Questões de Administração do ano 2017

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O treinamento envolve várias etapas anteriores e posteriores à sua realização. No que diz respeito a esse tema, julgue os itens que se seguem. A avaliação dos resultados do treinamento deve abranger três níveis: o organizacional; o dos recursos humanos; e o das tarefas e operações.

  • C. Certo
  • E. Errado

O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas. Sendo assim, relacione abaixo as etapas com suas respectivas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Diagnóstico

2. Desenho

3. Implementação

4. Avaliação

( ) Execução e condução do programa de treinamento.

( ) Levantamento das necessidades ou carências de treinamento a serem atendidas ou satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.

( ) Verificação dos resultados obtidos com o treinamento.

( ) Elaboração do projeto ou programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.

  • A. 1/ 2/ 3/ 4
  • B. 3/ 2/ 4/ 1
  • C. 2/ 3/ 1/ 4
  • D. 3/ 1/ 4/ 2
  • E. 1/ 3/ 2/ 4

Analise as seguintes afirmativas sobre treinamento e desenvolvimento e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais.

( ) O treinamento inclui o desenvolvimento, a carreira e outras experiências.

( ) O desenvolvimento é um processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V
  • B. V V F
  • C. F V F
  • D. F F V

Em perspectiva mais ampla, o objetivo do treinamento é contribuir para a realização das metas gerais da empresa. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação das fases da abordagem sistêmica do treinamento com suas etapas, segundo Bohlander e Snell (2009).

COLUNA I

1. Levantamento de necessidades

2. Projeto

3. Implementação

4. Avaliação

COLUNA II

( ) Envolve análise da empresa, análise da tarefa e análise da pessoa.

( ) Nessa etapa, são avaliados as reações, os resultados, o comportamento transferido e o aprendizado.

( ) Nessa etapa são considerados os objetivos instrucionais, a prontidão do treinador e os princípios de aprendizagem.

( ) Envolve a definição dos métodos no local de trabalho, os métodos a serem utilizados fora do local de trabalho e o desenvolvimento gerencial.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 1 4 2 3
  • B. 3 2 1 4
  • C. 4 1 3 2
  • D. 2 3 4 1

São capacidades genéricas essenciais como resultados do trabalho de RH, segundo Ulrich (2000), EXCETO:

  • A. Criar clareza estratégica: ser um parceiro estratégico.
  • B. Fazer com que as mudanças aconteçam: ser um agente da mudança.
  • C. Fazer com que os clientes externos sejam ouvidos: criar parcerias com entidades de classe e governamentais.
  • D. Criar capital intelectual: ser um defensor dos funcionários.

O treinamento é um processo que possibilita a preparação do servidor para um melhor desempenho de suas tarefas específicas do seu cargo. É por esse meio que se desenvolvem suas competências. Sendo assim, trata-se de um processo cíclico e contínuo que compreende quatro etapas:

  • A. Diagnóstico das necessidades, desenho do programa, implementação do programa e da transmissão de informações.
  • B. Diagnóstico das necessidades, desenho do programa, desenvolvimento de conceitos e de avaliação dos resultados.
  • C. Diagnóstico das necessidades, desenvolvimento de conceitos, transmissão de informações e de avaliação de resultados.
  • D. Diagnóstico das necessidades, desenho do programa, implementação do programa e de transmissão de informações.
  • E. Diagnóstico das necessidades, desenho do programa, implementação do programa e da avaliação dos resultados.

As organizações se valem de vários meios para garantir seu desenvolvimento. Em relação ao processo de desenvolvimento de RH, ressaltamos o estrato de desenvolvimento organizacional. Considerando-se a amplitude do conceito de desenvolvimento de RH precisamos considerar também o estrato de:

  • A. Treinamento
  • B. Habilidades
  • C. Competências
  • D. Conhecimento
  • E. Mudança de atitudes

Estrutura Organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Assinale a alternativa que apresenta a representação gráfica clássica de uma Estrutura Organizacional:

  • A. Anograma
  • B. Cronograma
  • C. Organograma
  • D. Icnograma
  • E. Pantograma

A motivação é um processo que leva uma pessoa a alcançar uma meta pela direção e persistência de seus esforços. Uma das teorias clássicas da motivação é a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, segundo a qual existem cinco categorias de necessidades do ser humano. A respeito dessa teoria, é correto afirmar que o ímpeto de se tornar aquilo que se é capaz de ser representa a necessidade

  • A. social.
  • B. de autorrealização.
  • C. fisiológica.
  • D. de segurança.
  • E. de estima.

Acerca de gestão, seleção, capacitação de pessoas e temas correlatos, julgue os itens subsequentes. No recrutamento interno, a movimentação de pessoal poderá ocorrer de forma vertical, horizontal ou diagonal.

  • C. Certo
  • E. Errado
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