Questões de Administração do ano 2014

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Analise as afirmativas abaixo e selecione a opção correta.

I. A visão tradicional associa conflitos a situações desagradáveis decorrentes, na sua totalidade, a questões pessoais.

II. A visão atual dos conflitos em projetos considera que, eventualmente, a sua ocorrência pode ser benéfica para o projeto e a resolução deve buscar a causa raiz que deu origem ao conflito.

III. São fontes de conflitos em projetos: os prazos, as prioridades de projetos e os recursos (mão de obra).

  • A. Somente II está correta.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Somente II e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

Analise as afirmativas abaixo marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.

( ) Na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas não convencionais e não oficiais.

( ) A comunicação nas organizações apresentam-se de forma diferenciada, podendo ser formais ou informais, orais ou escritas, ascendentes, descendentes e laterais.

( ) São propósitos da comunicação organizacional proporcionar informação e compreensão necessárias à condução das tarefas, e proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos.

( ) Um processo de comunicação é unidirecional e torna-se eficaz quando o destinatário decodifica a mensagem e agrega-lhe um significado próximo à ideia que a fonte tentou transmitir.

( ) O processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência se relaciona com os meios utilizados e a eficácia com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado.

  • A. C, C, E, E, E
  • B. E, C, C, E, C
  • C. C, E, C, E, E
  • D. E, C, E, C, E
  • E. C, E, C, C, C

Analise as afirmativas abaixo e a seguir selecione a opção correta.

I. Na criação do conhecimento, o modo de conversão do conhecimento em que se dá a internalização é o momento em que ocorre o aprendizado e a aquisição do novo conhecimento tácito na prática.

II. A criação do conhecimento organizacional pode ser entendida como um processo que amplifica o conhecimento criado pelos indivíduos e o cristaliza como parte da rede de conhecimentos da organização.

III. Um dos desafios trazidos pela globalização do mercado foi que a gestão do conhecimento, principalmente a conversão do conhecimento, deve ocorrer rapidamente.

  • A. Somente II está correta.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Somente II e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

Considere que o processo de controle pode ser definido em alto nível com uma sequência de quatro atividades: estabelecer padrões de desempenho (indicadores de desempenho), medir o desempenho, comparar o desempenho com os padrões para determinar desvios e adotar medidas corretivas para ajustar o desempenho ao padrão esperado. Analise as afirmativas abaixo, marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.

( ) Padrão, ou indicador, é uma medida usada para avaliar resultados.

( ) A auditoria, a inspeção e o controle de retorno sobre ativos são exemplos de técnicas de controle qualitativas.

( ) Padrões podem ser de capacidade (quantidade), de qualidade, de tempo e de custo.

( ) A comparação do desempenho com o padrão é feita por meio de mensuração e variância ( grau de desvio em relação ao padrão).

( ) Sistemas de controle eficazes devem focalizar as atividades realizadas, devem ser precisos e devem ser aceitos por todos os envolvidos.

  • A. C, C, E, E, E
  • B. E, C, C, E, C
  • C. C, E, C, E, E
  • D. E, C, E, C, E
  • E. C, E, C, C, C

O Controle é classificado na literatura às vezes como função e às vezes como sistema. No caso da Administração, é classificado como Função Administrativa, juntamente com as demais: Planejamento, Organização e Direção. Analise as afirmativas abaixo e selecione a opção correta.

  • A. Quando a organização estabelece políticas e diretrizes, está adotando um controle organizacional que limita a quantidade de autoridade exercida.
  • B. O controle está presente em quase todas as ações organizacionais, mas não em todos os níveis institucionais, pois sua amplitude é sempre micro-orientada, voltada para cada operação em separado.
  • C. No processo de controle, na avaliação de desempenho, as métricas e padrões somente são necessários quando não há conhecimento a respeito do passado.
  • D. O controle que tem por objetivo padronizar a qualidade de produtos e serviços difere de todos os demais controles por não envolver treinamento de pessoal.
  • E. Quando um controle busca medir eficiência, busca medidas que devem refletir se os resultados desejados estão sendo atingidos.

Entre as tecnologias que impactam as organizações está a tecnologia da informação. Selecione a opção que apresenta corretamente o impacto da tecnologia da informação na estrutura e processos organizacionais.

  • A. Não altera processos de trabalho embora haja a extinção de determinadas tarefas.
  • B. Favorece a criação de postos de supervisão em detrimento de postos de nível de gerência.
  • C. Muda o perfil da mão de obra, exigindo novas especializações, habilidades e qualificação.
  • D. A implantação de novas tecnologias de TI não altera as estruturas de poder.
  • E. Embora gere novos padrões de comunicação, não há alteração nos papéis desempenhados pelas pessoas.

A governança corporativa desenvolveu-se em função da necessidade de superar conflitos e inadequações internas. A superação de conflitos é alcançada por meio de mudanças a serem implementadas principalmente com relação à gestão e aos acionistas. Analise as afirmativas marcando C para Certas e E para Erradas. A seguir selecione a opção correta.

( ) A desprezível participação efetiva de acionistas minoritários deve ser alterada para uma democracia acionária com os minoritários ativos e representados.

( ) A baixa eficácia dos Conselhos de Administração que atuam de maneira pro forma, preponderando sobre efetividade, deverá ser corrigida por uma nova atuação comprometida e responsável voltada para resultados.

( ) As estratégias defensivas da Direção, de proteção dos gestores e não dos geradores de valor deverão ser substituídas por estratégias agressivas e geradoras de valor.

( ) O abuso de poder dos acionistas majoritários deverá ser substituído pela justa retribuição dos minoritários.

( ) A desconsideração pelo mérito e a competência deverão ser substituídas por seleções que busquem o perfil de excelência.

  • A. C, C, E, C, E
  • B. C, E, E, E, C
  • C. E, E, C, C, C
  • D. E, C, E, E, E
  • E. C, C, C, C, C

Sobre os principais conceitos de Governança Corporativa, assinale a opção correta.

I. Os principais critérios pelos quais se pode definir Governança Corporativa, considerando-se os processos e objetivos da alta gestão das corporações, são: Governança como Guardiã de direitos das partes, Governança como sistema de relações pelas quais as sociedades são dirigidas e monitoradas, Estrutura de poder que se observa no interior das empresas, e Sistema Normativo que rege as relações internas e externas.

II. Os valores que dão sustentação à Governança Corporativa são: senso de justiça e equidade de tratamento dos acionistas; transparência de informações que impactam os negócios; prestação responsável de contas; e, conformidade no cumprimento de normas reguladoras.

III. Entre as razões externas que determinaram o desenvolvimento da Governança Corporativa, destacamse as mudanças societárias, o fortalecimento dos Conselhos de Administração e a profissionalização dos modelos de gestão.

  • A. Somente II está correta.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Somente II e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

O risco operacional é definido como o oposto da alavancagem operacional. Assim, o risco operacional é definido como a possibilidade de perder ou de não ganhar. Considerando o gerenciamento de riscos, analise as afirmativas e selecione a opção correta.

I. Cada organização apresenta um conjunto específico de riscos que definem o perfil de riscos da organização.

II. Quando um risco é considerado uma ameaça, os administradores adotam técnicas de controle de eventos negativos ainda que seja preciso paralisar a organização.

III. Riscos operacionais referem-se às possíveis perdas resultantes de sistemas inadequados, má administração, controles defeituosos ou falha humana.

  • A. Somente II está correta.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Somente II e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

Todas as organizações apresentam, de alguma forma, um conjunto de atividades de Recursos Humanos, que incluem planejamento, provisão, desenvolvimento, administração de pessoal e administração de desempenho, apresentando numerosas interações entre elas. No setor público, a administração de desempenho envolve alguns instrumentos formais, que podem ser utilizados de forma ritualística, em que a avaliação é tradicionalmente favorável. Sobre a administração de desempenho, assinale a afirmativa correta.

  • A. É importante quando se propõe a estudar os perfis de profissionais pelo Planejamento de Recursos Humanos, para definir alternativas de recrutamento, regiões geográficas e períodos de divulgação e busca de talentos.
  • B. É importante quando se refere à identificação de talentos ou competências ausentes nas equipes de trabalho e, na impossibilidade de desenvolver seus atuais integrantes, recomendar a contratação externa ou interna de novas pessoas.
  • C. É importante quando se refere à implementação de programas de bônus por resultado, com explicitação clara de critérios para concessão, as razões para eventuais não concessões e a administração do clima após sucessos ou insucessos pessoais ou da unidade.
  • D. É importante quando se refere ao acesso a cargos públicos, o que é feito mediante concursos públicos, que devem ser amplamente divulgados, assegurando impessoalidade na administração de provas, análise de títulos e eventuais entrevistas ou provas práticas.
  • E. É importante quando se refere ao mapeamento de competências e conhecimentos já existentes ou de obtenção fácil, considerando, inclusive, melhor uso de tecnologia da informação para disponibilização de informações hoje restritas a um grupo reduzido de colaboradores ou para realização de tarefas rotineiras.
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