Lista completa de Questões sobre Decisão em Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Decisão em Administração - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Sob o ponto de vista da tomada de decisão, os problemas podem ser classificados em três categorias, as quais são:
problema de adaptação, problema de inovação e problema estratégico.
problema matemático, problema gerencial e problema não estruturado.
problema estratégico, problema tático e problema operacional.
problema estruturado, problema não estruturado e problema estratégico.
problema estruturado, problema semiestruturado e problema não estruturado.
Administração - Decisão em Administração - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Toda decisão deve levar em consideração as seguintes condições:
gestores, local e época.
certeza, risco e incerteza.
de segurança e insegurança organizacional.
de programação e planejamento estratégico.
ambientais, gerenciais e estruturais.
A tomada de decisão é um momento importante para a definição das estratégias que serão adotadas em uma companhia. Porém, Simon inferiu que as decisões são tomadas por meio de uma racionalidade limitada. Qual afirmativa justifica a afirmação de Simon?
É impossível o indivíduo conhecer todas as alternativas de que dispõe e as suas consequências.
A decisão é baseada em regras bem definidas e próprias para a tomada de decisão.
Existem modelos estatísticos e matemáticos apropriados para os administradores.
Que o indivíduo tem condições de analisar todas as alternativas possíveis e receber todas as informações necessárias para a tomada de decisões.
O indivíduo tomador de decisão evita manter as regras estabelecidas pela empresa e define os procedimentos sob pressão.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos à dinâmica das organizações.
Ao considerar o processo decisório, Herbert Simon propõe que se deve buscar decisões perfeitas, pois, para cada objetivo, há uma decisão que é apropriada para o seu alcance.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos ao processo decisório.
A transferência de poder decorrente da descentralização e da delegação proporciona autonomia nos níveis hierárquicos mais baixos e confere maior agilidade ao processo de tomada de decisão.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos ao processo decisório.
Ausência de reação, regra da autoridade, regra da minoria, regra da maioria, consenso ou unanimidade estão entre os métodos de tomada de decisão em grupos e equipes de trabalho.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos ao processo decisório.
Os aspectos emocionais e afetivos influenciam o processo decisório e restringem a capacidade racional dos indivíduos.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.
O empoderamento é uma prática nociva à gestão de pessoas, visto que, por meio dela, transfere-se para uma única pessoa o poder de decisão, o que impacta negativamente os processos organizacionais de desenvolvimento de pessoas.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito de noções de administração e de procedimentos administrativos e organizacionais.
O processo decisório é composto por etapas que se iniciam com a identificação do problema ou oportunidade, o diagnóstico, a geração de alternativas, a escolha de uma alternativa e a avaliação da decisão. Ao deparar-se com um ambiente instável, imprevisível e sujeito a influências de diversos elementos, o administrador deve lançar mão de decisões programadas, preestabelecidas e já utilizadas anteriormente.
Nas organizações, muitas decisões não são tomadas nem pelos administradores, nem pelos profissionais, individualmente. São, em geral, tomadas em processos interativos que combinam profissionais com administradores de uma série de níveis hierárquicos e unidades organizacionais. O processo de tomada de decisões, por sua complexidade, pode requerer, muitas vezes, os esforços de forças-tarefa coletivas. As principais vantagens da tomada de decisão participativa ou grupal são, EXCETO:
Propiciar a competição e individualismo, reduzindo a produtividade grupal.
Consonância entre os objetivos do grupo e os objetivos da organização.
Perspectiva ampla de definição e análise do problema.
Produtividade alta tanto em pequenos quanto em grandes grupos.
Satisfação dos membros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...