Questões sobre Abordagem Estruturalista da Administração

Lista completa de Questões sobre Abordagem Estruturalista da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São conceitos relacionados aos parâmetros básicos do design de posições em uma organização:

  • A. divisão do trabalho e padronização das atividades.
  • B. agrupamento em unidades e amplitude de controle.
  • C. sistema de comunicação informal e supervisão direta.
  • D. padronização dos outputs e ajuste mútuo.

A gerência geral de uma empresa qualquer resolveu cortar alguns níveis hierárquicos de sua estrutura, promovendo seu achatamento, ou downsizing. Em termos de complexidade estrutural, é correto afirmar que essa empresa se tornou, após a mudança,

  • A. mais geograficamente dispersa.
  • B. menos verticalmente diferenciada.
  • C. mais formalizada.
  • D. menos formalizada.
  • E. mais verticalmente diferenciada.

Por definição, a estrutura organizacional compreende a disposição das unidades que compõem a empresa e as relações entre superiores e subordinados. A propósito, Peter Drucker apresentou um modelo de estudo de estrutura organizacional, o qual deveria envolver a análise das seguintes variáveis:

  • A. terminologia, ambiente e competição.
  • B. pessoas, tarefas e ambientação.
  • C. funcionamento, resultados e recursos.
  • D. atividades, decisões e relações.

Com base em conhecimentos relativos à administração geral, julgue os itens que se seguem. A teoria da burocracia desenvolveu-se buscando a racionalidade e a igualdade de tratamento entre os funcionários das diversas empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue os itens de 71 a 80. Se um gerente tem o poder de demitir determinado empregado da empresa, então este empregado estará sujeito à autoridade em linha do gerente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Organizar, sistematizar e, por vezes, burocratizar contribuiu sumariamente para a diminuição de erros e retrabalhos em organizações. Considerando o contexto de organização, a estruturação é uma forma sistematizada de agrupar atividades em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério. Essa estruturação visa uma melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação. Essa conceituação oferece uma ideia da responsabilidade que o gestor assume em um determinado tipo de estruturação. Dada a definição, marque a alternativa correta sobre as técnicas de estruturação.

Analise as afirmativas a seguir.

I. Área Geográfica

II. Por Cliente

III. Por Funções

IV. Por Processo

V. Por Qualidade

Marque a alternativa correta.

  • A. Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
  • B. Somente as alternativas II, III, IV e V estão corretas.
  • C. Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
  • D. Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas.
  • E. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.

Em instituições públicas, a _______________________ representa um instrumento eficiente para garantir padronização, controle e organização de processos e pessoas, mesmo que, por vezes, possa tornar um trabalho mais lento. A lacuna acima é preenchida corretamente pelo termo:

  • A. inovação.
  • B. burocracia.
  • C. ética profissional.
  • D. ergonomia.
  • E. autonomia.

A partir de divergências de percepções e ideias, os componentes de uma organização podem se colocar em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva. O conflito, conquanto inevitável, deve ser gerenciado, havendo diferentes abordagens para a gestão de conflitos, entre elas a que procura minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos comuns, ou, ainda, promovendo o reagrupamento de indivíduos. Trata-se da abordagem

  • A. de processo.
  • B. estrutural.
  • C. mista.
  • D. distributiva.
  • E. interativa.

Com relação a conceito e tipos de estrutura organizacional, julgue os próximos itens. No contexto das estruturas organizacionais, a flexibilidade que as organizações têm para reagir aos desafios impostos pelas mudanças de mercado se configura como uma vantagem competitiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a conceito e tipos de estrutura organizacional, julgue os próximos itens. A estrutura burocrática é o tipo de estrutura que tende a centralizar o poder e controlar os colaboradores, podendo ocasionar baixa motivação nas equipes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...