Lista completa de Questões sobre Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir do planejamento segue-se a organização da ação empresarial (Chiavenato, 2007).
O termo organização, no que tange a uma unidade ou entidade social, compreende a organização formal, que, por sua vez,
Administração - Abordagens da Administração - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Considerado por muitos pelo início do movimento de melhoria de processos através de seu livro Reengineering the Corporation (1993). Sua premissa é uma mudança radical no processo ao longo da organização trazendo melhorias de desempenho:
George Orwell
Edgar Morin
Michael Hammer
Pierre Lévy
Peter Drucker
O conflito corresponde à incompatibilidade ou desacordo que pode ocorrer entre pessoas, grupos, governos ou entidades. Considerando as perspectivas das diferentes escolas de pensamento administrativo, associe as teorias de gestão apresentadas à forma de análise do conflito organizacional a que estão relacionadas.
A sequência está correta em
1, 2, 3, 4
1, 4, 3, 2
2, 1, 4, 3
3, 2, 1, 4
4, 3, 2, 1
Administração - Abordagens da Administração - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
A cultura de uma organização é estruturada a partir de mudanças promovidas ao longo de sua existência. Essas mudanças podem ser físicas, lógicas, estruturais e comportamentais. Quanto às mudanças de natureza comportamental, assinale a alternativa INCORRETA.
Novos paradigmas e atitudes das pessoas.
Novos conhecimentos e habilidades.
Novas tarefas e atividades.
Novos produtos e ou novos serviços.
Novas tarefas e atividades.
Administração - Abordagens da Administração - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
As organizações convivem com três velhos paradigmas organizacionais, quais sejam: caráter burocrático da organização; estrutura organizacional do tipo funcional e forte divisão e fragmentação do trabalho. Para Max Weber (Theoryof social andeconomicorganization), as principais características do modelo burocrático estão descritas abaixo em uma das alternativas abaixo. Identifique-a.
Divisão do trabalho, hierarquia, regras e regulamentos, formalização das comunicações, competência técnica e procedimentos técnicos.
Estrutura física, cultura organizacional, formalização das comunicações, hierarquia.
Níveis hierárquicos fragilizados, regras e regulamentos, estrutura física, comportamentos unidimensionais.
Formalização das comunicações, níveis hierárquicos fragilizados, falta de especialização, excesso de exigências.
Apego às rotinas, à hierarquia, às regras e aos regulamentos, à estrutura física.
Administração - Abordagens da Administração - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
A missão da empresa é o papel que ela desempenha em seu negócio. É a determinação de onde a organização quer ir. É a razão da existência do empreendimento. Tomando como base este conceito, assinale a alternativa CORRETA sobre principais princípios que norteiam a empresa.
Recursos humanos.
Recursos de hardware.
Recursos de estoque.
Recursos da produção.
Recursos de autoatendimento.
Uma das primeiras classificações das funções do administrador foi feita por Fayol, que sugeriu como principais funções: o planejamento, a organização, a coordenação, o comando e o controle. Sobre estas informações podemos afirmar que para Fayol.
Planejar significa:
I escolher ou estabelecer a missão de organização, seu propósito e objetivos.
II determinar diretrizes, projetos, programas, procedimentos, métodos, sistemas, orçamentos, padrões e estratégias.
Somente a I está correta
Todas estão incorretas
Todas estão corretas
Somente a II está correta
Compreende os elementos ou recursos físicos e abstratos de que o sistema é feito, incluindo todas as influencias e recursos recebidos do meio ambiente.
De acordo com a afirmação assinale a alternativa correta.
Ambiente
Entrada
Saída
Nenhuma das alternativas
Administração - Abordagens da Administração - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
A partir do século XX, a área do trabalho começou a ter uma nova nomenclatura chamada Era da Mudança, que se dividia em três organizações distintas: a era industrial clássica, a era industrial neoclássica e a era da informação. Sobre A Era Industrial Neoclássica, assinale a alternativa que apresenta uma de suas características.
Ser caracterizada pela velocidade das mudanças.
Manter prática das relações humanas.
Dar ênfase nas questões industriais.
Receber a denominação de recursos humanos.
Era da velocidade.
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, a respeito das diferentes visões acerca das organizações e do trabalho.
As organizações são vistas como entidade quando elas constituem processos de interação social em que as pessoas são os únicos agentes causais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...