Questões sobre Decisão em Administração

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Acerca de relacionamentos corporativos, julgue os itens subsequentes.

A presença de um ombudsman representante de cliente nos momentos decisórios sinaliza tanto o compromisso da empresa em aceitar a participação desse cliente como o acolhimento, a análise e a incorporação das reivindicações do cliente pela empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta sobre o processo de tomar decisões, tanto para a resolução de problemas como para o aproveitamento de oportunidades em uma organização.

  • A. A etapa de diagnóstico ajuda a gerar alternativas para a solução do problema proposto.
  • B. Brainstorming é um procedimento de estímulo da criatividade, muito usado em processos sistemáticos de tomada de decisões.
  • C. Na tomada de uma decisão, a escolha depende de avaliação e seleção de alternativas, evitando o pensamento crítico e a criatividade.
  • D. A geração de mais de uma alternativa para a resolução de um problema indica falta de foco e desconhecimento da causa que originou a situação.
  • E. As decisões autocráticas são tomadas pelos gerentes junto com a respectiva equipe e compartilhados os desafios e as responsabilidades.

Acerca do processo decisório, julgue os itens subsequentes.

Os atores influenciam o processo decisório de acordo com o sistema de valores que representam, bem como por meio das relações que estabelecem entre si.

  • C. Certo
  • E. Errado

Vários autores, a partir de suas experiências, contribuíram para o entendimento de que todo grupo passa por fases ou etapas em sua vida, assim como explicaram as características e funcionamento dessas fases. Considerando que o ser humano necessita do convívio com outros seres para, assim, ser aceito, compreendido ou excluído, surge então a necessidade de relacionamento interpessoal para efetivar essas necessidades. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A. A fase de necessidade de inclusão é uma etapa intermediária que significa respeito pela competência e responsabilidade dos outros e consideração dos outros pela competência e responsabilidade do indivíduo.
  • B. Na fase de necessidade de controle, o indivíduo passa a interessar-se pelos procedimentos que levam às decisões, isto é, pela distribuição do poder no grupo.
  • C. O comportamento abdicrata é um dos três tipos encontrados na necessidade de afeição ou abertura.
  • D. Na fase de necessidade de afeição ou abertura, o indivíduo tem a impressão de ser incapaz de um comportamento irresponsável e de que os outros saibam disso.
  • E. No comportamento hipersocial, o indivíduo sabe que é capaz de assumir suas responsabilidades; não tem necessidade de evitá-las nem de provar sua competência a todo preço.

Acerca do processo decisório, julgue os itens subsequentes.

A maioria das decisões organizacionais é tomada por meio de informações limitadas, o que satisfaz as primeiras soluções circunstancialmente aceitáveis para os problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Essa proposição constata que

  • A.

    o tomador de decisões deve ter todas as informações em relação à situação da decisão, para poder identificar os critérios e as alternativas relevantes.

  • B.

    os critérios específicos de decisão são constantes, e os pesos atribuídos a eles são estáveis no decorrer do tempo.

  • C.

    os tomadores de decisões fazem uso ilimitado de sua criatividade e de sua capacidade de inovação dentro de uma organização.

  • D.

    as pessoas tomam decisões construindo modelos simplificados que extraem os aspectos essenciais dos problemas, sem capturar toda a sua complexidade.

  • E.

    boa parte das decisões tomadas no mundo real segue o modelo racional em que as escolhas são consistentes e têm seu valor maximizado.

De acordo com o processo de tomada de decisão, risco é:

  • A.

    a situação em que o gestor teria todas as informações precisas, mensuráveis e confiáveis sobre os resultados de todas as alternativas consideradas.

  • B.

    a situação em que o gestor não tem conhecimento total sobre o problema e não pode determinar com uma probabilidade razoável os resultados das alternativas de que dispõe.

  • C.

    a situação em que existe um grau de incerteza em relação ao resultado de uma alternativa, mas em que o gestor dispõe de informação suficiente para estimar a probabilidade de que o resultado desejado venha ou não a ser atingido.

  • D.

    a capacidade individual para coletar e tratar informação; varia de pessoa para pessoa (ex: percepção da situação), assim como a sua abordagem à tomada de decisão (ex: sistemática ou intuitiva).

  • E.

    a tendência para aumentar o nível de compromisso para com uma decisão que pode estar errada (nãoreconhecimento do erro da decisão inicial).

Ao estudarmos as formas de tomada de decisões vemos que existem as decisões programáveis e as decisões não programáveis. Com base nesta classificação, assinale o único exemplo INCORRETO de um dos tipos de decisão:

  • A.

    Programável – Realizar o processo anual ou muitas vezes, excepcional, de recrutamento e seleção de pessoal para a empresa.

  • B.

    Programável – Contratação de um serviço especializado para realizar entregas durante as festas de fim de ano.

  • C.

    Não Programável – Fazer ou mesmo dar respostas às queixas e reclamações dos consumidores sobre os produtos da empresa.

  • D.

    Não Programável – Demissão de funcionários devido a problemas recentes de maus desempenhos.

  • E.

    Não Programável – Realizar um empréstimo junto à instituição financeira para a implementação de uma pesquisa de satisfação.

Ao estudarmos o processo decisório na organização tradicional e moderna, definimos três aspectos sobre esse processo: os tipos de decisões, as formas de decisões e as técnicas de tomada de decisão. Neste caso, podemos afirmar que uma decisão pode ser, respectivamente, ao mesmo tempo:

  • A.

    Rotineira, Programada e Normas práticas.

  • B.

    Imediata, Não Programada e Procedimentos Padronizados.

  • C.

    Premeditada, Programada e Julgamento.

  • D.

    Inovadora, Não Programada e Pesquisa Operacionais.

  • E.

    Mediata, Programada e Processamento Eletrônico de Dados.

No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Os sistemas de informação em RH são projetados para dar apoio à tomada de decisão gerencial acerca de variáveis típicas de pessoal, a fim de gerar soluções orientadas à eficiência e à eficácia organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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