Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Considerando a administração de recursos humanos, área importante para o bom desempenho de uma organização, julgue os itens subseqüentes.

A avaliação de desempenho de 360 graus não é adequada para grandes empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a administração de recursos humanos, área importante para o bom desempenho de uma organização, julgue os itens subseqüentes.

Em relação à avaliação de desempenho, é necessário ressaltar que o treinamento dos avaliadores deve ser contínuo, porque os efeitos do treinamento normalmente diminuem ao longo do tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por muito tempo, as organizações utilizaram os sistemas de avaliação de desempenho humano como estratégia para controlar e monitorar as rotinas de seus empregados, de forma que uma das principais críticas aos modelos tradicionais de avaliação refere-se justamente ao pouco envolvimento dos empregados no sistema de avaliação e, ainda, à preocupação com a técnica empregada em detrimento dos resultados obtidos. É nesse cenário que estratégias alternativas de avaliação ganham cada vez mais espaço nas organizações. Acerca da avaliação por competências, julgue os itens subseqüentes.

O sistema de avaliação deve ser apresentado como elemento de apoio ao desenvolvimento organizacional e profissional, no intuito de reverter a relação usualmente estabelecida entre avaliação e punição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por muito tempo, as organizações utilizaram os sistemas de avaliação de desempenho humano como estratégia para controlar e monitorar as rotinas de seus empregados, de forma que uma das principais críticas aos modelos tradicionais de avaliação refere-se justamente ao pouco envolvimento dos empregados no sistema de avaliação e, ainda, à preocupação com a técnica empregada em detrimento dos resultados obtidos. É nesse cenário que estratégias alternativas de avaliação ganham cada vez mais espaço nas organizações. Acerca da avaliação por competências, julgue os itens subseqüentes.

Um sistema de comunicação ampla de objetivos, etapas e impacto do processo de avaliação é fundamental para o comprometimento de todos os profissionais envolvidos no sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por muito tempo, as organizações utilizaram os sistemas de avaliação de desempenho humano como estratégia para controlar e monitorar as rotinas de seus empregados, de forma que uma das principais críticas aos modelos tradicionais de avaliação refere-se justamente ao pouco envolvimento dos empregados no sistema de avaliação e, ainda, à preocupação com a técnica empregada em detrimento dos resultados obtidos. É nesse cenário que estratégias alternativas de avaliação ganham cada vez mais espaço nas organizações. Acerca da avaliação por competências, julgue os itens subseqüentes.

A avaliação por competência, ao se concentrar nas habilidades, nas capacidades e nos conhecimentos necessários à consecução dos objetivos definidos, não contempla análises de aspectos ambientais e de níveis motivacionais dos empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por muito tempo, as organizações utilizaram os sistemas de avaliação de desempenho humano como estratégia para controlar e monitorar as rotinas de seus empregados, de forma que uma das principais críticas aos modelos tradicionais de avaliação refere-se justamente ao pouco envolvimento dos empregados no sistema de avaliação e, ainda, à preocupação com a técnica empregada em detrimento dos resultados obtidos. É nesse cenário que estratégias alternativas de avaliação ganham cada vez mais espaço nas organizações. Acerca da avaliação por competências, julgue os itens subseqüentes.

As competências necessárias à execução de um dado desempenho constituem-se na estratégia definida pelos gestores para que cada empregado alcance os objetivos pretendidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por muito tempo, as organizações utilizaram os sistemas de avaliação de desempenho humano como estratégia para controlar e monitorar as rotinas de seus empregados, de forma que uma das principais críticas aos modelos tradicionais de avaliação refere-se justamente ao pouco envolvimento dos empregados no sistema de avaliação e, ainda, à preocupação com a técnica empregada em detrimento dos resultados obtidos. É nesse cenário que estratégias alternativas de avaliação ganham cada vez mais espaço nas organizações. Acerca da avaliação por competências, julgue os itens subseqüentes.

Os critérios de avaliação devem ser claros, negociados e legitimados, devendo originar-se das necessidades da organização contrapostas a sua cultura, suas crenças, seus valores e seus objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Indique se as frases a seguir são verdadeiras(V) ou falsas(F) e escolha a opção que expressa corretamente essa escolha.

( ) Devido às práticas de downsizing, a avaliação de desempenho tende a adotar processos cada vez mais quantitativos que envolvem um sofisticado programa de tratamento da informação.

( ) A avaliação de desempenho é um instrumento para melhorar os resultados dos recursos humanos da organização; não é um fim em si mesma, no entanto, se reveste de múltiplos objetivos.

 ( ) A avaliação de desempenho tem uma função de integração das práticas de administração de recursos humanos porque subsidia todos os processos.

  • A.

    V, F, V

  • B.

    F, V, F

  • C.

    V, V, V

  • D.

    F, V, V

  • E.

    F, F, F

A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada empregado no cargo e do seu potencial de desenvolvimento futuro. Existem diferentes métodos de avaliação de desempenho. Indique a opção que descreve corretamente o método das escalas gráficas.

  • A.

    O método de escalas gráficas tende a neutralizar o efeito halo, avalia os empregados por intermédio de frases descritivas de significados positivo e negativo. O avaliador deve escolher apenas uma ou duas que se aplicam ao empregado.

  • B.

    O método de escalas gráficas tende à subjetividade, avalia os empregados por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Cada fator é definido com uma descrição sumária, simples e objetiva, podendo se submeter a tratamento estatístico.

  • C.

    O método de escalas gráficas tende a neutralizar o efeito halo, avalia os empregados por meio de entrevista de um especialista com o superior imediato. Este método possibilita fazer um plano de ação para o desenvolvimento do empregado.

  • D.

    O método de escalas gráficas tende à subjetividade, avalia os empregados a partir da observação e registro de fatos excepcionais do seu desempenho pelo superior imediato. Esta avaliação permite a adoção de medidas corretivas.

  • E.

    O método de escalas gráficas tende à subjetividade, avalia os empregados por meio de fatores de avaliação previamente definidos e depois seu desempenho é pareado pelo avaliador. Dessa avaliação resulta uma classificação final.

Escolha a opção que completa corretamente a frase a seguir. Os métodos de escalonamento e das categorias predeterminadas são utilizados para avaliação de

  • A.

    desempenho.

  • B.

    cargos

  • C.

    cargos e desempenho.

  • D.

    pesquisa salarial.

  • E.

    cargos e pesquisa salarial.

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