Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Considere que determinado órgão integrante da Administração pública pretenda implementar uma política de valorização de pessoal baseada na meritocracia, utilizando, como ferramenta, a avaliação de desempenho. Para tanto, pretende privilegiar, entre as metodologias disponíveis, a que contemple a auto-avaliação e também permita que o avaliado receba feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona. A metodologia mais adequada para o escopo pretendido seria a

  • A. APPO – Avaliação Participativa por Objetivos.
  • B. Comparação Binária.
  • C. Pesquisa de Campo.
  • D. Avaliação 360º
  • E. Lista de Verificação.

A taxonomia de objetivos educacionais de Bloom (1956) tem sido utilizada em diversos programas de treinamento e desenvolvimento em ambientes organizacionais. A “Taxonomia de Objetivos no Domínio Cognitivo" é uma estrutura que pode ser aplicada para planejar, projetar e avaliar a efetividade da aprendizagem e de treinamentos. Dentre as categorias que compõem este domínio está a avaliação, que se propõe a

  • A. julgar o valor do conhecimento.
  • B. aplicar o conhecimento em situações concretas.
  • C. combinar partes não organizadas para formar um todo.
  • D. identificar as partes e suas inter-relações.
  • E. captar o significado da informação e utilizá-la em contextos diferentes.

A avaliação de desempenho na administração de recursos humanos costuma ser utilizada por empresas que são reconhecidas por adotarem práticas de gestão de padrão elevado. Para elas, a avaliação de desempenho é um/uma

  • A. estratégia recomendada para identificar e punir os funcionários que não atingem os níveis de desempenho esperados.
  • B. excelente instrumento gerencial que pode ser empregado independentemente da situação, do ambiente e da perspectiva do gestor e da organização.
  • C. sistema formal de revisão e avaliação do desempenho dos funcionários e das equipes de trabalho em suas atividades profissionais.
  • D. modelo gerencial que se aplica exclusivamente à avaliação do desempenho individual.

No que se refere à armazenagem de materiais, julgue os próximos itens. O desempenho operacional dos diversos modais de transporte é distinto. Assim, o transporte hidroviário tem como características um tempo médio de entrega inferior ao do transporte ferroviário e um custo mais elevado que o da ferrovia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à armazenagem de materiais, julgue os próximos itens. O desempenho operacional dos diversos modais de transporte é distinto. Assim, entre as características da modalidade de transporte dutoviário, visualiza-se uma demora no transporte superior à dos transportes aeroviário, ferroviário e rodoviário e, ainda, um baixo custo para longas distâncias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da definição de indicadores de desempenho, assinale a alternativa correta.

  • A. Dados objetivos que descrevem uma situação sob o ponto de vista quantitativo. Devem possuir características essenciais, tais como: constituir uma relação entre variáveis mensuráveis e associar o respectivo resultado a um objetivo de desempenho preestabelecido, além de outras características complementares, como simplicidade e comparabilidade.
  • B. Variáveis que ajudam o gestor a ter uma visão geral da empresa. Elas devem, essencialmente, ser independentes entre si e qualitativas.
  • C. Dados objetivos que descrevem a situação da organização do ponto de vista qualitativo. Devem possuir características essências, tais como: comparabilidade; simplicidade; e, subjetividade.
  • D. Variáveis que ajudam o gestor a ter uma visão dos processos internos da organização. Devem possuir características essenciais, tais como: eficácia; relevância; independência entre as variáveis; e, metas.
  • E. Dados subjetivos que descrevem uma situação do ponto de vista qualitativo. Devem possuir características essenciais, tais como: constituir uma relação entre variáveis mensuráveis; e, serem de alto nível, ou seja, não é permitido o uso de indicadores de nível intermediário ou de nível mais baixo.

A forma mais adequada de estabelecer um indicador de desempenho é inicialmente definir o objetivo que se quer alcançar, em que há interesse e, em seguida, definir o indicador. O objetivo informa claramente o que deve ser medido e onde se quer chegar, enquanto o indicador permite a avaliação ou a medição do grau em que esse objetivo estabelecido está sendo alcançado. Com base no exposto, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o processo, o objetivo e o indicador.

  • A. Transporte público; quantidade de pessoas que utilizam o transporte público diariamente; tempo médio no trajeto utilizando o transporte público.
  • B. Educação; anos de escolaridade; 70% da população.
  • C. Segurança; número de mortes por dia; cidades mais violentas.
  • D. Atendimento médico-hospitalar; necessidade de retorno para atendimento com valor ideal igual a zero (todo paciente atendido deveria ser curado no primeiro atendimento, sem retorno para nova consulta); índice de resolutividade no atendimento médico-hospitalar.
  • E. Manipulação de hemoderivados; temperatura; correspondência paciente-tipo de derivado.

A cultura organizacional é uma variável amplamente estudada para permitir um melhor entendimento do comportamento organizacional. A cultura em uma organização cumpre algumas funções. São funções da cultura organizacional, EXCETO:

  • A. estimular a estabilidade em um sistema social.
  • B. proporcionar um senso de identidade aos membros da organização.
  • C. favorecer o engajamento com algo maior do que os interesses individuais dos participantes de uma organização.
  • D. sinalizar para o público externo quais características são relevantes para a organização.
  • E. orientar e dar forma às atitudes e comportamentos dos funcionários.

Várias são as etapas a serem transpostas para a elaboração de um sistema de medição do desempenho institucional.

Considerando os passos para a implementação de um sistema de medição, é incorreto afirmar:

  • A. A etapa inicial da construção de um sistema de medição é a seleção do(s) objetivo(s).
  • B. O ideal é que ao final da implementação do sistema de medição exista uma maior quantidade de indicadores no nível estratégico para serem aferidos.
  • C. A elaboração de plano(s) de ação está atrelada à implementação de um sistema de medição.
  • D. A identificação de fatores críticos de sucesso é um desafio no processo de construção de um sistema de medição, o qual se não for integral compromete o alcance de metas.

Avaliação é o processo realizado para determinar o valor de algum produto ou serviço. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. O conceito de valor a ser avaliado deve estar previamente definido e acordado.

II. A avaliação pode ser realizada de maneira somativa ou formativa, ou ambas.

III. A avaliação somativa ocorre de forma continuada, ao longo do tempo.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. I e II, somente.
  • E. I, II e III.
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