Questões sobre Administração de Sistemas de Informação

Lista completa de Questões sobre Administração de Sistemas de Informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a globalização, a competitividade, o avanço da tecnologia e a diminuição dos níveis hierárquicos, atualmente, as organizações necessitam de profissionais que possuam conhecimento tácito necessário às vantagens competitivas da organização. Esse profissional desejado possui algumas características abaixo descritas. Identifique a alternativa INCORRETA:

  • A. O conhecimento de informática em nível de usuário é dispensável, porém se torna imprescindível a qualificação generalista como o conhecimento de inglês e, se possível, de outro idioma.
  • B. Em vez de especialista, desejam-se generalistas capazes de se adaptar às mudanças permanentes requeridas pelo trabalho.
  • C. É necessário que o profissional tenha capacidade de aprender para dominar novas especialidades, algumas das quais eram inimagináveis na ocasião em que ele se graduou.
  • D. O conhecimento de informática em nível de usuário é indispensável.
  • E. A capacidade de copreensão e de adaptação a especialidades diferentes, técnicas diferentes, culturas diferentes.

A respeito de suporte e da manutenção dos equipamentos, assinale a alternativa correta.

  • A. Manutenção permanente é realizada por técnicos. Consiste na verificação diária do funcionamento normal de todos os equipamentos e microcomputadores, antes do início de cada turno da respectiva utilização.
  • B. Manutenção preventiva é realizada esporadicamente por técnicos, em geral, de manutenção ou instalações de redes locais (laboratórios e ambientes administrativos), em que serão realizadas a verificação das conexões e o estado específico dos equipamentos.
  • C. Manutenção corretiva (interna) é realizada pelos técnicos. Consiste na não solução dos problemas detectados na manutenção permanente e preventiva.
  • D. Manutenção corretiva (externa) é realizada pela empresa. Consiste na solução dos problemas detectados na manutenção permanente e preventiva não solucionados pela manutenção corretiva. Realiza manutenção e/ou troca de componentes.
  • E. Manutenção permanente é realizada por qualquer pessoa. Consiste na verificação diária do funcionamento normal de todos os equipamentos e microcomputadores, antes do início de cada turno da respectiva utilização.

  • A. DW - Data Warehouse / ERP - Enterprise Resource Planning / DM - Data Mining.
  • B. SE - Sistemas Especialistas / DW - Data Warehouse / ERP - Enterprise Resource Planning.
  • C. ST - Sistemas de Telecomunicações / SE - Sistemas Especialistas / DW - Data Warehouse.
  • D. DM - Data Mining / SE - Sistemas Especialistas / ST - Sistemas de Telecomunicações.
  • E. DW - Data Warehouse / ERP - Enterprise Resource Planning / LT - Limit Trades.

Em relação à Tecnologia da Informação (TI), que dá suporte aos processos organizacionais, o sistema que trabalha em um nível mais elevado porque prioriza as informações e não os dados é chamado de:

  • A. Sistema de Processamento de Transações (SPT).
  • B. Sistema de Informações Gerenciais (SIG).
  • C. Sistema de Informações Executivas (SIE).
  • D. Sistema de Apoio à Decisão (SAD).
  • E. Sistema de Informações Operacionais (SIO).

O desenvolvimento tecnológico e a Tecnologia da Informação (TI) causaram impactos profundos nas organizações, propiciando o surgimento da Era da Informação. A riqueza das organizações passa a se depositar em seu capital intelectual, no conhecimento por ela gerado. Em seu livro Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato destaca a importância do conhecimento nesta Era e o impacto da TI nas organizações: “... Em primeiro lugar, ela (TI) permite a compressão do espaço. (...) Em segundo lugar, a TI permite a compressão do tempo. (...) Em terceiro lugar, a TI permite a conectividade. (...).”. Considerando o impacto da Tecnologia da Informação nas organizações, indique a alternativa INCORRETA:

  • A. A Era da Informação trouxe o conceito de escritório virtual. Prédios e escritórios sofreram brutal redução de tamanho. A compactação fez com que arquivos eletrônicos acabassem com o papelório e com a necessidade de móveis, liberando espaços para outras inalidades.
  • B. A informação em tempo real permite a integração de vários processos diferentes nas organizações. Os Centros de Processamento de Dados (CPD) foram enxugados e centralizados por meio de redes integradas de microcomputadores nas organizações.
  • C. Surgiram as empresas virtuais conectadas eletronicamente, dispensando prédios e reduzindo despesas ixas. A miniaturização, a portabilidade e a virtualidade tornaram-se a nova dimensão espacial fornecida pela TI.
  • D. As comunicações tornaram-se móveis, lexíveis, rápidas, diretas e em tempo real, permitindo maior tempo de dedicação ao cliente. A instantaneidade passa a ser a nova dimensão temporal fornecida pela Tecnologia da Informação.
  • E. Com o microcomputador portátil, multimídia, trabalho em grupo (workgroup), estações de trabalho (workstation), surgiu o “teletrabalho”, em que as pessoas trabalham juntas embora distantes isicamente, diminuindo a necessidade de deslocamento físico.

A evolução da Tecnologia da Informação (TI) a partir dos “sistemas de processamento de transações”, que fez com que as organizações reduzissem o seu custo com o pessoal (mão-de-obra) e aumentasse sua responsividade, chegou, hoje, em um patamar em que os objetivos da TI sejam outros. Sobre os atuais sistemas pode-se dizer que:

I – os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem fornecer dados para ajudar os gerentes a tomar decisões e executar suas funções gerenciais.

II – os Sistemas de Informações Executivas (SIE) está em um nível mais elevado, porque prioriza as informações e não os dados.

III – os Sistemasde Apoio à Decisão (SAD) proporcionam benefícios específicos aos gerentes de todos os níveis da organização, porque os capacita a recuperar, manipular e exibir informações de banco de dados integrados.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente I.

O estudo de Organização, Sistemas e Métodos (OSM) é muito vasto e com diversas correntes, que associam esta disciplina à Tecnologia de Informações, aos Métodos Produtivos, às Medidas de Desempenho, ao Desenvolvimento Organizacional e à Gestão de Processos Produtivos e Empresariais. Quanto às atividades de ORGANIZAÇÃO, dentro da abordagem de OSM, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Projetar a criação, união ou eliminação de unidades, bem como acompanhar a respectiva execução; descrever e deinir o objetivo e as funções de cada uma das unidades empresariais.
  • B. Implantar e acompanhar in loco os trabalhos desenvolvidos por OSM; elaborar, emitir e divulgar normas, regulamentos e manuais necessários.
  • C. Estudar os ciclos organizacionais; analisar as alternativas de ação para promover a maturidade organizacional; avaliar impactos ou desgastes provenientes das ações e dos ciclos.
  • D. Avaliar, nos níveis departamentais, os trabalhos desenvolvidos em equipe, para assegurar o nivelamento dos casos de rotinas transversais; antecipar e deinir o foco das funções de cada seção e das divisões de negócios das unidades empresariais.
  • E. Divulgar, nos níveis competentes, os trabalhos desenvolvidos em OSM; estruturar as formas e necessidades de treinamento de pessoal visando o desenvolvimento das competências individuais e das equipes de trabalho.

As organizações enfrentam riscos relacionados a fontes externas e internas, os quais devem ser avaliados no nível de cada atividade, ao longo de sua operação. Acerca desse assunto, julgue os itens consecutivos.

Perturbações no sistema de processamento de informação e mudanças na política governamental são exemplos de fatores externos que podem gerar riscos à entidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estabelecimento de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) traz vantagens e desvantagens à organização e aos gestores. Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre esses aspectos.

  • A.

    Há perda de eficiência, pois são muitos os níveis envolvidos na tomada de decisão.

  • B.

    Para facilitar o fluxo das informações, são criados níveis operacionais que acabam por tornar a estrutura extremamente onerosa.

  • C.

    Os níveis operacionais criados para dar vazão às informações resultam em conflitos hierárquicos.

  • D.

    A projeção de informações baseada em dados produz maior segurança na tomada de decisões.

  • E.

    Há melhoria e rapidez na produção de informações, mas provoca lentidão na tomada de decisão em virtude de choques gerenciais.

O contexto atual exige que as organizações desenvolvam metodologias de trabalho que considerem o equilíbrio entre seu interesse interno e os interesses do público externo. Considerando o caráter estratégico dos processos de comunicação no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes.

Para ajustar os processos de gestão interna às transformações culturais, políticas e sociais do nosso tempo, as organizações devem ser sensíveis às demandas dos funcionários, implementando modelos de comunicação interna mais dialógicos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...