Questões de Administração do ano 2017

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As organizações estão sempre buscando novas pessoas para integrar seus quadros. O recrutamento e a seleção fazem parte do processo de introdução de novos elementos humanos na organização. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes. Há cinco formas distintas de coletar informações sobre o cargo: entrevistas; provas de conhecimento; testes psicológicos; testes de personalidade; e técnicas de simulação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta uma DESVANTAGEM do recrutamento de pessoal externo.

  • A. Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual.
  • B. Mantém e conserva a cultura organizacional existente.
  • C. Reforça o aspecto burocrático da empresa.
  • D. Reduz o capital intelectual da empresa, ainda que enriqueça o patrimônio humano com novos talentos.
  • E. Requer aplicação de técnicas seletivas para escolha dos candidatos, o que significa custos operacionais.

A entrevista é a técnica de seleção mais utilizada pelas empresas, podendo ser realizada de maneira livre pelo entrevistador ou ser estruturada e padronizada. Em relação aos tipos de padronização dessa técnica, assinale a alternativa correta sobre a Entrevista Diretiva.

  • A. A entrevista diretiva não especifica as questões e nem mesmo as respostas requeridas, podendo também ser denominada como entrevista exploratória ou informal.
  • B. Este tipo de entrevista não especifica as questões, mas o tipo de resposta desejada. É aplicada apenas para conhecer certos conceitos espontâneos dos candidatos, de modo que o entrevistador saiba formular questões de acordo com o andamento da entrevista para obter a resposta ou informação requerida.
  • C. Trata-se de uma entrevista totalmente livre e cuja sequência e orientação ficam a cargo tanto do entrevistador quanto do entrevistado, por não apresentarem um roteiro ou itinerário pré-estabelecido, permitindo que ambos atuem diretamente em sua realização.
  • D. É a entrevista estruturada e fechada, na qual o candidato deve responder a questões padronizadas e previamente elaboradas.
  • E. Entrevista na qual as perguntas são previamente elaboradas, mas que permite resposta livre, de modo que o entrevistador recebe uma listagem para conferir se o candidato aborda espontaneamente assuntos de interesse da entrevista.

Analise os itens a seguir.

I. Entrevistas

II. Provas de conhecimentos

III. Testes psicológicos

IV. Escolas de cursos técnicos, faculdades e universidades

São técnicas utilizadas em processos seletivos:

  • A. I, II e IV, apenas.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II, III e IV.

No que diz respeito ao processo de recrutamento e seleção em uma organização, é correto afirmar que

  • A. o recrutamento, no momento que é focado no interior da empresa, possibilita a inserção de novos talentos ao corpo funcional da organização.
  • B. o recrutamento externo pode ocasionar frustração dos demais empregados que aspiravam à vaga, podendo comprometer a fidelidade à instituição.
  • C. o recrutamento bem feito facilita o processo de seleção e dispensa a utilização de técnicas para escolha do candidato mais próximo ao perfil requerido na vaga.
  • D. o processo de seleção acontece para substituir funcionários que foram desligados da organização e tem como única técnica a entrevista.

O processo de seleção de indicadores busca atender a alguns requisitos básicos, como relevância para a formulação de políticas e adequação à análise, para que tenham maior grau de aderência e caracterizem uma boa medida.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando as principais propriedades dos indicadores aos aspectos que retratam sua perspectiva conceitual.

COLUNA I

1. Sensibilidade

2. Economicidade

3. Validade

4. Confiabilidade

COLUNA II

( ) Relação entre os custos de obtenção e os benefícios advindos a partir dos resultados do indicador.

( ) Capacidade que um indicador possui de refletir mudanças provenientes das intervenções realizadas.

( ) Capacidade de processamento e divulgação.

( ) Capacidade de representar, com a maior proximidade possível, a realidade que se deseja medir e modificar.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 2 4 1 3
  • B. 1 2 4 3
  • C. 1 3 2 4
  • D. 2 1 4 3

O processo seletivo apresenta cinco etapas, a saber:

1. Seleção.

2. Encerramento do processo.

3. Delineamento do perfil do cargo.

4. Avaliação do processo.

5. Triagem.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de execução das etapas.

  • A. 3, 5, 1, 2, 4.
  • B. 4, 3, 2, 1, 5.
  • C. 1, 5, 3, 4, 2.
  • D. 5, 1, 4, 2, 3.

Os processos de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos se desenvolvem em algumas etapas, sendo o levantamento de necessidades a primeira delas. Essa etapa permite à organização fazer o diagnóstico do que precisa ser feito, a partir da análise

  • A. dos catálogos e das propostas recebidas das empresas que realizam treinamentos.
  • B. da organização, das tarefas e das pessoas e suas competências, habilidades e atitudes.
  • C. do quadro de pessoal de empresas concorrentes.
  • D. dos métodos e recursos de treinamento e desenvolvimento mais modernos.

Acerca de gestão, seleção, capacitação de pessoas e temas correlatos, julgue os itens subsequentes. A capacitação de pessoas depende da iniciativa dos colaboradores, que indicam em que áreas do conhecimento precisam de reforço ou reciclagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de Desenvolvimento Organizacional é composto de etapas sucessivas, tendo início a partir da colheita e análise de dados, partindo para sua intepretação e diagnóstico, para se chegar à fase de intervenção, que corresponde à implementação. Nesta última etapa, os agentes de mudança possuem à sua disposição diversas técnicas, direcionadas para cada membro da organização, individualmente, para equipes ou grupos, para relações intergrupais e para a organização como um todo. Constitui exemplo de técnica apropriada para o desenvolvimento do indivíduo:

  • A. retroação de dados.
  • B. consultoria de procedimentos.
  • C. reuniões de confrontação.
  • D. treinamento da sensitividade.
  • E. desenvolvimento transacional.
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