Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Por qual nome é conhecida a avaliação de desempenho que considera o círculo pleno de contatos de um avaliado ou que considera a opinião de pessoas ligadas a ele diretamente, incluindo clientes internos e externos, chefia e colegas próximos?

  • A. Avaliação 360°
  • B. Avaliação fidedigna
  • C. Avaliação por ambiente
  • D. Avaliação pelo diagrama de Ishikawa
  • E. Avaliação de Pareto

Em administração, que nome é dado às forças e instituições externas à organização que podem afetar seu desempenho?

  • A. Status quo
  • B. Benchmarking
  • C. Regulamentação
  • D. Ambiente
  • E. Cadeia

A partir da realização da avaliação, na Universidade Federal do Pará (UFPA), junto aos seus servidores, identificou-se que um Assistente Administrativo da Unidade X não possuía as habilidades e competências necessárias para preparar relatórios e planilhas. O Diretor da Unidade, após analisar o resultado da avaliação do servidor, reuniu com este e propôs um plano de ação para eliminar a lacuna existente entre as atribuições do cargo e as competências e habilidades que o servidor possui. Dentre as ações existentes no plano proposto pelo Diretor, acordado junto ao servidor, existe a participação em um evento de capacitação. O servidor se matriculou em um curso de elaboração de relatórios e planilhas, ofertado pela Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento da UFPA. O curso foi concluído com sucesso pelo servidor, o qual recebeu o certificado, com a carga horária de 50 horas. Após a realização do curso, o Diretor da Unidade solicitou que o servidor elaborasse o relatório de gestão da Unidade, tarefa essa que não foi concluída. Com base nessa situação hipotética e considerando que o servidor supriu a lacuna identificada na avaliação, é CORRETO afirmar que faltou

  • A. competência para o servidor concluir a atividade solicitada.
  • B. atitude para o servidor concluir a atividade.
  • C. habilidade para o servidor concluir a atividade.
  • D. habilidade, conhecimento e atitude para o servidor concluir a atividade.
  • E. conhecimento e atitude para o servidor concluir a atividade.

Julgue os itens que se seguem, referentes à gestão de pessoas nas organizações. O erro de avaliação caracterizado pela contaminação do critério ocorre quando o avaliador considera elementos que afetam as medidas de avaliação, mas que não fazem parte do desempenho real.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes à gestão de pessoas nas organizações. Nas organizações, avaliações de reação de ações de capacitação de pessoal fornecem informações que contribuem para a retroalimentação dos processos de planejamento instrucional nos quais as necessidades de aprendizagem são identificadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes à gestão de pessoas nas organizações. A avaliação de desempenho contribui para o desenvolvimento de pessoas e organizações, bem como para o controle administrativo de pessoal, visando subsidiar, por exemplo, a tomada de decisões de pessoal, o planejamento de pessoal, o feedback de desempenho e as ações de capacitação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as afirmações abaixo, relacionadas aos critérios para escolha de indicadores de desempenho.

I. Caráter operacional: o indicador deve ser fácil de estabelecer, fácil de utilizar, vendável ou aceitável.

II. Caráter consolidável: deve ser calculável monetariamente e ser útil à prevenção.

Em relação aos critérios para escolha de indicadores de desempenho,

  • A. a afirmação I está correta e a II confunde a descrição do critério com a do caráter econômico.
  • B. a afirmação II está correta e a I confunde a descrição do critério com a do critério de pertinência.
  • C. as afirmações I e II estão incompletas, pois não abordam os critérios em sua plenitude, enfocando apenas seu aspecto mais saliente.
  • D. as afirmações I e II estão corretas.
  • E. as afirmações I e II estão incorretas.

Assinale a alternativa que apresenta um método de avaliação do desempenho humano que tem por base uma escolha prévia e adequada de fatores de avaliação específicos ao cargo do ocupante a ser avaliado.

  • A. Avaliação por objetivos.
  • B. Escalas gráficas.
  • C. Avaliação por resultados.
  • D. Incidentes críticos.
  • E. 360 graus.

A implantação de um sistema de avaliação de desempenho em uma organização pode atender a diversos objetivos. Todavia, um objetivo geral e fundamental e que é, em última análise, o que a organização pretende com esse instrumento, refere-se a:

  • A. oferecer gratificações de acordo com o desempenho.
  • B. estimar o potencial dos empregados para outras funções.
  • C. facilitar as relações interpessoais no contexto organizacional.
  • D. possibilitar a transferência de trabalhadores para outras áreas.
  • E. melhorar os resultados obtidos pelos funcionários da organização.

Uma das formas de avaliar um treinamento é a avaliação de aprendizagem, que se caracteriza por:

  • A. verificar o que foi assimilado pelos participantes na situação de treinamento, comparativamente aos conhecimentos que possuíam antes do treinamento.
  • B. compreender como os treinandos reagiram ao conteúdo, ao instrutor e às condições em que o treinamento foi realizado.
  • C. efetuar uma comparação entre os períodos pré e pós-treinamento, levando-se em conta metas organizacionais, tais como: aumento da eficiência, otimização da qualidade, redução do absenteísmo etc.
  • D. analisar os efeitos do treinamento sobre crenças e valores dos indivíduos, buscando-se identificar mudanças no perfil cultural individual e, consequentemente, na cultura organizacional.
  • E. comprovar a mudança de comportamento das pessoas treinadas no local de trabalho, como, por exemplo, se estão colocando em prática um novo método de trabalho abordado durante o treinamento.
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