Questões de Administração do ano 2016

Lista completa de Questões de Administração do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Diretoria Financeira de determinada empresa detectou forte redução do faturamento nos últimos meses e resolveu adotar um programa de comunicação, direcionado a todos os colaboradores, inclusive das áreas de operação, tendo a seguinte mensagem: “os indicadores econômico-financeiros da companhia vêm apresentando trajetória de forte deterioração, colocando em risco os covenants assumidos junto a financiadores, o que exige de todos a adoção de medidas urgentes para incrementar a geração de caixa, melhorando, assim, a margem EBITDA dos próximos trimestres”. Referida mensagem

  • A. constitui um exemplo de comunicação eficaz, pois contempla os elementos de completude e clareza, na forma preconizada pelo modelo linear.
  • B. somente será bem sucedida se adotado o modelo de redes informais de comunicação, elegendo facilitadores para disseminação da mensagem.
  • C. é representativa do denominado modelo transacional, que busca derrubar barreiras psicológicas dos receptores a temas não relacionados à sua atuação cotidiana.
  • D. contém barreiras à comunicação, especialmente em função da não adoção de linguagem comum a todos os envolvidos.
  • E. depende, para a sua perfeita compreensão por todos os membros da organização, de um mecanismo claro de feedback, que corresponde à tradução dos jargões utilizados.

Os denominados fatores motivacionais podem ser classificados, de acordo com a Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg, em

  • A. punição e recompensa.
  • B. fatores de higiene (extrínsecos) e fatores de motivação (intrínsecos).
  • C. financeiros e sociais.
  • D. reforço positivo e desestímulo a práticas indesejadas.
  • E. compensação (fator de indução) e reconhecimento (fator de reforço).

A literatura aponta entre as teorias sobre liderança a denominada Teoria do Grid (ou grade) Gerencial, segundo a qual o gestor orienta a ação para dois aspectos essenciais:

  • A. ênfase na produção e ênfase nas pessoas.
  • B. programa de incentivos e rol de punições.
  • C. alinhamento de objetivos e atingimento de metas.
  • D. colaboração e comprometimento com resultados.
  • E. foco no processo e visão de futuro.

Considere que em determinada organização tenha se instalado um conflito entre dois grupos de colaboradores, cada um deles identificado com uma visão específica sobre a melhor estratégia para a consecução dos objetivos traçados no plano de metas aprovado para a equipe na qual atuam. Para a gestão do conflito instalado, foi proposta a adoção da abordagem estrutural, que procura

I. minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles.

II. reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.

III. reduzir o conflito por meio da modificação do processo e intervenção no objeto do conflito.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. I.
  • E. I e II.

Ao ingressar em uma determinada empresa o Analista − Administrador se depara com um conjunto de premissas e crenças que permeiam todos os escalões hierárquicos, perceptíveis tanto nas situações cotidianas como no enfrentamento de crise, porém que não estavam evidenciados nas políticas e diretrizes explicitadas pela empresa. Pode-se concluir, corretamente, que esses aspectos

  • A. não dizem respeito à cultura organizacional, pois são aspectos informais ou fechados e a cultura organizacional corresponde a aspectos formais e abertos.
  • B. fazem parte da cultura organizacional e estão presentes em seu nível mais profundo, correspondente aos pressupostos básicos.
  • C. constituem os denominados artefatos observáveis, que correspondem a uma das camadas da cultura organizacional.
  • D. não podem ser considerados um fenômeno institucional, pois são de natureza psicológica, sendo por vezes denominados de contracultura.
  • E. são afetos ao denominado clima organizacional e, dado o seu caráter profundo, tendem a se tornar perenes.

Considere que uma consultoria especializada, contratada para implementar a avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização, pretenda aplicar uma das metodologias tradicionais, denominada Incidentes Críticos. De acordo com tal método, o avaliador

  • A. utiliza uma tabela de dupla entrada e avalia o desempenho por meio de fatores previamente definidos e graduados.
  • B. elenca fatores de desempenho a serem considerados (check-list), atribuindo uma avaliação quantitativa a cada um deles.
  • C. leva em conta aspectos excepcionalmente positivos e excepcionalmente negativos do avaliado.
  • D. utiliza blocos de frases, realizando uma escolha forçada daquela que melhor se aplica ao avaliado de acordo com o quesito escolhido.
  • E. busca feedbacks (retornos) de todos os agentes relacionados com a organização a respeito da atuação do avaliado.

As técnicas de Gestão por Competências tomam por base a criação de um perfil de competências para cada cargo dentro da empresa, utilizando como ferramenta o mapeamento de competências, facilitando a implantação de políticas de pessoal e de planos de carreira. Na dimensão relativa ao recrutamento propriamente dito, é comum a utilização da entrevista comportamental, na qual, entre outros aspectos,

  • A. é indagado ao candidato qual seria o seu comportamento em situações críticas, avaliando a capacidade de enfrentamento em casos hipotéticos.
  • B. o candidato é questionado sobre situações similares que envolveram a competência investigada, levando em consideração que tais comportamentos serão repetidos em situações semelhantes no futuro.
  • C. são realizadas dinâmicas de grupo, nas quais o candidato é instigado a apontar quais seriam as competências necessárias para o desempenho da função requerida.
  • D. são avaliadas as competências técnicas do candidato, mediante a resolução de problemas e casos práticos, sempre em caráter prospectivo e hipotético.
  • E. são aplicados testes psicométricos, objetivando avaliar o comportamento, aptidões e personalidade do candidato.

Acerca da cultura organizacional, julgue os itens subsequentes. As práticas de socialização possibilitam a adaptação de novos funcionários à cultura organizacional dominante. Como exemplo de práticas socializadoras, podem ser citadas as individuais, as seriadas, as aleatórias, as formais e as informais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da cultura organizacional, julgue os itens subsequentes. As pesquisas de clima organizacional revelam percepções cognitivas compartilhadas pelos membros de uma mesma cultura organizacional, possuem natureza descritiva e são consideradas ferramentas objetivas e seguras para fins de análise e de diagnóstico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da cultura organizacional, julgue os itens subsequentes. Cultura organizacional consiste no conjunto de decisões administrativas que estabelece processos mensuráveis de gestão de pessoas e explica o processo simbólico subjacente às relações de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...