Questões sobre Avaliação de Desempenho

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A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão muito importante no universo organizacional, pois, através dela, o funcionário tem a oportunidade de conhecer a forma pela qual o seu gestor imediato vem enxergando sua atuação profissional. Existem diversos tipos de avaliação de desempenho. Cada empresa escolhe o tipo que melhor se adequa às suas necessidades. Sobre os tipos de avaliação de desempenho, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O método escolha forçada é um dos métodos mais completos de avaliação de desempenho. Requer entrevistas e se desenvolve em quatro etapas: entrevista de avaliação inicial, entrevista de análise complementar, planejamento das providências e acompanhamento posterior dos resultados.

( ) O método dos incidentes críticos é um método tradicional de avaliação de desempenho bastante simples e que se baseia nas características extremas que representam desempenhos altamente positivos ou altamente negativos.

( ) O método das escalas gráficas avalia o desempenho através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento do funcionário avaliado.

( ) Pesquisa de campo é um dos métodos tradicionais mais completos de avaliação de desempenho. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação com os gerentes para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V – V – V – V.
  • B. F – F – F – V.
  • C. V – F – V – F.
  • D. F – V – F – V.
  • E. F – V – F – F.

A avaliação de desempenho tem várias aplicações e propósitos para os processos de Gestão de Pessoas. Analise e marque a opção CORRETA relativa ao propósito da avaliação de desempenho como elemento integrador das práticas de RH. Para os processos de

  • A. agregar pessoas: indicar os resultados alcançados pelas pessoas.
  • B. recompensar pessoas: indicar os pontos fortes e fracos, as potencialidades a serem ampliadas e as fragilidades a serem corrigidas.
  • C. monitorar pessoas: proporcionar retroação às pessoas sobre seu desempenho e as potencialidades de desenvolvimento.
  • D. desenvolver pessoas: indicar se as pessoas estão sendo adequadamente recompensadas e remuneradas.
  • E. manter pessoas: indicar as características e atitudes adequadas aos negócios da organização.
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