Questões sobre Abordagens Clássicas da Administração

Lista completa de Questões sobre Abordagens Clássicas da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Quanto ao método, os autores clássicos utilizam uma abordagem predominantemente dedutiva, enquanto Weber é essencialmente intuitivo.

  • B.

    A teoria clássica refere-se quase que exclusivamente à teoria geral da organização social econômica, enquanto Weber é parte integrante da moderna organização industrial.

  • C.

    Weber apresenta um modelo mecanicista dentro das linhas gerais da teoria da organização informal.

  • D.

    A teoria clássica apresenta uma orientação francamente normativa, prescritiva, enquanto a orientação de Max Weber é mais descritiva e explicativa.

  • E.

    Weber é tido como precursor da teoria do desenvolvimento organizacional e da teoria comportamental.

A partir do século XX, a organização eficiente do trabalho tornou-se a base do desenvolvimento da teoria e da prática da administração, dando origem à chamada escola clássica da administração, quando:

  • A. o desempenho das pessoas passou a ser determinado não apenas pelos métodos de trabalho, mas também pelo comportamento;
  • B. as pessoas deixaram de ser consideradas como recursos de produção;
  • C. se deu ênfase à linha de montagem, com a fixação do trabalhador no posto de trabalho;
  • D. se passou a verificar que a qualidade do tratamento dispensado pela gerência influenciava o desempenho dos trabalhadores;
  • E. passou a predominar a idéia de elementos que interagem e influenciam-se para realizar objetivos - o enfoque sistêmico.

Imagine que você seja um consultor e é chamado a aumentar a produtividade de uma organização. Seu desejo é aplicar princípios descritos pela Escola Clássica e pela Escola de Relações Humanas. Assinale a seguir a opção que não expressa princípios de ambas as teorias.

  • A.

    Estudo de tempos e movimentos visando a racionalização do trabalho, seleção dos empregados pela gerência e treinamento comportamental das chefias.

  • B.

    Seleção dos empregados pela gerência visando adequação do homem ao cargo, estímulo à organização informal e remuneração com base na produção.

  • C.

    Estabelecimento de remuneração com base na produção visando remunerar o empregado mais produtivo, centralização das decisões e estímulo à organização informal.

  • D.

    Treinamento comportamental das chefias para atuarem como líderes visando a uma relação mais produtiva, melhoria da comunicação entre empregados e chefias e estímulo à organização informal.

  • E.

    Pagamento dos empregados segundo a complexidade das tarefas visando a um tratamento justo, definição da unidade de comando e treinamento comportamental das chefias.

O papel do gerente nas organizações pode ser visto de diferentes formas tais como funções, papéis, habilidades e níveis hierárquicos. Identifique a opção que indica corretamente as funções gerenciais segundo Fayol e os papéis gerenciais segundo Mintzberg.

  • A. Cabe ao gerente exercer as funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle e os papéis de disseminador, monitor e porta-voz da informação; liderança e de ligação; bem como de empreendedor, de administrador de conflitos e de recursos, de negociador.
  • B. Cabe ao gerente exercer as funções de supervisor estratégico e executivo e os papéis de planejamento, de controle, de porta-voz da informação, de negociação aliados a habilidades cognitivas e de relações interpessoais de comunicação e liderança.
  • C. Cabe ao gerente exercer as funções de supervisão operacional e funcional de comando, coordenação e controle e os papéis de disseminador, monitor e porta-voz da informação; liderança e de ligação; bem como de empreendedor, de administrador de conflitos e de recursos, de negociador.
  • D. Cabe ao gerente exercer as funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle no nível funcional que ocupa e os papéis de liderança, de ligação, de negociação, de relações interpessoais de comunicação e liderança.
  • E. Cabe ao gerente exercer as funções de disseminador, monitor e porta-voz da informação; liderança e de ligação; bem como de empreendedor, de administrador de conflitos e de recursos, de negociador e os papéis de planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

O estudioso que preconizou a divisão das funções do administrador e estudou isoladamente a função administrativa, por entender que essa função existe em toda e qualquer empresa, sendo, portanto, universal, além de ser considerado, por isso, o verdadeiro pai da administração, foi:

  • A.

    René Descartes;

  • B.

    Frederick Taylor;

  • C.

    Henry Gantt;

  • D.

    Stephen Robbins;

  • E.

    Henri Fayol.

Henri Fayol (1841 – 1925) é considerado um dos principais nomes da Teoria Clássica da Administração e construiu vários princípios importantes que fundamentam as funções do administrador. Assinale a alternativa que define corretamente a função de controle.

  • A. Dirigir e orientar a organização são as principais atividades da função controle, que envolve a avaliação do futuro e o aprovisionamento presente.
  • B. Unir e harmonizar os atos e esforços coletivos fazem parte do escopo da função controle.
  • C. A função controle alinha todas as atividades organizacionais, facilitando o trabalho em busca do alcance dos objetivos.
  • D. Providenciar os recursos necessários para o pleno funcionamento da organização é a principal característica da função controle.
  • E. A função controle é responsável por verificar se os resultados alcançados estão de acordo os objetivos e com os princípios estabelecidos no planejamento organizacional.

Entre os anos de 1927 e 1933, o professor Elton Mayo conduziu experimentos com grupos de trabalhadores da Western Eletric. O objetivo da pesquisa era identificar o efeito da iluminação do ambiente no desempenho dos trabalhadores. As conclusões desse estudo foram de tal importância para o pensamento administrativo da época que é considerado como o marco inicial da escola das relações humanas no trabalho. Sobre as conclusões desse experimento, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma melhor iluminação tem relação direta com o aumento da produtividade.

  • B.

    Os trabalhadores devem ser responsáveis pela organização do ambiente de trabalho.

  • C.

    Incentivos financeiros são indispensáveis na motivação dos empregados.

  • D.

    A influência do sistema social sobre o desempenho individual é mais importante que os métodos de trabalho.

  • E.

    O atendimento às necessidades de autorealização só é buscado após as necessidades sociais estarem atendidas.

Em relação às principais abordagens teóricas da administração, julgue os itens a seguir. Os pressupostos da administração científica dispõem que a produtividade no trabalho aumenta mais com mudanças nas práticas administrativas que com investimentos nas relações humanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às principais abordagens teóricas da administração, julgue os itens a seguir. Diferentemente da administração clássica, que propõe soluções generalistas e universais para o aumento da produtividade nas organizações, a perspectiva contingencial defende que, para casos singulares, deve haver soluções específicas, a depender dos padrões organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...