Questões sobre Administração da Carreira

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O contexto atual do mundo do trabalho é de transformação – mudanças tecnológicas, redução de postos, extinção de funções e demanda de novas competências profissionais. Nesse contexto, a carreira tradicional descaracteriza-se cada vez mais, dando espaço a novas formas de interação empregado-organização. A carreira proteana é uma tendência que tem crescido nos últimos anos e que tem mudado as estratégias de gestão de pessoas de modo geral e de educação corporativa de modo particular. São características da carreira proteana:

  • A. mobilidade geográfica, treinamento formal, envolvimento em projetos-chave;
  • B. objetivos de longo prazo, valorização da organização, responsabilidade;
  • C. progressão da carreira linear e vertical, autonomia, foco na tarefa;
  • D. autodirecionamento, aprendizado contínuo, intensificação de oportunidades;
  • E. comprometimento organizacional, lealdade, sentido de pertencimento.

O conceito de desenvolvimento profissional vem ganhando importância no mundo do trabalho atual a partir do momento em que as pessoas passaram a ser consideradas um diferencial competitivo na organização. Nesse novo contexto, o desenvolvimento de carreiras diz respeito:

  • A. ao conjunto de variáveis, como as ações de capacitação, a aprendizagem das equipes no local de trabalho, a experiência prévia dos servidores;
  • B. à maneira pela qual a pessoa gerencia o processo da sua carreira, tanto dentro de uma organização como entre organizações;
  • C. ao processo de ascensão na carreira definido pelas progressões verticais e transversais dentro de uma determinada organização;
  • D. a benefícios funcionais que as empresas oferecem aos seus empregados como reconhecimento do seu desempenho e contribuição pessoal para o alcance de metas;
  • E. ao conjunto de regras que estipulam como os colaboradores podem progredir na empresa com relação ao seu salário e outros benefícios.

Com relação ao planejamento de carreira: orientação profissional, Coaching, Mentoring e Counseling, julgue os itens subsequentes. Mentoring pode ser considerado como o ato de entrega de sua vida profissional, seus conhecimentos “do que fazer” e experiências “do como fazer” a outro profissional menos experiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento de carreira: orientação profissional, Coaching, Mentoring e Counseling, julgue os itens subsequentes. A estrutura lógica das carreiras, sendo esta a sequência coerente de cargos ou funções para evolução profissional das pessoas, sofre influência direta e indireta das estratégicas da empresa, influenciando a realidade atual e futura dos profissionais que nela atuam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento de carreira: orientação profissional, Coaching, Mentoring e Counseling, julgue os itens subsequentes. Counseling é uma atividade de consultoria com foco básico em aconselhamentos, debates e repetições, com flexibilidade elevada e decisões de trabalho tomadas pelo treinado e pela empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a sistemas de pessoal e a legislações aplicadas à área, julgue os próximos itens. O plano de carreira em educação no setor público federal envolve o conjunto de posições que um servidor pode ascender ao longo do tempo, perfazendo interstícios e critérios de desempenho previamente estabelecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a sistemas de pessoal e a legislações aplicadas à área, julgue os próximos itens. As atribuições gerais dos cargos técnico-administrativos em educação envolvem planejamento, organização, execução, avaliação e gestão de atividades de apoio ao ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a sistemas de pessoal e a legislações aplicadas à área, julgue os próximos itens. Nas carreiras de magistério federal, o concurso para professor titular-livre será realizado por comissão especial, composta por, no mínimo, setenta e cinco por cento de profissionais externos à instituição de ensino, conforme mudanças legais recentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos a política de promoção e planos de carreira. A estruturação de planos de carreira deve considerar que a mobilidade dos funcionários se faz possível não apenas lateralmente — entre diferentes áreas e funções — e verticalmente — por meio da ascensão na hierarquia organizacional —, mas também radialmente — a partir da aquisição de influência nas arenas decisórias das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos a política de promoção e planos de carreira. Exercícios autodirigidos, materiais instrucionais, workshop, feedback, coaching, mentoring e programas de preparação para a aposentadoria são exemplos de atividades de gestão de carreira adotadas pelas áreas de gestão de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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