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Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando-se que, em administração, processo de decisão é definido como a escolha entre alternativas e possibilidades, assinale a opção correta.
Suponha-se que um incêndio tenha destruído parte dos arquivos de documentação de uma organização que possua seguro contra incêndio. Nessa situação, o ato de se tentar recuperar as informações perdidas deve ser considerado uma decisão do tipo programada, dada a característica de ineditismo da ação.
Nas organizações, as decisões em equipe são geralmente mais adequadas visto que possibilitam maior número de perspectivas acerca das questões levantadas. No entanto, a pressão por alcançar um pensamento consensual tende a quebrar um espírito de equipe produtivo e demanda mais tempo nas tomadas de decisão.
A técnica de brainstorming (tempestade de idéias) e o diagrama de Ishikawa (espinha de peixe) são utilizados na escolha da alternativa mais adequada para a tomada de decisão.
Toda decisão tomada sem as informações necessárias são decisões que possuem incerteza. Se um decisor não pode estimar a probabilidade dos diferentes resultados de suas ações, ele se depara com um processo decisório nulo.
Organizações públicas ou privadas enfrentam desafios e dilemas ao ter de decidir que rumo tomar, qual solução adotar, quanto investir e o que fazer. É o processo de tomar decisão. Para tanto, as decisões podem ser classificadas em programadas, não programadas, estratégicas, administrativas, operacionais, satisfatórias, coletivas, individuais, maximizadas e otimizadas. As decisões operacionais são aquelas que:
estabelecem estratégias.
definem meios e recursos.
resolvem problemas recorrentes.
escolhem objetivos para a organização.
se apresentam de forma diferente a cada ocorrência.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens que se seguem.
Uma das primeiras etapas do estágio de tomada de decisão é identificar e diagnosticar o problema a ser resolvido.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens que se seguem.
Em situação de crise, devido à pressão existente durante o processo de tomada de decisão, é mais difícil que decisões boas e eficazes sejam tomadas pela organização.
Administração - Decisão em Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere aos conceitos de gestão empresarial e viabilidade, assinale a opção correta.
Na maioria das vezes, o aumento da produção de um bem ou serviço requer um custo ou sacrifício. Esse é exatamente o conceito de custo de oportunidade.
Receita marginal é o diferencial de taxa de desconto entre o custo de oportunidade e o custo decorrente da produção de uma unidade adicional de produto.
Um conceito importante de planejamento financeiro e operacional é o conceito de elasticidade da receita total, definido como o percentual da mudança da receita total dividido pelo percentual de mudança do custo total.
O custo total pode ser definido como a soma dos custos fixos totais, mais os custos variáveis totais, mais os custos invisíveis totais.
Atualmente, observa-se um grande crescimento dos serviços na economia mundial. Significa dizer que o consumidor cada vez mais procura serviços para satisfazer suas necessidades e desejos. Fazem parte do processo de decisão de compras dos serviços:
Em situações de avaliação e ação corretiva, informações sobre desempenho devem ser comparadas com padrões preestabelecidos a fim de que se possa decidir pelas ações a serem implementadas. Nesse sentido, é importante verificar as variações entre o desempenho efetivo e o esperado, pois elas são capazes de indicar que o desempenho efetivo pode ser igual, abaixo ou acima do esperado. A dificuldade de se verificarem tais variações pode trazer implicações para:
tomada de decisões.
desempenho piloto.
desempenho ergonômico.
desempenho competitivo.
suprimento e/ou agregação.
Assinale a opção incorreta.
A indagação dialética é o método de análise em que um tomador de decisões determina e nega suas suposições, e em seguida cria contra-soluções baseadas nas suposições negativas.
A tomada de decisões não-programadas acontece de acordo com políticas e regras estruturadas com o objetivo de solucionar problemas rotineiros e funcionais.
O modelo racional de tomada de decisão consiste em examinar a situação, criar e avaliar alternativas para a solução de problemas, selecionar a melhor alternativa e realizar a sua implementação e o seu monitoramento.
A heurística é um método de tomada de decisão que se desenvolve por linhas empíricas, usando regras empíricas para encontrar soluções ou respostas.
O princípio de racionalidade limitada diz que os administradores tomam as decisões mais lógicas que podem, dentro das restrições impostas por informações e capacidades limitada e pela complexidade dos problemas.
Administração - Decisão em Administração - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre as características essenciais de uma informação, para que seja considerada boa e importante para uma empresa, é correto afirmar que
não é tão essencial que a informação seja verificável.
qualquer informação que chega a uma empresa é relevante.
a informação boa e importante para a empresa deve ser completa e complexa.
a informação é dita econômica quando o custo da sua produção for menor do que o seu valor e do que irá agregar à empresa.
a característica da flexibilidade da informação é referente ao modo de coleta ou obtenção da informação, podendo a mesma ter sido obtida de diversas fontes.
O Sócio-Proprietário, após examinar as minutas dos projetos que lhe foram apresentadas, reuniu seus gerentes para decidir sobre a priorização desses projetos. Incluem-se entre os passos do processo de resolução de problemas e tomada de decisões, que auxiliarão a decisão do Sr. Paulo os seguintes. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Reconhecer e diagnosticar a situação.
II. Estabelecer a política de recursos humanos.
III. Gerar alternativas.
V. Avaliar alternativas e escolher a melhor.
Todas afirmativas estão certas.
Todas afirmativas estão erradas.
Apenas 1 afirmativa está certa.
Apenas 2 afirmativas estão certas.
Apenas 3 afirmativas estão certas.
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