Lista completa de Questões sobre Abordagem Estruturalista da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que não apresenta uma das características da teoria da burocracia.
divisão do trabalho
hierarquia da autoridade
racionalidade
registros escritos
pessoalidade
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao processo organizacional, julgue os seguintes itens.
No processo organizacional, o indicador utilizado na avaliação de um curso para capacitação de servidores de um órgão público corresponde a um valor numérico, e o índice depende do número de concluintes dividido pelo total de matriculados no curso.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
A estrutura de uma empresa pode apresen-tar variados critérios de departamentalização. São vantagens da departamentalização funcio-nal:
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
A Estrutura Organizacional Matricial pode ser considerada um tipo de estrutura inovativa porque apresenta:
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
A Teoria Burocrática de Organização tem como princípio fundamental a busca da racionalidade. Suas características são descritas no tipo ideal de burocracia de Max Weber que inclui:
Regras escritas exaustivas, comunicação formal, hierarquização como base do processo decisorial.
Dificuldades no relacionamento com o público, excesso de papel.
Regras escritas exaustivas, comunicação informal, pessoalidade nas relações.
Hierarquização como base do processo decisorial e dificuldades no relacionamento com o público.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Considerando os modelos teóricos de Administração Pública, é incorreto afi rmar que, em nosso país:
o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrático incorporasse valores de efi ciência, efi cácia e competitividade.
o patrimonialismo pré-burocrático ainda sobrevive, por meio das evidências de nepotismo, gerontocracia e designações para cargos públicos baseadas na lealdade política.
a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores públicos, a linguagem e as ferramentas da administração privada.
no Núcleo Estratégico do Estado, a prevalência do modelo burocrático se justifica pela segurança que ele proporciona.
tal como acontece com o modelo burocrático, o modelo gerencial adotado também se preocupa com a função controle.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
O estudo das experiências de reformas administrativas havidas em nosso país permite concluir, acertadamente, que:
a retórica da reforma dos anos 1930 avançou do ponto de vista dos princípios políticos que a orientaram, a saber: participação, accountability e controle social.
a tentativa de modernização do aparelho de Estado, especialmente a da década de 1960, teve como consequência o fortalecimento da administração direta, em detrimento da administração indireta.
no sentido weberiano do termo, o Brasil nunca chegou a ter um modelo de burocracia pública consolidada.
ao contrário de outros países, o modelo de nova gestão pública, adotado a partir dos anos 1990, possuiu inspiração autóctone e em nada se valeu das experiências britânica e estadunidense.
a partir da década de 1990, caminhamos rumo a uma nova administração pública, de caráter gerencialista, visando consolidar o ideário keynesiano e o estado do bem-estar social.
Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:
Com relação às características da burocracia segundo Max Weber:
I. Existência de regras abstratas, às quais estão vinculados os detentores do poder, o aparelho administrativo e os dominados define a dominação racional- legal, é o fundamento do modelo burocrático.
II. Toda organização burocrática se baseia na hierarquia, na divisão do trabalho, na separação entre pessoa, cargo e funções exercidas de modo continuado e com base em documentos escritos.
III. O domínio burocrático é legitimado pelo reconhecimento dos poderes e das qualidades excepcionais do chefe, e o seu aparelho consiste, tipicamente, no grupo dos 'discípulos', isto é, dos indivíduos escolhidos pelo chefe entre os membros da comunidade.
IV. A burocracia, segundo Weber, é uma instituição política bem sucedida na medida em que seu quadro administrativo mantenha com êxito a pretensão ao monopólio efetivo da coação física para a manutenção da ordem vigente.
V. O pessoal empregado por uma estrutura administrativa burocrática submete-se a uma relação contratual e, em virtude de suas específicas qualificações técnicas, é recompensado através de um salário estipulado em dinheiro, tem uma carreira regulamentada e considera o próprio trabalho como uma ocupação em tempo integral.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a teoria da burocracia, julgue os itens subsequentes.
Na burocracia weberiana, o funcionário tem determinada a sua forma de agir, de acordo com rotinas preestabelecidas.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a teoria da burocracia, julgue os itens subsequentes.
A necessidade de documentar e formalizar todas as comunicações, por escrito, pode conduzir ao excesso de formalismo e documentação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...