Questões de Administração do ano 2014

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Após a crise fiscal do final da década de 70, governos de diversas partes do mundo buscaram elaborar mudanças que pudessem tornar a máquina pública menos custosa e mais eficiente. Esse conjunto de mudanças, disseminadas pelas administrações da maioria dos países ocidentais e formalizado mais tarde por Cristopher Hood, em 1991, ficou conhecido como:

  • A. administração patrimonialista;
  • B. nova governança pública;
  • C. nova gestão pública;
  • D. burocracia weberiana;
  • E. teoria da escolha racional.

Com base nos princípios da Administração Pública, presentes no Artigo 37 da Constituição Federal, é correto afirmar que:

  • A. o princípio da legalidade diz que cabe ao Estado a elaboração das leis do país, considerados o equilíbrio entre os Poderes, a Constituição Federal e os interesses da população;
  • B. o princípio da publicidade diz que o governo deve fazer propaganda de suas empresas estatais, principalmente as de economia mista, de forma a assegurar que elas possam se manter competitivas na atuação no mercado e capazes de atender ao interesse público;
  • C. o princípio da veracidade diz que os gastos do governo devem ser transparentes e públicos, sendo sempre validados por auditorias dos órgãos de controle estatais;
  • D. o princípio da impessoalidade significa que a administração pública deve manter uma posição de neutralidade ante a sociedade e não estabelecer discriminações gratuitas ou não justificadas pelo interesse coletivo;
  • E. o princípio da arbitrariedade diz que o governo tem a liberdade de administrar o país da forma mais eficiente possível, desde que os seus atos não estejam previstos como crimes na Constituição Federal.

A participação de todos para o sucesso de uma organização é, atualmente, uma recomendação que perpassa as mais distintas áreas da gestão. Entretanto, a importância e a eficiência dos grupos foi analisada e questionada por Mancur Olson, ao tratar da Teoria da Ação Coletiva. Com base nessa teoria, analise as afirmativas a seguir:

I - Em grupos grandes, o interesse particular de cada indivíduo racional irá predominar sobre os interesses do grupo, mas pela sinergia das ações esses grupos tornam-se mais eficientes que grupos pequenos.

II - Em grupos pequenos, é mais frequente o problema do carona (free-rider), quando um indivíduo usufrui dos benefícios e resultados sem contribuir proporcionalmente para sua obtenção.

III - Em grupos grandes, é necessário um incentivo individual e seletivo para estimular um indivíduo racional a agir em benefício do grupo.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente I;
  • B. somente II;
  • C. somente III;
  • D. somente II e III;
  • E. I, II e III.

No ambiente da administração pública, elementos que configuram uma gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções desenvolvidas, identificam:

  • A. a Gestão por processos;
  • B. o Planejamento estratégico;
  • C. a Gestão por competências;
  • D. o Balanced Scorecard (BSC);
  • E. a Gestão Pela Qualidade.

O conceito de política pública e seus diversos significados seguem uma tradicional classificação, que divide em ciclos essa atividade estatal e o seu processo. A perspectiva “de cima para baixo” tem suas raízes no modelo de estágios, que devem ser claramente distintos.

Um desses estágios é o da implementação da política pública, que pode ser definido como:

  • A. o processo de julgamentos deliberados sobre a validade de propostas para a ação pública;
  • B. o processo de execução e efetuação, que pressupõe um ato anterior e direcionado à consecução de objetivos;
  • C. a determinação do caminho definitivo para a solução do problema que a originou;
  • D. a discrepância entre o status quo e uma situação ideal possível;
  • E. o conjunto de problemas ou temas que a comunidade política percebe como merecedor de intervenção pública.

A avaliação da política pública é o processo de julgamentos deliberados sobre a validade de propostas para a ação pública, bem como sobre o sucesso ou a falha de projetos colocados em prática. Fazem parte desse processo elementos, critérios, indicadores e também padrões, como os normativos, que são:

  • A. as metas qualitativas ou quantitativas estabelecidas anteriormente à implementação da política pública;
  • B. os valores ou descrições, já alcançados no passado, que facilitam a comparação por períodos e geram informações sobre declínios ou melhoras;
  • C. são artifícios (proxies) que podem ser criados para medir input, output e resultado (outcome);
  • D. a visualização dos erros anteriores à tomada de decisão, a fim de detectar problemas mal formulados, objetivos mal traçados e otimismos exagerados;
  • E. as metas qualitativas ou quantitativas estabelecidas com base em um standard ideal.

Pode-se exemplificar gestão por resultados na administração pública, citando, em primeiro lugar, o caso da França, que utilizou como instrumentos a descentralização, com transferência de competências e recursos aos níveis subnacionais; e a desconcentração, com transferência de competências e de recursos de níveis operacionais dentro da administração central, e programas de qualidades. E, em segundo lugar, o caso do Brasil, onde, em 1996, um ano após a estabilização econômica, o governo lançou o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, cuja finalidade era a reestruturação das organizações, para atribuir-lhes flexibilidade administrativa e responsabilização.

Entre as metodologias para a gestão por resultados, inclui-se o balanced scorecard (BSC), que:

  • A. se processa em diferentes níveis de intensidade, sendo capaz de fornecer um referencial de análise da estratégia, orientado para a criação de valor futuro para a sociedade, observada a sua diversidade, permitindo a quantificação do desempenho;
  • B. pode ser tomado como um conceito gerencial emergente, que se desenvolve em torno da noção de articulação da produção, disseminação e suporte à mobilização de conhecimento e de tecnologias em gestão pública;
  • C. é, antes de tudo, a qualidade de um serviço, sem distinção de ser prestado por instituição de caráter público ou privado, com a característica básica de melhoria permanente;
  • D. devido a sua organização, implica a tendência de formação dos denominados espaços restritos de poder, e tem a noção de eficiência baseada no conceito de divisão do trabalho;
  • E. é multidimensional, complexo e cujo conceito é formado pela interação de outros três, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes.

Encaminhar colaboradores para capacitação, se detectadas necessidades de complementação ou oportunidades de crescimento e/ou alertar formalmente profissionais com insuficiência de desempenho não justificada sobre urgências na modificação de condutas, são atividades relacionadas à gestão de recursos humanos, que estão agrupadas em funções ou subsistemas como:

  • A. a Administração de desempenho;
  • B. o Desenvolvimento de Recursos Humanos;
  • C. o Planejamento de Recursos Humanos;
  • D. a Provisão de Recursos Humanos;
  • E. a Administração de Pessoal.

Os indicadores de desempenho auxiliam na tarefa de identificar o comportamento da performance de um processo. A partir da sua utilização pode-se não somente aferir o resultado de um processo, como também acompanhar seu comportamento ao longo das atividades que o integram.

Essa performance pode ser medida em termos de eficiência ou de eficácia, de acordo com a definição de que:

  • A. ser eficiente é empregar em nível máximo os recursos de produção e, sendo assim, a produção de bens e serviços públicos, que tem pessoas como principal recurso de geração de valor público, pode ser processada segundo diferentes níveis de qualidade e quantidade, cuja variação depende das políticas e decisões de alocação dos recursos;
  • B. ser eficaz depende diretamente da plena utilização ou do eficiente emprego dos recursos de produção, mesmo que os objetivos propostos não sejam alcançados;
  • C. a gestão de pessoas com a máxima eficiência é aquela em que todas as pessoas têm seu potencial produtivo plenamente utilizado em termos de habilidades ou serviço, independentemente do tempo de atividade ou serviço;
  • D. a noção de eficiência identifica-se com fazer aquilo que precisa ser feito com vistas a alcançar um objetivo específico, enquanto a eficácia está associada com o melhor uso dos recursos da organização;
  • E. a produtividade do trabalho é uma medida que leva em conta apenas as unidades do produto (números expedientes analisados, número de estabelecimentos ou obras fiscalizadas, área roçada etc.).

Com relação ao processo de planejamento, julgue os itens a seguir. O planejamento estratégico pode ser considerado como a formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas; o planejamento tático tem por objetivo a otimização dos resultados da empresa como um todo; e o planejamento operacional relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para se alcançá-los. Todos esses tipos de planejamento, portanto, estão associados aos níveis de decisão da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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