Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Os indicadores de desempenho de processos conhecidos na literatura como KPI (Key Performance Indicator) são ferramentas essenciais para o gestor. Esses indicadores são separados em dez tipos conforme o tipo de medida que entregam à organização. Dadas as afirmativas sobre os indicadores KPI,

I. A relação entre a quantidade de peças produzidas sobre a quantidade de matéria-prima consumida é um indicador de capacidade.

II. Quanto mais próximo de 1 estiver o valor de um indicador definido pela razão entre o lucro e as vendas totais, melhor o desempenho da empresa.

III. A relação percentual entre o lucro obtido e o investimento feito na empresa é um indicador de rentabilidade.

IV. Quanto mais próximo de 100% estiver o valor de um indicador de qualidade definido pela razão entre o número de produtos defeituosos e a produção total, melhor o desempenho da empresa.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. I, II e IV.
  • E. II, III e IV.

Os processos de avaliação de desempenho humano são sujeitos a distorções que podem impedir que eles atinjam a eficácia pretendida. Um dos problemas mais comuns ocorre quando a avaliação do funcionário em determinado item influencia sua avaliação nos demais – ou seja, se o avaliado recebe do avaliador “bom” em determinado item da avaliação, recebe “bom” nos demais itens.

Essa distorção é conhecida como:

  • A. efeito halo;
  • B. tendência central;
  • C. padronização de resultados;
  • D. efeito de proximidade;
  • E. pressão inflacionista.

Dificilmente o novo empregado ingressa na organização com todas as competências necessárias. E com o decorrer do tempo, novas competências podem ser importantes. Enquanto o treinamento está mais focalizado na capacitação de curto prazo, o desenvolvimento é mais orientado para ampliar as habilidades dos indivíduos no médio ou longo prazo. Após o levantamento de necessidades de treinamento, geralmente é elaborado um programa e, após sua implementação, o treinamento é avaliado.

Em relação à avaliação de treinamento, é correto afirmar que:

  • A. a avaliação de reação é a forma de avaliação mais complexa e com maior impacto na organização;
  • B. a avaliação de aprendizagem mensura quanto a organização aprendeu com o treinamento;
  • C. a avaliação de aprendizagem verifica se a organização teve eficácia no treinamento;
  • D. a avaliação de reação mensura a satisfação dos participantes quanto à experiência do treinamento;
  • E. para saber se o treinamento atingiu seu objetivo, é feita a avaliação por escalas gráficas.

Em Instituição de Ensino Superior, o investimento e desenvolvimento dos profissionais consiste em estratégia fundamental para qualificá-los, eliminar suas deficiências, aprimorar habilidades e potencializar os resultados. Assinale a ferramenta que possibilita essa ação.

  • A. Programas de capacitação
  • B. Análise de SWOT
  • C. Pesquisa de clima organizacional
  • D. Balanced Scorecard

No texto, é afirmado que, com dedicação, é possível conquistar a oportunidade dos seus sonhos. Sobre motivação no desempenho profissional, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Para Herzberg, os fatores motivacionais dependem da natureza das tarefas que o indivíduo executa.
  • B. Para Maslow, o comportamento motivado é uma espécie de canal pelo qual muitas necessidades podem ser satisfeitas de maneira isolada ou simultânea.
  • C. Para Mayo, as necessidades de segurança que envolvem a satisfação da autoestima conduzem a sentimento de autoconfiança.
  • D. Para Lewin, uma valência positiva indica um desejo de alcançar determinado resultado final, enquanto uma valência negativa implica desejo de fugir de determinado resultado final.

Sobre condução de um programa de avaliação de desempenho, relativamente à vertente desenvolvimento / aprendizagem, se a finalidade for desenvolver pessoas, a empresa deve optar pelos seguintes métodos:

  • A. 360 graus e autoavaliação.
  • B. checklist e escolha forçada.
  • C. escala gráfica e avaliação por resultados.
  • D. incidentes críticos e misto.

Com relação a administração de recursos humanos (ARH) e suas relações, julgue os itens a seguir. O método das escalas gráficas é o mais utilizado para avaliação de desempenho. Quando se utilizam escalas gráficas contínuas, os graus de variação dos fatores de avaliação já estão previamente fixados, como, por exemplo, de 1 a 10.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Kirkpatrick (2010), o instrumento utilizado para medir o nível de satisfação da audiência com o treinamento recebido, por meio da opinião dos participantes, objetivando avaliar diversos aspectos do curso, como instalação, ambiente físico, recursos utilizados, conteúdo teórico ou prático, desempenho dos palestrantes, duração, entre outras características, é denominada de avaliação

  • A. da organização.
  • B. de impacto.
  • C. de resultados.
  • D. de desempenho.
  • E. de reação.

alguns ambientes de trabalho, como o escolar, por exemplo, não são passíveis de análise ergonômica, pois não produzem bens e nem utilizam maquinário ou mobiliário que possa produzir prejuízos psicofisiológicos ao ser humano.

  • A. avaliação bilateral.
  • B. avaliação global de desempenho.
  • C. modelo de avaliação de mão única.
  • D. avaliação 360 graus.
  • E. avaliação multifatorial de desempenho.

A avaliação de desempenho permite ao gestor tomar conhecimento do trabalho que está sendo realizado pelos seus colaboradores dentro da organização e tem sido utilizada com bastante frequência por diversos segmentos da administração nas últimas décadas. Analise as afirmativas abaixo.

I Seus resultados podem colaborar na determinação e no desenvolvimento de uma política adequada de Recursos Humanos.

II É um instrumento que possibilita a melhora da qualidade do trabalho e, por conseguinte, da própria qualidade de vida dentro das organizações.

III Seu uso permite avaliar com eficiência como cada funcionário está desempenhando seu papel na organização, entretanto, não consegue medir o desempenho de grupos organizacionais.

IV É um instrumento não recomendado para localizar problemas de supervisão e gerência em instituições do serviço público.

V Fornece oportunidades de crescimento e condições de efetiva participação a todos os membros da organização, considerando tanto os objetivos organizacionais quanto os individuais.

As afirmativas que apresentam características da avaliação de desempenho são

  • A. I, III e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, IV e V.
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