Questões de Administração do ano 2014

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Para fazer uma organização ou um departamento produzir resultados, o administrador deve desempenhar funções ativadoras. Assinale a alternativa que apresenta um tipo de influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos.

  • A. Motivação.
  • B. Incentivo.
  • C. Expectativa.
  • D. Recompensa.
  • E. Liderança.

Analise as afirmativas abaixo acerca do perfil e dos objetivos do profissional de Gestão de Pessoas. 1. A área de Gestão de Pessoas tem como objetivo principal administrar as relações da organização com as pessoas que a compõem. 2. Nas organizações as pessoas são parceiras do negócio, e não meros recursos empresariais. 3. O profissional de Recursos Humanos deve prover a organização de meios para avaliar as pessoas em todos os sentidos, desde a sua formação acadêmica, profissional. Ele deve coletar informações que possam lhe fornecer uma indicação, ainda que parcial, do caráter destes indivíduos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Assinale a alternativa que não é uma área ou função da área de Gestão de Pessoas.

  • A. Logística
  • B. Cargos e salários
  • C. Relações sindicais
  • D. Recrutamento e seleção
  • E. Avaliação de Desempenho

Analise as afirmativas abaixo sobre Avaliação de Desempenho. 1. O Efeito de Halo consiste em um clima de simpatia e afinidade que se estabelece entre o avaliador e o avaliado, e que leva o avaliador a ser mais generoso. 2. Um passo importante na avaliação de desempenho é definir e conciliar as tarefas-chave: os objetivos, as prioridades e os critérios de avaliação. 3. A reunião de avaliação, o feedback e o outsourcing consistem no espaço e tempo necessários para planejamento, definição dos pontos- chave a cobrir, obtenção de respostas para as questões relevantes e resultados esperados. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

O conceito de “mão invisível” remete ao pensador:

  • A. Chris Argyris.
  • B. Frederick Taylor.
  • C. Idalberto Chiavenato.
  • D. David Hampton.
  • E. Adam Smith.

Quando você lê a notícia de que o dólar está fraco, a interpretação correta é que: 1. Isso poderia prejudicar as empresas brasileiras por tornar as matérias-primas importadas mais caras. 2. Isso poderia ajudar as empresas brasileiras por tornar suas exportações mais baratas. 3. O número de organizações do terceiro setor tende a aumentar. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

O conceito de “vantagem competitiva” refere-se a:

  • A. Um desenvolvimento sustentável.
  • B. Uma comissão de negócios internacionais para gerar competição.
  • C. Uma vantagem que uma organização possui em relação aos seus concorrentes, que geralmente se reflete em um desempenho econômico-financeiro superior.
  • D. Uma comissão gerada pela ONU que visa proporcionar uma competição leal no ambiente de globalização.
  • E. Uma organização que tem a vantagem de atuar em um ambiente globalizado e competitivo.

Prever, organizar, comandar, coodenar, controlar são funções:

  • A. motivacionais.
  • B. administrativas.
  • C. descritas por Maslow.
  • D. da teoria da burocracia.
  • E. da teoria das relações humanas.

São organizações de interesses comerciais as:

  • A. Organizações públicas
  • B. Organizações filantrópicas
  • C. Organizações do Terceiro Setor
  • D. Sociedades Anônimas
  • E. Autarquias

É considerado um estudo longitudinal o seguinte exemplo:

  • A. Os trabalhadores de uma organização recebem um treinamento periódico e são observados durante o período de quatro anos.
  • B. Uma aplicação de um questionário aos membros de uma organização para averiguar o clima organizacional.
  • C. A aplicação de uma entrevista em um dia, com candidatos a uma vaga na organização, para identificar características da personalidade.
  • D. Uma dinâmica de grupo aplicada no último dia do mês com os membros do setor financeiro de uma determinada organização.
  • E. Um estudo com questões fechadas aplicado aos membros de uma organização, em um determinado momento, para verificar aspectos motivacionais.
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