Questões de Administração do ano 2014

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Julgue os itens a seguir, referentes a aspectos relacionados à promoção e aos planos de carreira nas organizações. Valorar cargos consiste em determinar seu potencial relativo com base nas competências e desafios inerentes ao trabalho, privilegiando mais os aspectos comportamentais que técnicos na realização das atividades do cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes a aspectos relacionados à promoção e aos planos de carreira nas organizações. Se um profissional se sentir mal remunerado, no que se refere a desempenho, a relação investimento-retorno será menor do que aquela que ele espera da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes a aspectos relacionados à promoção e aos planos de carreira nas organizações. Os sistemas modernos de carreira e remuneração consideram que progressão e promoção são termos similares no que se refere à mudança de faixas ou níveis salariais previstos nos planos de cargos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes a aspectos relacionados à promoção e aos planos de carreira nas organizações. A aplicação da análise funcional do trabalho nas organizações é verificada quando o valor relativo dos cargos é definido para determinar a variação de remuneração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes a aspectos relacionados à promoção e aos planos de carreira nas organizações. Um sistema de remuneração pode ser observado nas organizações quando a composição salarial é feita com base em fatores internos, como capacidade financeira, valor do trabalho, política de remuneração; fatores externos, como mercado de trabalho, custo de vida, requisitos legais e outros fatores, como a criação de faixas e níveis salarias escalonados em diferentes patamares de complexidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma função administrativa que tem por objetivo assegurar que os objetivos da empresa e os planos estabelecidos para o seu alcance sejam realizados levando em conta o desempenho de seus colaboradores define-se como

  • A. PDCA.
  • B. Estratégia.
  • C. PDCL.
  • D. Controle.
  • E. Visão Sistêmica.

As organizações atuais situam-se em um cenário de relações de negócios global, onde a sustentabilidade, a qualidade e a excelência são elementos-chave para a manutenção da competitividade.

Nessa perspectiva, a consolidação da vantagem competitiva está diretamente relacionada ao Modelo de Gestão adotado, que deve considerar todos os fatores necessários para transformar metas e objetivos em ações que permitam alcançar resultados tangíveis e mensuráveis.

O Modelo de Gestão que está sendo sugestionado é

  • A. Gestão Empreendedora.
  • B. Gestão do Conhecimento.
  • C. Gestão de Processos.
  • D. Gestão de Pessoas.
  • E. Gestão de Levas.

O desempenho de um profissional deve ser medido através de instrumentos que possibilitem avaliar sua adequação ao cargo, as atividades propostas, as cadeias de comando (liderança-subordinados-pares) e, não menos importante, o diferencial competitivo que ele agrega à estrutura. Um Modelo de Avaliação que oferece variáveis passíveis de mensuração é a Avaliação de Desempenho, que pode se utilizar de diversos fatores, inclusive

  • A. a folha de punições e as justificativas apresentadas pelo profissional.
  • B. a base de cargos, que permite adequar os profissionais aos cargos ocupados.
  • C. a base de competências, que busca equiparar os conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional ao perfil do cargo.
  • D. a relação interpessoal estabelecida entre os profissionais de relação direta e indireta.
  • E. a importância que os profissionais denotam sobre o avaliado.

“Profissionais entusiasmados com benefícios que proporcionarão satisfação e projeção de carreira estarão muito mais empenhados no exercício de suas atribuições. Sob essa perspectiva, as lideranças devem buscar muito mais facilitar e habilitar do que dirigir e instruir.” A paráfrase supra, derivada de um texto de Peter Drucker datado de 1996, nos remete a um comportamento estratégico fundamental aos profissionais em cargo de gestão atualmente.

Dentre as alternativas abaixo apenas uma contém afirmação dissonante à paráfrase. Assinale-a.

  • A. Nos ambientes laborais, onde há mutualidade de interesses entre o trabalhador e a organização, é crescente o número de liderados concordantes e colaborativos.
  • B. A sociedade global, em constante transformação e desenvolvendo-se tecnologicamente em diversas áreas de conhecimento, torna cada vez mais inadequada a utilização de modelos de gestão baseados na indústria mecanicista.
  • C. As novas tecnologias utilizadas pelas organizações têm sido fator preponderante para a adequação temporal das competências humanas definindo planos estratégicos de crescimento e projeção de carreira.
  • D. O reconhecimento dos liderados como fornecedores de conhecimento por parte das lideranças tem impulsionado grupos organizacionais à mudança eliminando posturas reativas e incentivando crescentes de valor, principais responsáveis por resultados sustentáveis.
  • E. Para alcançar os resultados esperados, líderes e liderados devem ser responsivos, produtivos e positivos, buscando técnicas de feedback nas interações estabelecidas, a fim de eliminar divergências e alcançar a empatia.

Atualmente muitos processos têm sido desenvolvidos visando garantir e ampliar o Marketing Pessoal, fator preponderante à empregabilidade. Invariavelmente tais processos focam na autoconfiança e buscam direcionar o profissional a explorar e potencializar suas habilidades, despertando comportamentos adormecidos e incentivando atitudes vencedoras. Nesse processo, algumas ferramentas para análise de cenário são utilizadas, visando garantir um constante aprimoramento do Marketing Pessoal, através do reforço das potencialidades e identificação de pontos de melhoria. Aponte a única opção que contém a ferramenta de análise de cenários referenciada no contexto acima.

  • A. Brainstorm.
  • B. Mapa de Competências.
  • C. Assessoria de Carreira.
  • D. Coaching de Vida.
  • E. Matriz SWOT.
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