Questões sobre Abordagem Estruturalista da Administração

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No contexto das estruturas organizacionais modernas e contemporâneas, a que proporciona à empresa condições de flexibilidade e de funcionalidade adequadas para atender às mudanças organizacionais e à sua própria dinâmica, possibilitando a adoção de uma sistemática adaptável de utilização de recursos e de processos de trabalho, para a consecução dos objetivos preestabelecidos, denomina-se estrutura:

  • A. com base em função.
  • B. com base em função.
  • C. divisional.
  • D. matricial.

O novo diretor da empresa anunciou que faria uma reestruturação organizacional e que, a partir do próximo ano, os funcionários receberiam instruções a respeito de suas novas alocações. Ele acreditava que era necessário diferenciar melhor as funções dos funcionários a partir de suas especializações. Sua intenção era de que a empresa adotasse uma estrutura funcional, capaz de fazer efetivamente tal diferenciação.

Dentre as Figuras abaixo, aquela que representa a estrutura funcional desejada é a:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Em uma organização, as tarefas rotineiras predominam, e o foco está na hierarquia e no uso da cadeia de comando. A comunicação circula em sentido vertical, e quase não há contato informal entre os funcionários. Os empregados são especialistas no que fazem, mas têm pouca autonomia. Além disso, há muitos regulamentos para as atividades realizadas por eles.

Levando-se em conta os dois tipos ideais de modelos organizacionais, as características estruturais dessa empresa estão alinhadas à perspectiva de um modelo organizacional

  • A. orgânico
  • B. genérico
  • C. projetado
  • D. humanista
  • E. mecanicista

O diretor deseja alterar a estrutura da empresa para aumentar a amplitude de controle e diminuir níveis hierárquicos. Segundo sua visão, era muito caro e ineficiente manter um número grande de gestores com poucos subordinados.

Dessa forma, após a mudança promovida pelo gestor, a empresa passará a apresentar uma estrutura organizacional

  • A. aguda
  • B. obtusa
  • C. vertical
  • D. horizontal
  • E. dependente

A estrutura organizacional desempenha um papel fundamental para a dinâmica do fluxo de trabalho.

Assim sendo, na escolha de seu modelo estrutural, as organizações optam por:

  • A. um modelo orgânico caracterizado por extensa departamentalização, elevada formalização e centralização quando se preocupam com a participação de seus funcionários.
  • B. uma estrutura matricial agrupando as tarefas em departamentos funcionais e centralizando a autoridade quando querem manter uma elevada especialização e formalização.
  • C. uma departamentalização de acordo com o produto ou serviço quando querem que aumente a interação e a comunicação entre os colaboradores que produzem produtos iguais ou prestam o mesmo serviço.
  • D. uma departamentalização por cliente ou por mercado quando grupos importantes de clientes diferem substancialmente uns dos outros e há mais especialização de processos e integração de colaboradores.
  • E. uma grande amplitude de administração para manter o controle mais de perto sobre os colaboradores e ficar em contato com as operações diárias do fluxo de trabalho.

Considerem-se os seguintes tipos de competências organizacionais: as básicas e as essenciais.

A respeito de suas características, tem-se que as

  • A. essenciais descrevem as atividades diárias e eventuais a serem executadas pelos profissionais; e definem os desafios, oportunidades e ameaças inerentes à sua função.
  • B. essenciais constituem um conjunto de conhecimentos, habilidades, que permitem aos funcionários desenvolverem suas funções alinhadas com os objetivos estratégicos da organização.
  • C. básicas são pré-requisitos para manterem a organização no mercado, e são suficientes para garantir liderança e diferencial competitivo.
  • D. básicas garantem o diferencial competitivo: têm valor percebido pelos clientes; contribuem para a diferenciação entre concorrentes e aumentam a capacidade de expansão.
  • E. básicas são as capacidades indispensáveis das quais a empresa necessita para administrar com eficácia o seu negócio.

De modo geral, as abordagens de diagnóstico e mapeamento de necessidades de ações de capacitação nas instituições ainda estão atreladas a modelos burocráticos, sem visualizar adequadamente cenários futuros. É necessária uma mudança nos modelos usualmente utilizados para o mapeamento de necessidades de ações de capacitação, de forma a considerar não apenas os elementos tradicionalmente mapeados, mas também:

  • A. arranjos organizacionais, como arquiteturas matriciais, organização em rede, organizações virtuais;
  • B. cargos e estruturas organizacionais rígidas e estáticas, como departamentos, divisões e seções;
  • C. análise da demanda de indivíduos lotados em diferentes unidades organizacionais;
  • D. variáveis endógenas voltadas à aprendizagem de habilidades definidas em documentos normativos;
  • E. configurações de trabalhos humanos prescritivos, com atividades pré-definidas e estabelecidas.

Considere que determinada empresa, de pequeno porte, que atue em uma área específica de mercado – produzindo específico componente eletrônico para montadoras de automóveis – pretenda diversificar a sua produção, passando a produzir outros componentes eletrônicos, de interesse de indústrias que produzem eletrodomésticos. Diante de tal perspectiva, referida empresa decidiu adequar sua estrutura a uma lógica de atuação por projetos, com órgãos de existência limitada à duração de cada projeto, mantendo outros, de natureza permanente, para apoio funcional. De acordo com os modelos descritos pela literatura, o tipo de estrutura adequado para atingir tal escopo consiste na denominada estrutura

  • A. Departamentalizada, onde são fixadas metas para cada unidade de produção.
  • B. Divisional, que permite especialização por produto.
  • C. Funcional, na qual os resultados são apurados de acordo com cada projeto.
  • D. Compartimentalizada, com relativa autonomia para cada departamento.
  • E. Matricial, na qual o projeto se constitui em centro de resultado.

Acerca da organização administrativa e dos fundamentos que a norteiam, julgue os itens subsequentes. Baixos custos administrativos, especialidade técnica e excelência na coordenação intradepartamental são vantagens proporcionadas pela simplicidade de uma estrutura funcional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para o sociólogo Max Weber, uma das vantagens da burocracia na abordagem estruturalista da administração é a

  • A. internalização das normas e dos regulamentos.
  • B. resistência às mudanças.
  • C. despersonalização do relacionamento.
  • D. uniformidade de rotinas e procedimentos.
  • E. categorização como base do processo decisório.
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