodos tradicionais de avaliação de desempenho que se fundamenta em escalas e fatores de produtividade.
  • C. Fundamenta-se nos métodos de pesquisa de campo e de escala gráfica.
  • D. Fundamenta-se no método de incidentes críticos para a avaliação de objetivos.
  • E. É um método de avaliação que se fundamenta na comparação de fatores e na comparação por pares.

A liderança é a capacidade de influenciar indivíduos ou um conjunto de indivíduos em busca do alcance de metas e objetivos. Com a evolução dos estudos administrativos sobre liderança, passou-se a categorizá-la em orientada para as tarefas e orientada para as pessoas.

ASSINALE a alternativa que corresponde ao estilo de liderança adotado por um líder orientado para pessoas.

  • A. Foca no trabalho do subordinado ou do grupo, destacando a importância de prazos, padrões de qualidade e redução de custos.
  • B. Designa responsabilidades individuais determinando quais são as ações esperadas de cada indivíduo.
  • C. Apoia os indivíduos, ouvindo e prestando atenção e destaca a importância do trabalho em equipe.
  • D. Reforça a importância do cumprimento de prazos, metas e superação dos concorrentes.
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