Questões sobre Decisão em Administração

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Acerca das técnicas de negociação e de tomada de decisões, julgue os itens subsequentes. No processo de negociação, a ação de barganhar é interpretada como tática diversionária, sendo dispensável na etapa de solução de problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de tomada de decisão é uma das funções mais críticas para as organizações, por isso é prudente que este processo aconteça sempre com o respaldo de dados e informações de forma a minimizar as incertezas. Para cada nível organizacional há um sistema de informação mais adequado ao atendimento de suas necessidades, como, por exemplo, no nível gerencial, onde os Sistemas de Informação Gerenciais (SIGs) funcionam como um apoio à gestão organizacional. São características dos Sistemas de Informação Gerenciais (SIGs), EXCETO:

  • A. Auxiliam a tomada de decisão do corpo gestor (nível médio ou gerencial) das unidades departamentais, em sinergia com as demais unidades.
  • B. Contemplam o processamento de grupos de dados das operações e transações operacionais, transformando‐as em informações agrupadas para a gestão.
  • C. São também conhecidos como sistemas de apoio às operações organizacionais e contemplam o processamento de operações e transações rotineiras cotidianas em nível operacional.
  • D. Enquadram‐se nesta classificação os grupos de informação dos SIGs: planejamento e controle da produção, estoque, contabilidade etc. Estas informações são apresentadas em grupos ou sintetizadas, tais como totais, percentuais, ou valores acumulados, facilitando a tomada de decisão no nível gerencial.

Em um lote de produtos, uma determinada peça está defeituosa. A empresa que fabricou os produtos convoca os proprietários para fazer a troca da peça. A convocação é uma decisão definida como:

  • A. Árvore de decisão.
  • B. Não-programada.
  • C. Diagnóstico.
  • D. Programada.
  • E. Análise do ponto de equilíbrio.

Conforme a representação gráfica a seguir, adaptada do proposto por Theo Haimann em Direción Y Gerencia, observa-se que a área de autoridade é predominantemente maior nos níveis hierárquicos superiores, reduzindo-se à medida que se aproxima e aprofunda no nível operacional.

Nesse sentido, observando os postulados de Jan Carlzon (Momentos da verdade), assinale a afirmativa correta.

  • A. Cabe ao presidente compreender o seu papel de liderança e investir na comunicação direta com os clientes.
  • B. O presidente, os diretores e os gerentes devem compor um colegiado para ouvir e dar poder aos clientes.
  • C. O pessoal da linha de frente é o mais apropriado para resolver as questões da alta direção da empresa.
  • D. Os setores de maior contato com os clientes devem ter capacidade e poder para tomar decisões.
  • E. Deve haver um rodízio entre os diretores para que entendam os problemas dos gerentes e chefes de seção.

As opções a seguir apresentam etapas que, a rigor, compõem o processo de decisão, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Definição dos objetivos.
  • B. Implementação da decisão perfeita.
  • C. Análise e definição do problema.
  • D. Avaliação e comparação das alternativas.
  • E. Escolha da alternativa adequada.

No processo decisório, uma decisão, tomada e implementada em detrimento de outra, pode ser avaliada e mensurada sob o ponto de vista da suposta perda que seria gerada pela decisão preterida.

Essa condição é chamada de custo

  • A. decisional.
  • B. de oportunidade.
  • C. político.
  • D. econômico-financeiro.
  • E. marginal.

O modelo de tomada de decisão no qual os decisores possuem um conjunto de soluções do qual se utilizam à medida de suas necessidades, é chamado de modelo

  • A. de portfólio.
  • B. de incertezas.
  • C. arquetípico.
  • D. estruturado.
  • E. "cesto de lixo”.

O diretor de uma empresa de produtos de higiene pessoal precisa decidir entre lançar ou não lançar um determinado produto, cujas vendas têm forte influência sazonal. O gerente se lembra de que, há pouco tempo, um concorrente lançou um produto similar no mercado e fracassou. Dando forte peso a essa informação, o gerente decide não lançar o produto. A heurística utilizada pelo gerente em seu processo de tomada de decisão é conhecida como:

  • A. ancoragem;
  • B. representatividade;
  • C. enquadramento (framing);
  • D. disponibilidade;
  • E. escalada de comprometimento.

Um gerente é conhecido por tomar decisões orientadas para o desenvolvimento dos membros da equipe, com foco no longo prazo, de forma participativa, considerando múltiplas fontes de informação e muitas alternativas de ação. O estilo de tomada de decisão desse gerente é:

  • A. racional;
  • B. analítico;
  • C. conceitual;
  • D. comportamental;
  • E. diretivo.

Um gerente tem como hábito debater os problemas e tomar decisões em conjunto com sua equipe. O gerente considera que tomar decisões em grupo traz, como vantagens, maior aceitação e legitimidade das decisões. No entanto, o gerente reconhece que as decisões em grupo também apresentam desvantagens, tais como:

  • A. diluição de responsabilidades;
  • B. menor qualidade e precisão das decisões;
  • C. dificuldade em gerar alternativas de ação;
  • D. dificuldade em gerar alternativas de ação;
  • E. pressão por respostas rápidas.
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